Life Thread
A sua história contada por imagens!
Artigo escrito por [USER="155564"]Sah-Lee[/USER]
Revisado por [USER="57416"]Wapomaz[/USER] e [USER="4114"]GrYllO[/USER]
Uma velha frase resume bem um life thread: "uma imagem vale mais do que mil palavras". Mas o que vem a ser um life thread (ou LT, como é conhecido)?
Life threads são os tópicos criados pelos usuários pra contar a história de seus personagens. Como se fosse um blog, mas com mais liberdade pra arrumar suas fotos, caracteres quase ilimitados e com um diferencial importante: proximidade com quem acompanha sua jornada, os leitores.
A melhor tradução seria "diário da vida". É o tópico onde você vai mostrar por imagens ou até mesmo contos a vida do seu personagem. Contar as histórias vividas, sua evolução e dividir com os amigos as belas experiências de se jogar Tibia.
A história dos life threads no TibiaBR já possui uma longa vida - quase 2 anos. Essa área do fórum começou meio tímida, não sabíamos se iria vingar ou morrer rapidamente. Na verdade, os primeiros LT's começaram na [boardTIBIABR="5"]seção Screenshots[/boardTIBIABR] do fórum. Mesmo com uma árdua pesquisa desta repórter não foi possível identificar o primeiro LT, mas seja lá quem foi o inventor, está de parabéns pois a ideia foi maravilhosa.Com o tempo, a ideia se popularizou e não tardou para o fórum ganhar uma nova seção: [boardtibiabr=396]Life Threads[/boardtibiabr].
Muitos devem se perguntar: "mas qual a diferença dos LT's para um fotolog comum?" Fiz uma pesquisa e obtive algumas respostas interessantes, como a da usuária [USER="268491"]Dhral[/USER]:
Sah-Lee: Ana, você já me confessou que postava seus avanços em outros locais. Que vantagem você identificou nos LT's que te fizeram preferi-los aos outros meios?
[USER="268491"]Dhral[/USER]: Eu tenho TibiaSpace e Flogão, mas acho que o LT é o melhor lugar pra postar porque você tem mais participação das pessoas comentando do que nas outras redes. Além disso, poder colocar quantas imagens quiser e ao mesmo tempo, com um limite de caracteres enoooooooooorme e fazer tudo do jeito que você quiser, entre formatação, banners, organização e tal é excelente. Você ainda conhece outras pessoas, troca ideias - eu particularmente me empenho pra ter algo legal pra postar, então é um incentivo também.
Gostou do relato da [USER="268491"]Dhral[/USER]? veja clicando [THREADTIBIABR="431393"]aqui[/THREADTIBIABR] os avanços de sua paladin.
Um dos LT's mais antigos ainda em atividade é da usuária [USER="103271"]Titahh[/USER] (Elite Knight, level 159). Os números dela impressionam: são quase 90 mil visitas e mais de 1000 postagens, sem praticamente existir, até agora, "propaganda" dessa parte do fórum - talvez o grande público tibiano até mesmo desconheça a existência dos LT's... Eu conversei um pouco com [USER="103271"]Titahh[/USER], que nos revelou alguns segredinhos sobre a sua trajetória nessa área de nosso fórum.
Sah-Lee: A senhorita está praticamente desde os primórdios dos LT's em nosso fórum e sabemos que foi uma longa jornada até aqui. Poderia nos contar um pouquinho sobre isso?
[USER="103271"]Titahh[/USER]: Antes não havia uma subseção só pros LT's. Era "uma parada" meio desorganizada. Todos os dias eram criados dezenas de LT's que não passavam do primeiro post. A galera que levava mais a sério implorava por uma subseção! Foi uma vitória ter quando criaram o espaço só pra os LT's. Criei o meu do jeito que eu queria que os outros fossem: organizado. Gostava de editar cada imagem, separá-las no tópico, sempre ter algo pra fazer comparação.
Sah-Lee: E hoje? Qual a sua visão dos LT's?
[USER="103271"]Titahh[/USER]: Hoje em dia a coisa toda ficou maior. A seção cresceu muito e são inúmeros LT's. A galera tem se preocupado bastante com organização e estética, o que me deixa feliz. O público é bem direcionado - o pessoal entra na seção só pra ver LT... Isso ajuda a manter a seção bonita e bem harmoniosa.
Você pode conferir o LT da nossa querida amiga [USER="103271"]Titahh[/USER] clicando [THREADTIBIABR="343881"]aqui[/THREADTIBIABR].
Um dos top levels da seção, [B]Luck the mage of darkness[/B] revelou também por que prefere um LT a um fotolog. De acordo com ele, os inimigos in-game iam lá (no fotolog) criticar e criar confusão, coisa que não acontece nos LT's - por terem uma cobertura pesada dos nossos moderadores. Além disso, o fato do TibiaBR ser totalmente contra o uso de ferramentas ilegais para jogar, só "imagens honestas" podem ser postadas, isto é, sem demonstração de uso de cheats ou imagens de OT - se o criador do LT for daqueles que gosta de um "atalho", mais cedo ou mais tarde acaba descoberto.
Sah-Lee: Luck, você tem um level bem superior à média do fórum. O que te motivou a começar um LT? Como você descobriu essa nova seção - já que pouca gente do seu nível liga para isso?
[USER="195487"]Luck the Mage of Darkness[/USER]: A seção eu descobri por ser subseção de uma das únicas partes do fórum que eu visitava diariamente (screenshots), ou a seção de quests que ninguém sabe fazer. Além disso, acompanhei desde o começo a discussão sobre a criação de uma seção no fórum pra quem cria LT's, etc. Dai, aos poucos, a ideia de fazer um LT foi crescendo. Eu sempre via que a média de level dos LT's era 0~150 e a maioria upava um pouco e então morria o LT.
Você pode conferir as aventuras de Luck clicando [THREADTIBIABR="421835"]aqui[/THREADTIBIABR].
O crescimento da seção foi tanto que até RPGistas resolveram dar o ar da graça. Considerado um dos melhores LT's de todo o fórum, [USER="329790"]The Poet[/USER] conta de forma romântica a vida de seu personagem. Uma aventura épica relatada passo a passo por seu criador. Ele diz que por ser difícil achar praticantes do roleplaying, resolveu fazer seu diário de uma forma diferente. Confiram a conversa:
Sah-Lee: O seu LT é completamente diferente. Como foi essa iniciativa de criar o seu LT em forma de RPG?
[USER="329790"]The Poet[/USER]: Eu comecei o meu life thread de forma bem despretensiosa: a ideia foi interpretar meu personagem não in-game, mas no próprio LT. Quando eu postei, achei que só ia ter gente falando mal mas, para minha surpresa, bastante gente gostou do formato. Desde então eu venho contando minhas aventuras através do life thread e tem sido muito gratificante. Sempre que eu posto, vejo alguns nomes que estão comentando desde o começo e sou muito grato.
Se quer ver as belas narrativas criadas por [USER="329790"]The Poet[/USER] clique [THREADTIBIABR="422246"]aqui[/THREADTIBIABR].
Muitas histórias foram contadas e a diversidade começou a tomar uma forma nunca antes vista. Uma dessas novas maneiras de contar histórias, são as postagens em grupo - grupos de amigos ou até mesmo guildas inteiras.
É o caso da guilda Careless Bears. Conversei um pouco com o líder da guilda, [USER="328920"]Spies[/USER] e peguei um belo relato para vocês sobre como é gostoso jogar com seus amigos. Vejam isso:
Sah-Lee: Você criou sua guilda recentemente e quase ao mesmo tempo o LT dela. Eu gostaria que você relatasse como é essa vida em família que sua guilda proporciona e que é , logicamente, relatada em nosso fórum graças aos LT's.
[USER="328920"]Spies[/USER]: Quando contamos a história de nossos personagens nos life threads, contamos algo que vai muito mais além da aquisição de uma Magic Plate Armor, uma SoV ou aquele tão sonhado level 200. Contamos a história de nossas vidas: compartilhamos sonhos, frustrações, nossos momentos de alegrias. Espero que a próxima vez que passar pela seção dos LTs, você pare e venha conferir um pouquinho de nossas vidas.
Você pode conferir todas as conquistas da Careless Bears clicando [THREADTIBIABR="432113"]aqui[/THREADTIBIABR].
Com a evolução, os LTs deixaram há muito de ser apenas um amontoado de screenshots. Algumas pessoas resolveram adaptar o LT - não mais contar a história do personagem, mas contar uma aventura. São os casos de dois jogadores, Sallic Sath e Sidhartha Gautama. Eles resolveram não contar a história do personagem e sim uma aventura específica vivida por eles.
Sallic Sath resolveu contar, desde o início, a sua incrível saga de ter que matar 6666 [CRIATURA]demon[/CRIATURA]s. Ainda dá tempo de você curtí-la - até a publicação dessa matéria, ele havia matado pouco mais de 1500 demons. Sidhartha Gautama, por sua vez, inspirou-se em Sallic Sath: resolveu matar 5000 [CRIATURA]mutated bat[/CRIATURA]s e 25 [CRIATURA]esmeralda[/CRIATURA]s. Infelizmente, ele foi obrigado a parar com as tasks por motivos de força maior (a guilda que domina o servidor dele fechou o respaw), mas sua saga continua com lucros e tentando continuar sua jornada no Tibia.
Quer conferir essa jornada? clique [THREADTIBIABR="431005"]aqui[/THREADTIBIABR].
Um fato curioso ocorre de tempos em tempos na seção life threads: novos usuários aparecem e comentam nos LTs uns dos outros, formando quase uma família. Pode ser até uma família na vida real, como os irmãos [USER="329850"]MV Backer[/USER] e [USER="329851"]Suriah Denick[/USER] - elite knight 148 e elder druid 166, respectivamente. Hoje em dia os dois são os principais movimentadores da seção: são figurinhas marcadas na maioria dos LT's e, claro, mantém atualizações praticamente diárias de seus próprios LT's - ao fazer essa reportagem, eu tinha apenas uma certeza em minha mente: eu teria que citar os dois de alguma forma.
Curiosidade: atualmente apenas 6 ou 7 meninas possuem LTs no fórum, como a [USER="268491"]Dhral[/USER], [USER="326642"]P olly[/USER], [USER="103271"]titahh[/USER] e a [USER="329851"]Suriah Denick[/USER]. Essa conheceu Tibia há pouco tempo. É uma jogadora nova - algo que espanta muitos por causa do seu level atual. Suriah nos revelou que, por ser mulher, sofria muita discriminação no jogo. As pessoas a olhavam com indiferença para o seu jeito de jogar. Frequentemente a ofendiam, pasmem, por não usar programas ilegais para jogar!Conversei com ela para saber um pouco mais sobre essa curta, porém movimentada jornada até agora.
Sah-Lee: Suriah, gostaria muito do seu relato para a reportagem sobre essa seção. Quem olha os LT's hoje, olha a "Suh". Então nada melhor que você contar a todos como começou sua história com os LT's!
[USER="329851"]Suriah Denick[/USER]: Eu fui ter interesse em acessar o fórum do TibiaBR para encontrar outros druids que pudessem compartilhar informações e experiências, mas acabei me deparando com a seção de screenshots...
Postei alguns avanços ali até descobrir a seção life threads. Simplesmente achei o máximo poder compartilhar a história do meu personagem com outras pessoas! Meu LT tem um papel muito importante na minha jornada. Além de conhecer novas pessoas, dividir meus avanços e tudo mais, ele é como um porto seguro pra mim.
Sah-Lee: E como os LT's te ajudam a sua vida in-game?
[USER="329851"]Suriah Denick[/USER]: Toda vez que bate aquele desânimo ou sinto alguma dificuldade in-game eu leio meu LT, relembro a minha historia e, vendo o quanto eu progredi, percebo que eu sou tão capaz quanto qualquer outro jogador. É nele que eu redescubro todos os dias o meu potencial e me inspiro a continuar firme e forte nos meus objetivos in-game. Fora que upar com torcida é muito mais gostoso!
Quer conhecer a história da Suriah? clique [THREADTIBIABR="425604"]aqui[/THREADTIBIABR].
O irmão de Suriah é praticamente o oposto dela. [USER="329850"]MV Backer[/USER] é um jogador muito antigo - começou a jogar Tibia por volta de 2001. Ele conta a importância de se ter registrada a história de seu personagem. Seu relato é um tanto quanto saudosista, mas infelizmente tivemos que resumir um pouco.
Sah-Lee: Você havia me confessado a importância de registrar os avanços de seu personagem. Poderia dar um relato a nossos leitores sobre a importância do registro por imagens e, claro, um pouco de sua história com os LT's?
[USER="329850"]MV Backer[/USER]: Já tinha visto alguns LT's, porém, nunca tive curiosidade de saber como eram. Foi há pouco tempo que vi, em um belo dia (madrugada na verdade), minha irmã colocando suas fotos aqui no site.
Perguntei do que se tratava e ela respondeu que estava contando a história do seu personagem, para dividir suas conquistas com pessoas que, assim como ela, realmente se divertem jogando Tibia.
Nessa hora, me bateu uma saudade da época que jogava em Antica, meados de 2001, e o quanto aquilo me marcou no Tibia. Mas infelizmente ninguém sabia das coisas, somente eu - vi Bubble pegar lvl 100, por exemplo...
Foi aí que vi o quanto, para uma pessoa que joga por prazer, é importante relatar suas façanhas no jogo, para que não caia no esquecimento e fique apenas na memoria. Desde então comecei o LT do meu querido EK Yklans King e, a cada conquista, hoje eu vejo quanto é importante dividir com alguém algo que você custou a conseguir, com o SEU "suor e força de vontade".
Quer conhecer este valoroso knight? clique [THREADTIBIABR="425755"]aqui[/THREADTIBIABR].
Até mesmo o pessoal da Equipe TibiaBR gosta de brincar um pouco e, claro, mostrar os seus avanços. Os jornalistas [USER="57416"]Wapomaz[/USER] e [USER="316285"]Eternal Chronus[/USER] tem presença certa por lá. O moderador [USER="130618"]Edu Apokalipse[/USER] não perde tempo: aconteceu algo, ele relata na hora as suas aventuras.
Quer acompanhar as aventuras de um moderador do TibiaBR? [THREADTIBIABR="393058"]clique aqui[/THREADTIBIABR] e veja as aventuras de Edu por Luminera/Honera. Os LT's do [USER="57416"]Wapomaz[/USER] e [USER="316285"]Eternal Chronus[/USER] você pode conferir clicando [THREADTIBIABR="398261"]aqui[/THREADTIBIABR] e [THREADTIBIABR="426373"]aqui[/THREADTIBIABR].
Não se preocupe em achar um LT para você acompanhar: hoje em dia existem LT's para todos os gostos e vocações. Temos, por exemplo, LT de knight com o Madkux mostrando as presepadas em seu treinamento, rumando ao skill 80; temos master sorcerers como a Polly Malakian e o Guunta, mostrando que sorcerers também podem ser ricos; temos também druids como Mage Guziito apresentando a sua corrida para o level 100... Está pensando que os paladins não tem representante? Se enganam, pois o jogador Liancael mostra os avanços de seu paladin em Samera, por exemplo. Em relação aos tipos de servidores, existem LT's em todos os tipos - até mesmo para aqueles com sangue nos olhos (Hardcore PvP).
Infelizmente essa matéria vai parar por aqui: esqueci de atualizar o meu LT nessa semana - tenho que editar a minha screenshot do level 325 o quanto antes e postar!
Mas antes de ir, gostaria de convidar todos vocês a darem uma passadinha nessa maravilhosa seção. Se quiserem, o usuário [USER="296176"]Mathss[/USER] mantem uma lista atualizada de todos os LT's ativos e inativos do fórum. Basta conferirem esse tópico clicando [THREADTIBIABR="403911"]aqui[/THREADTIBIABR].
Para finalizar, vou deixar com vocês uma (sábia) citação:
Venha você também escrever a sua história em um [boardTIBIABR="396"]Life Thread[/boardTIBIABR]!Postado originalmente por Oscar Wilde
[THREADTIBIABR="434602"]TibiaBR.com[/THREADTIBIABR]
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Com o tempo, a ideia se popularizou e não tardou para o fórum ganhar uma nova seção: [boardtibiabr=396]Life Threads[/boardtibiabr].

Conversei com ela para saber um pouco mais sobre essa curta, porém movimentada jornada até agora.

Responder com Citação