Postado originalmente por
Xinshon
Semana passada fiquei sabendo de primeiro caso de óbito próximo, uma segurança do trampo perdeu a mãe, o pai e a irmã para o covid em questão de 1 semana, não sei se ela teve ou não, mas houve suspeita de outro caso dentro do trampo e a gerencia está escondendo. Só fiquei sabendo pois estava lá no dia que o cara entregou o teste, fato curioso, o teste só demonstra que a pessoa já possuiu algum coronavírus no corpo, ou seja, não ficou muito claro se foi covid ou algo anterior, afinal ele já havia se curado e a suspeita caia sobre um período do mês anterior que estava trabalhando normalmente claro. Entretanto, fiquei sabendo de uma empresa de segurança que já tinha pelo menos 200 casos confirmados, então este é quase certo, vai saber se não houve mais casos, afinal "não pode contar não gerar pânico".
Fora isto fico observando o movimento nas ruas, nos raros dias em que sai vi 70% dos comércios fechados e o que está aberto as moscas, já deu para notar que muitos desistiram e nem abrem mais, provavelmente a maioria não volta mais. Claro que há um decreto governamental, mas decreto de cu é rola e o povo ta nem ai, abre mesmo. Engraçado é o movimento alto de carros no centro que me faz questionar onde o povo está indo, pois o fluxo é quase normal. A quantidade de pessoas com máscara aumentou bastante, mas sempre tem uns 2-3 imbecis se achando os transgressores de regras sem e já notei que tem vários desistindo de usar, como se tivessem escolha ou num estado de negação que não dá para entender, geralmente mais velhos.
Eu quero ver a hora que voltar a normalidade, o que vai rolar de briga nos trabalhos é uma coisa de louco, já dá para ver pelo grupo do trabalho no Whatts que todo mundo virou o bichinho da caverna antissocial e que a rotina normal é uma merda.
Devia ter alguma imunodeficiência familiar tênue, mas que seria decisiva no Corona vírus. Ou isso, ou a polícia vai ter que investigar isso aí. Até porque é difícil justificar uma alteração familiar quando pegam duas pessoas que não tem nenhum laço sanguíneo (pai e mãe). Chama a polícia.
Lembrando que toda infecção sempre tem fator do hospedeiro, da cepa do agente etiológico e da carga de infecção para ser marcante para a evolução. A gente não sabe tudo do Corona, mas pode ser que alguma mutação específica no receptor de membrana que ele usa durante a invasão celular predisponha a uma invasão celular mais fácil (é um vírus, logo um agente intracelular obrigatório, se a invasão celular for facilitada por qualquer motivo, mutações que nunca trazem repercussão na vida da pessoa podem ser decisivas, e estas podem ser familiares) - é por esse mecanismo que algumas pessoas são "imunes" ao HIV. Ou alguma deficiência específica em algum componente que atua na imunidade celular que nunca teve importância (exceto eventualmente quadros infecciosos mais corriqueiramente) e agora xablau, morte.
As vezes os 2 ou 3 idiotas sem máscara são pessoas que já tiveram infecção e não tem mais porque usar exceto convenção social (duvido). O correto seria usarem porque não dá pra gente saber disso, mas pode ser uma falha de caráter menor do que você acha.
Sobre não ter evidência pra uso da dipirona, eu nem quis comentar sobre isso. Dipirona não é tratamento da doença. É medida de suporte. De condução. Você não pode deixar a pessoa fervendo de febre ou urrando de dor. É o famigerado sintomático que na verdade não é sintomático, e sim terapêutico, pois a gente sabe que a elevação da temperatura sustentada piora desfecho. A gente sabe que dor piora o desfecho. Tem várias medidas de suporte que não são específicas para o quadro clínico, elas são específicas para o tratamento de um quadro infeccioso, de um paciente grave, humanamente necessário. Seria como questionar fazer sedação para um paciente em ventilação mecânica e não apenas um bloqueador muscular e deixar o cara consciente, paralisado, com um tubo na garganta e sendo submetido a múltiplos procedimentos que faria um torturador romano se sentir misericordioso (não se usa um analgésico quase 100x mais forte que a morfina a toa). É diferente de um remédio que no contexto clínico não serve pra manejo clínico do paciente e tão pouco é terapêutico/trata (hidroxicloroquina, ivermectina e etc). Corticóide é bem semelhante. Eu teria que explicar um bom pedaço de fisiologia e sobre processo fisiopatológico de doenças para explicar porque a gente usa corticoide desde de coceira no bilau até para tratamento de dor de metástase óssea, se eu fosse fazer um rank de substâncias na medicina, corticoide entraria no top 1 junto com antibióticos e furosemida, então melhor nem me alongar.
Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk