Estive olhando um tópico aqui no Off e certo assunto me deu a idéia para expo-lo para debate. E esse tema é a "americanização" da cultura. Aliás, o termo mais apropriado para designar esse fenômeno seria "estados unificação da cultura" pois todos somos americanos; brasileiros, argentinos, uruguaios, estados unidenses, chilenos, colombianos, etc. Não só americanos como todos somos latinos pois vivemos na chamada América Latina que compreende América do Norte, América do Sul e América Central. O problema é que já fomos de certa forma alienados a designar o termo "americano" para os habitantes dos estados unidos. Isso se deve ao fato de eles terem se tornado a maior potência mundial após a queda da antiga URSS e a ascenção do capitalismo contemporâneo. Um dos países mais desenvolvido do mundo, com o maior PIB e com um bom IDH. Dominou a arte cinematográfica, se tornou uma grande importadora, foi palco de várias mudanças históricas, uma gigante da tecnologia, lançou a bomba atômica, enfim, temos um rol de fatos que fizeram dos Estados Unidos uma grande potência mundial e talvez por esse motivos resolvemos chamar os "estados unidenses" de "americanos" por reprensentarem uma ostentação tão grande quanto toda a América (uma teoria minha, não sei se está certo). Além disso, vemos que a cultura brasileira tornou-se amerizanizada. Não só a brasileira como de vários países. Alguns exemplos da americanização: outdoor, Big Mac, Windows, happy hour, hardware. Alguns modelos práticos da vida real... no mundo virtual a coisa é pior. A "americanização" virou moda. Alguns exemplos que vemos a toda hora: newbie, noob, rox, sux, lol, ty, etc... Se temos um idioma próprio, o idioma "brasileiro" (português para mim é o falado em Portugal) por que não usa-lo? Porque os EUA já lançaram seus tentáculos e conseguiram abarcar um grande rebanho para doutrina-lo de acordo com seus preceitos, como os jesuítas fizeram com os índios. Se eu sou a favor ou contra? Sou contra, acho que deviamos utilizar nossa própria língua mas hoje em dia inglês é algo indispensável... sem inglês você não saberia jogar Tibia e a maioria dos jogos, não compreenderia famosos sites que em sua maioria são em inglês, precisaria ficar mais com os olhos na legenda do filme do que nas cenas, não teria o mesmo status social de alguém que sabe falar inglês... A língua inglesa está globalizada, se você realmente quer conhecer um novo mundo, é hora de aprender a língua mestra, o inglês. Mas por que inglês? Como foi explanado acima, foi porque os EUA se tornou "O" país. Se a guerra fria ocorresse como uma guerra de verdade e a URSS ganhasse, uma hora dessas podiamos estar falando, escrevendo e compreendendo russo. É uma possibilidade mas se formos analisar, a URSS não era tão medíocre como muitos acham. Ela lançou o primeiro homem no espaço, e a tecnologia dos EUA e da URSS estavam em pé de guerra. Uma competição armamentista sem agressão (guerra fria). E assim estamos, em meio a essa cultura e na minha opinião, não tem volta. Essas mudanças tomaram seu rumo natural, nos tornamos países subservientes ao sistema capitalismo americano. Levante a mão quem nunca tomou uma coca cola, calçou um nike, assistiu um filme "americano", usou o internet explorer (só aqui todo mundo já é consumista dos EUA), usou o skype, disse um lol ou um rox, sux, etc. Não tenho vergonha de dizer que sou um consumista dos EUA pois se eu não fosse, estaria em uma cituação bem desconfortável e seria mal visto pela sociedade tida como da elite. O consumismo de produtos EUAnenses virou moda e figura de julgamento pois tais produtos só são adquiridos por pessoas com grande poder aquisitivo. Eu sou a favor de permanecer os nomes de produtos americanos em inglês, eles fizeram e eles decidem se pode ou não ser traduzido. Windows é Windows, se quiseram mante-lo assim que o deixe. Mas embutir gradativamente o idioma em si é um modismo. Um modismo que tem seu valor no âmbito social e que por isso é essencial para viver socialmente bem visto.