Usando o Map Editor
Criou personagens no Wardrobe? Dê um teto a eles!
1- Introdução:
Outra ferramenta extremamente útil é o editor de mapa.
(Talvez você já o conheçam por outros motivos (vocêsabeoque), mas não usaremos nem ousaremos tocar neste assunto dentro do fórum. Estamos entendidos?)
A combinação de mapas possíveis é tão grande que você pode contar desde cenários simples até uma cidade produzida exclusivamente
do jeito que você quiser! Com o palco totalmente customizável para nossas histórias é extremamente simples de conseguirmos criar um universo autêntico para cada montagem. Mas... chega de falar bem do programa, precisamos é
aprender a como tornar possíveis essas criações, não é verdade?
Então seguem abaixo dicas importantes.
(Lembrando que eu não vou ensinar como fazer um mapa bom e sim a como usar o programa.)
2- Interface:
O Remere's é um programa com
várias funções predefinidas que ajudam na confecção do trabalho de um mapper. Contudo, mostrarei
apenas as que usaremos para criar as fakes.
- No menu File:
- New- Abre um novo mapa
- Open- Carrega um mapa externamente
- Save/Save as- Salva o mapa atual
- Recent Files- Exibe lista dos arquivos trabalhados mais recentes
- No menu Edit:
- Border Options/Border Automagic- Coloca automaticamente bordas nos terrenos (útil, porém chato de trabalhar as vezes)
- Goto Position- Vai até coordenada x,y,z especificada (z é o andar).
- Jump to Brush- Muito útil para achar um item que você procura pelo nome ou ID.
- Não usaremos o menu Map.
- No menu View:
- Deixe apenas Show all floors marcada.
- No menu Floor não mexa em nada.
- No menu About você encontra informações sobre o programa.
3- Comandos Úteis:
Assim como qualquer programa, o RME possui seus
atalhos. Dessa forma podemos fazer de forma rápida funções que necessitam de um esforço manual muito grande. Além disso, ele oferece suporte a
extensões, ou seja, você pode
incrementar/turbinar/(pimp my mapeditor) com comandos de sua autoria. Entretanto, este não será o foco aqui. Caso tenha se interessado, no final
deste post abordarei um pouco mais do assunto.
Os principais recursos, na minha opinião, são:
3.1- AUTOBORDA:
-
Função ativada/desativada com o botão A do teclado!
- Uma das
maiores -se não a maior-
vantagens em relação aos demais editores do gênero. Com este recurso, você pode fazer bordas de
maneira automática! Não entendeu? Veja a imagem:
Fazendo testes com grounds de areia.
- No
caso 1, a autoborda estava
desativada.
- No
casos 2 e 3, ela estava
ativada.
- Por que acontece aquela
divergência de estilo? De forma sucinta, cada ground tem um número de "
preferência" e dependendo, um se sobrepõe em relação ao outro. O problema é que em mapas estreitos ocorre esse
"bug" que o contorno fica com essa borda feia e horrenda de montanha.
- Se eu colocar
outro ground, veja o que acontece:
Misturando o ground de areia com o de floresta.
- Embora pareça um problema do capiroto, relaxe as mamas,
é fácil resolvê-lo. Você só precisa
desativar a função de borda automática nos
extremos do mapa e,
internamente,
usar a função.
- Usando
esse procedimento fiz o mapa abaixo em
10 segundos (sim, eu contei e não, não estou mentindo):
Sem a autoborda, levaria no mínimo 1 minuto para chegar ao mesmo resultado.
-
Moral da história:
a ferramenta é muito útil. Porém, se estiver com dificuldades, apenas desative-a e faça seus mapas sem essa função. Você pode levar mais tempo, mas seu trabalho não terá erros bobos. Afinal, todos sabemos que o importante é a qualidade!
3.2- ITENS:
-
Função ativada com o botão J do teclado!
- Junto à função de
autoborda, o
sistema de busca por itens é algo extremamente útil. Com essa funcionalidade,
é possível poupar até horas de busca por um determinado sprite que usaremos no mapa.
- Imagine que você precisa fazer um cenário infernal/caótico/apocalíptico/
<você entendeu o espírito> e quer dar uma olhada em que tipo de material eu preciso. Procurar em todas as seções do editor na esperança de achar algo utilizável até funciona, mas depois do 3º item procurado, seus filhos vão estar te ajudando nos próximos.
É por isso que usamos a busca!
- Se eu fosse fazer um
cenário infernal, a primeira coisa que me vem à cabeça é
fogo,
lava. Bem, então vamos usar o sistema sob essa lógica:
Resultados de itens que contêm a palavra/trecho de palavra "lava"
- Como pode ver, ele exibiu todos os resultados para itens que continham
aquela palavra. Entretanto, é importante salientar que
não é totalmente preciso o sistema usando palavras. Isso se deve porque nem todos os itens estão nomeados, há erros em alguns escritos e raramente ele dá uma de louco no reconhecimento. Mas
friso: melhor isso que perder o triplo do tempo procurando manualmente.
- O sistema funciona melhor quando se procura
itens por ID. No caso, o
número do item, mas convenhamos: ninguém aqui vai decorar os números, né.
Deve ter mais de 30.000. Todavia, é minha obrigação te mostrar que é possível tal método.
Resultados de itens que contêm o número 1993.
3.3- VISUALIZAÇÃO:
- Sem muitos mistérios aqui, mas... tenha certeza de que seu menu
View está apenas com Show all floors marcado.
- Para alternar entre um
andar e outro, ao invés de ficar clicando no Floor e escolhendo cada um, aperte
+/- para
subir/descer um andar.
- Por padrão, o
andar térreo é o Floor 7. Você pode ir até o
+7 (Floor 0) ou
-8 (Floor 15).
- É possível ainda ajustar o
zoom no mapa. Pelo
scroll do mouse você pode modificá-lo e ainda pode usar os botões
*| / para
aproximar|afastar.
- Contudo,
não é aconselhável mudar o zoom na hora de passar
para fake, pois a resolução fica feia se não estiver no modo original. Para voltar ao modo original é só clicar em
View/New View ou
CTRL+SHIFT+N que ele abrirá uma
guia nova com o mesmo mapa, mas com o
zoom restaurado.
Zoom reduzido (E), Zoom normal, Zoom ampliado (D).
4- Paleta de Brushes:
Tudo bem, até agora eu só mostrei as ferramentas e funcionalidades principais do programa, mas... afinal,
como raios
se faz um mapa nele? Jovem rúcula, prepare-se pois
chegou o momento!
<ta daaam>
No
canto superior esquerdo, você encontrará, conforme aparece na imagem abaixo, duas opções:
Pallete e
Tileset.
Paleta Terrain com Tileset de Cave.
A opção
Pallete refere-se a paleta de brushes,
um grupo de pincéis, que usaremos. São elas:
- Terrain - Corresponde aos grounds do Tibia*
- Doodad - Itens de decoração de cenário*
- Item - Itens do jogo
- House - Não usaremos.
- Waypoint - Não usaremos.
- Creature - Não usaremos.
- RAW - Agrupa todos os sprites do jogo em sua forma simples.**
* São pinceis customizados, ou seja, é possível utilizar a ferramenta de autoborda neles.
** No caso do RAW, eles estão na sua forma simples, então mesmo com a funcionalidade ativada não funcionará, pois não é um brush!
Já, a opção
Tileset corresponde ao
gênero de determinada
paleta.
Exemplo: na paleta
Terrain, você encontra
Tileset para cavernas (Cave),
natureza (Nature),
telhados (Roofs),
escadas (Stairs),
cidade (Town), entre outros.
Não listarei todos Tileset, pois são MUITOS e não é nosso objetivo neste tutorial.
Como já havia dito antes, estou
apenas ensinado a mexer no programa com a finalidade de
fakear. Não ensinarei coisas genéricas nem, neste caso, como fazer um mapa elegante.
Caso você queira aprender como melhorar seu mapping para as fakes, no último post deste guia há uma lista de tutoriais para mapear que te ajudarão!
5- Extensões:
Se achou o aplicativo bom para mapear, saiba que ele
pode ficar ainda melhor. Basta
adicionar extensões ao mesmo. Para aprender mais sobre essa funcionalidade e baixar algumas, visite este tópico.
[THREADTIBIABR="478764"]Tibia Map Editor 9.83 [Download][/THREADTIBIABR]
Nele há tudo que precisa para
turbinar seu RME. E não se preocupe: há um passo-a-passo de como instalá-las!
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QUALQUER dúvida quanto à instalação do RME, problemas quanto ao Mapping, adição de extensões ou semelhantes: POSTE aqui sua dúvida!
Ajudaremos com todo prazer. ;)