Entre idas e vindas participando desse fórum já vi muitas coisas; umas engraçadas, outras interessantes, algumas polêmicas, diversas informativas, dentre tantas outras.

No inicio da minha participação, isso nos idos de 2005-2006, a comunidade do TBRF era muito juvenil e, em assim sendo, pouco de aproveitava das mensagens aqui postadas. Era necessário garimpar, dentro das páginas de um determinado tópico, um ou outro post relevante e produtivo.

Nessa época, esse, dentre outros motivos, me levaram a buscar um novo fórum. Me senti confortável no “finado” fórum do Kelekian. Lá, apesar da pouca quantidade de membros, posts e, por vezes, demora no retorno de algum questionamento, sempre se aproveitava muito do que era postado.

Hoje, com a maturidade natural atingida pela comunidade do TibiaBr Fórum, é comum vermos tópicos de alta relevância que discutem problemas e soluções do Tibia em um bom nível.

Sinto falta de alguns membros que sempre estavam sintonizados com o Tibia e com o Fórum e, que, em muito contribuíram repassando a todos parcela de suas experiências in game. Sei que a vida real atribulada no dia-a-dia limita nosso tempo e invariavelmente nos faz tomar decisões e cortes necessários. Sendo assim é natural que se deixe de jogar e consequentemente participar ativamente dos Fóruns.

Outros membros qualificados, por desgosto, não sentem estímulos para postar, pois existe uma pequena parcela de “alma cebosa” que só faz atacar e criticar, sem sequer fazer uma prévia análise do que está sendo debatido, sem falar naqueles “sanguessugas” que só querem o venha nós - o vosso reino: nada!

Tais condutas levam ao total desânimo e desestimula àqueles que têm real conteúdo a ser repassado aqui no Fórum.

Fiquei super contente com a atual nomeação da Equipe de Conteúdo deste Fórum, todos os contemplados são membros que, indiscutívelmente contribuem com a qualidade do conteúdo deste Fórum. Estou torcendo por eles nessa nova empreitada.

Agora, um fato que me chamou atenção e foi ensejador da criação desse tópico é: Por que os High Leveis não são atraídos pelo Fórum? Por que eles não participam? Por que eles só participam do Fórum Oficial? Seria pelo nível da comunidade? Por que é tão difícil ver um “primeira página no fórum?

Atualmente existe uma parcela de leveis 200-300 que muito contribuem aqui no Fórum (não irei nominá-los pois, corro o risco de deixar alguém de fora e ser injusto). Foi por meio dos posts deles que pude ter conhecimento de coisas que não sabia que eram possíveis. Aprendi e aprendo muito com o conteúdo que eles postam aqui. A forma como jogam e como conduzem seus personagens são realmente inspiradores, para mim e tantos outros membros deste fórum. Contudo, a participação de player que possuem char com level 350-400+ são raras. É bem sabido também que um level 400+ hoje pouco difere de um 250 + no tocante a hunts, contudo, acredito que o primeiro tenha mais experiência no jogo e via de regra, mais conteúdo.

Uma das gratas exceções é Luck The Mage of Darkness, que vêm dando um tom agradável, jocoso e informativo em seu LT e nos seus comentários, nos tornando mais próximos de hunts de High Levels. Me recordo, no passado, não sei se era aqui o TBRF ou era em outro fórum, que eu acompanhava o Setzer Gambler e ele fazia um trabalho semelhante. Mais limitado é claro! Mas, mesmo assim era muito bom. Para mim, que caçava nos primeiros andares das tumbas de Ank, ver Setzer fazer Hunt solo na Banshee quest era coisa de outro mundo. Em tempo, ressalte-se que a implementação dos LT’s nesse Fórum trouxe a aproximação entre o “baixo e o alto clero papal”.

A maior biblioteca do Tibia não é o Wiki e sim o conteúdo contido na cabeça de cada player, e, quanto mais experiência compartilhada, melhor se torna o jogo, em todos seus aspectos. E, quando falo em compartilhamento, não falo de segredos conquistados por pesquisas e sim, dicas de caça, modo de caça, equipamentos, locais, services e as “zilhões” de opções propiciadas pelo MMORPG que jogamos.

A título de exemplo, elenco o um vídeo tuto da Suriah Denick que vi esses dias. Direcionado para magos, nesse vídeo tuto ela dissecava detalhadamente como caçar na cidade dos Lizards. Perfeito! Isso não só ajuda quem está no jogo, mas também àqueles, que como eu, passaram por um longo período de retired.

Por outro lado, cumpre-me ressaltar que, o “baixo clero” está bem assistido pela comunidade, pois é farta a quantidade de informação para chars até o level 150. Isso me leva a crer que, só quem tem personagens de level pequeno que se sente estimulado a postar. Não sei se essa minha ótica é míope, mas é assim que vejo.

Creio que, a presença contributiva de players com personagens de níveis mais altos podem melhorar em muito o conteúdo do Fórum.