Eu acho que todos possuímos algum gene familiar que pode favorecer em alguma coisa na sua vida, mas cabe a pessoa decidir se vai levar isso em frente ou não. Não gosto do papo de acreditar que algo divino te atinge com uma luz e te dar uma skill quando vc nasce, prefiro o lado mais científico da coisa. Por exemplo, sempre tive na minha família por parte de avó paterna, parentes que gostavam da área artística (música e desenhos) então desde pequeno foi se tornando natural essas coisas, meu pai (e minha avó até) adorava fazer uns desenhos engraçadinhos (um nível acima de palitinhos), que apesar de hoje eu estar muitos anos luz a frente deles, era o pontapé inicial para eu gostar de desenhar, então aos poucos fui me aprimorando, lendo livros olhando vídeos, trocando idéia com os parça ( @
Don @
Iridium e outros) vi que consegui ir bem mais longe do que eu imaginava, e fiz um pouco de esforço mas sinto que poderia ir muito mais longe ainda, mas o fato é que não tenho saco para isso então acabou virando um hobby mesmo. A mesma coisa foi acontecendo com a área de música, desde criança nas festas de aniversário eu fui aprendendo a cantar afinadinho e depois aprendendo violão e teclado mais na base do esforço mesmo, pois (acho que) meus pais pensavam que eu não teria saco e para eles seria um desperdício de dinheiro (para a coisa de desenhar tbm) por isso eu dava meu jeito para ir pegando as bagaças, e meu pai que toca esses instrumentos citados razoavelmente bem, e tem tbm aquela coisa de tirar a música de ouvido (mas não aquelas extremamente elaboradas neh), então pedia umas dicas para ele, inclusive quando comecei a tentar aprender violão com uns 12 anos e meu amigo vizinho japa com uns 10, ficávamos horas fazendo uns sons de merda, e aos poucos fomos melhorando até que veio as pestanas e me deu uma desanimada e tentei ir para o teclado, depois de um tempo voltei ao violão e melhorei mais e mais tocando esses bagulho de djavan e mpb, daí é o momento que vem os religiosos te enfiar o "dom" goela abaixo, enfim me tornei o carinha que tocava violão e cantava nas festas, mas é só isso memo, o interessante é que eu nem na verdade tava me preocupando com o que o povo queria ouvir ou não, porque para mim o desafio de tocar algo mais difícil, vale muito mais que tocar samba e sertanejo para animar a festa

então tem muita gente que até ouvia eu com o violão mas não era aquilo que muitos pediam (nesse momento eu passava o violão pro meu pai) então tbm eu mantive minha habilidade musical até aí ponto. Já na parte física eu sempre gostei de correr e os cambau, mas mais uma vez meus pais não tavam afim de gastar com algo nesse sentido, lembro que com uns 8 anos de idade meu sonhos era fazer karatê e ou algum arte marcial, fiz uns 2-3 meses sem o "kimono" (mas na verdade se chama karatê-Gi) e é um dinheirinho +/- mas independente disso parecia que minha mãe achava uma perda de tempo, então fui kikado da academia por ela (porque obviamente não poderia continuar sem estar trajado) então fui tocando minha vida assim e com uns 12 até uns 14 anos achei um lugar que a gente treinava futebol de campo grátis, mas era apenas para eu ocupar minha cabeça pq eu sempre pensei que era apenas uma coisa física e só, os moleque era tudo boca suja e os mais velhos sempre tinha vantagem para jogar em torneios mas eu tbm nem tava ligando pra isso. Daí com uns kse 15 anos de idade vi que perto de casa tinha aberto um lugar que dava aulas de kung fu e por coincidência o "Mestre" era um conhecido da minha mãe desde muito tempo, então teria um pontinho extra nisso, fora que a roupa da prática ali era uma roupa meio que esportiva tipo uma calça dessas tipo poliester e uma camiseta com o simbolo chinês pananam, então acho que na visão de mamai se eu saísse dali pelo menos teria roupa para usar na rua

diferente lá do karatê. Outra coisa foi que eu já tinha começado a trampar com meus pais então meu micro salário era para pagar a mensalidade de lá, então eles não reclamariam de perder o próprio dinheiro. Pois bem eu fiz uns 2 anos e meio de kung fu, mas depois começou a apertar o tempo de praticar e parei porque acabei no ensino médio indo pra noite e de dia (manhã e tarde) trabalhava na loja, assim foi até o fim da escola, inclusive talvez esse cotidiano, e fora que o povo que estudava comigo era uma decepção no ensino público, era uns maluco que nunca vinha estudar porque estava no exército, umas mina grávida, uns fumante a cada intervalo de aula, professores putos da vida e eu não tinha atividade física escolar alguma desde passei da 8º série então quando acabei o médio, acho que fiquei meio desacreditado com o mundo em geral

tanto que não tinha a mínima vontade de fazer alguma faculdade quando tava com 18 anos, inclusive nessa época foi mais ou menos o boom da internet (ali entre 2000/2003) então vivia nas lan houses jogando CS, Tibia ( esse ultimo, fui o responsável

para deixar os donos dessas bagaças ricos quando tinha só uns 3 servers do jogo, porque instalava nas lan houses e o pessoal foi ficando curioso e foi tomando todos os pcs pra jogar esse troço) até fui trampando até de boa até os 23 anos e descobri que tinha um dojo de karatê perto do trampo e comecei a praticar aquilo que eu nunca pude (agora voltando ao tópico) devido a minha prática na juventude com kung fu, o inicio do Karatê foi assustadoramente fácil, porque principalmente o estilo que faço tem raízes chinesas, então não era raro as pessoas se surpreenderem com minhas execuções ali, inclusive no primeiro exame de faixa quando fui lutar contra outro carinha, fiz um chute avançado (geralmente só as pessoas próximas a faixa preta possuem esse domínio) perfeito, a banca de faixas pretas (tinha uns 7 ) ficaram

e fui endeusado pelos alunos em geral

então sabia que poderia continuar nessa bagaça porque tinha já treinado algo nesse sentido, e fui que fui me aprimorando e treinando bagarai aprendendo coisas, nesse ano estou completando 13 anos de karatê e acredito que nos próximos meses estarei chegando ao 3º grau da faixa preta, já fiz projetos sociais em comunidades de igreja ensinando o básico pra criançada, ah fiz tbm licenciatura em Ed. Física, mas foi mais para compreender a didática de trabalhar com a criançada e jovens (e no estágio vi que era uma bosta ser professor de escola pública

), ainda trampo com minha família, já que meus pais tão na faixa dos 70 anos, então eu que faço os corres para eles. No mais tenho em mente ter minha própria academia de karatê, mas ainda estou ligado ao meu dojô, e descobri que consigo motivar os alunos a melhorarem e muitos se inspiraram em mim então acredito que posso fazer crescer nas pessoas
a vontade do fogo a vontade para se superarem nas atividades que proponho e curto isso, então acho que meu rumo é por aí.