Entrevista: Luciano Ribeiro
"O Tibia se popularizou no Brasil após nossa entrada no mercado".
Entrevista feita por Anderslash.
Edição por Vinícius Lima
O BoaCompra.com começou suas atividades em 2004 como resultado da grande demanda de brasileiros usuários do jogo alemão Tibia, tornando-se a primeira revendedora oficial do jogo na América Latina. Após a entrada do BoaCompra.com no mercado, o número de jogadores pagantes do Tibia cresceu substancialmente, já que antes os usuários latino-americanos estavam limitados pela burocracia das formas internacionais de pagamento. Desde então, o BoaCompra.com tem expandido cada vez mais seu mercado no comércio eletrônico, contando com mais de 50 serviços online, entre lojas e sistemas de pagamento. As parcerias do BoaCompra se estendem a mais de 60 jogos, lançando até mesmo jogos que não tinham mercado e que conseguiu mais de 100 mil jogadores em apenas um mês. Atualmente o número de clientes cadastrados no site do BoaCompra.com supera a casa dos 220 mil. O TibiaBR entrevistou, por email, Luciano Carneiro Ribeiro, um dos sócios da empresa, que contou sobre a implantação do BoaCompra no Brasil e quais dificuldades foram enfrentadas.
TibiaBR - De onde surgiu a ideia de fazer uma empresa que vendesse premium de Tibia, numa época em que o mercado não parecia muito favorável a isso?
Luciano - Não creio que o mercado não era favorável, do contrário não teríamos crescido tanto [risos]. Tudo começou quando eu e meu irmão Christian jogávamos Tibia entre amigos e só a gente conseguia comprar a conta premium porque só nós tínhamos cartão de crédito internacional para comprar direto da CipSoft. Foi quando começamos a comprar para os nossos amigos e vimos que isso poderia ser um negócio lucrativo.
TibiaBR - Foi difícil popularizar o serviço?
Luciano - Muita gente preferia jogar gratuitamente e nós mostramos que comprando P.A. o jogo se torna mais divertido e isso influencia no upgrade do jogo. Então, na verdade, o Tibia se popularizou no Brasil após nossa entrada no mercado. Antes a P.A. era cara, mas quando nos tornamos revendedores oficiais da CipSoft conseguimos baratear muito o preço, o que também ajudou na popularização do jogo. Outra questão interessante é que o sistema de revendas da CipSoft foi criado especificamente para o BoaCompra após várias visitas que fizemos à Alemanha. Esse sistema facilitou muito a comercialização do jogo.
TibiaBR - Qual foi a maior dificuldade que vocês enfrentaram nesses anos todos?
Luciano - Claro que no começo não foi nada fácil. A gente tinha uma ideia e um sonho, mas não pudemos contar com a ajuda de ninguém. Muitas empresas se recusaram a fazer consultoria, bancos fechavam as portas quando viam que nossa empresa "mexia com jogos", poucos nos levaram a sério. A maior dificuldade, sem dúvidas, era conseguir disponibilizar formas de pagamento on-line para facilitar a compra dos nossos produtos. Hoje o cliente dispõe de várias formas de pagamento, e ele escolhe a que preferir, como cartão de crédito, boleto, depósito em conta, débito on-line e até mesmo formas de pagamento específicas para clientes da Argentina, Chile, México e Portugal que pagam direto para o BoaCompra, nada de pagamento em conta pessoal como acontece por aí.
TibiaBR - Lidar com clientes geralmente é bastante complicado e exige paciência, principalmente com os fãs de games, que costumam ser um público bastante exigente. Os atendentes recebem alguma instrução especial pra lidar com determinadas situações?
Luciano - Não é só gamer não, quem compra reclama [risos]. Mas no nosso caso específico, por ser todas compras via web, a situação é um pouco mais delicada. Muitos clientes fazem a compra e já querem a entrega imediata do produto, acham que só tem o pedido dele para ser ativado. O treinamento dos nossos atendentes é focado exatamente nisso: tentar explicar para o cliente todo o processo pelo qual o pedido passa até que seja entregue. Assim o gamer fica mais tranquilo e seguro de que o pedido vai ser ativado. Só para citar um exemplo, nas compras por cartão de crédito a gente tem que fazer a transação de cada pedido junto da operadora do cartão, depois conferir se os dados do cadastro são compatíveis com o sistema da receita federal e, se for preciso, confirmar a compra por telefone com o titular do cartão. São todos procedimentos para preservar a segurança dos clientes e que pode tardar um pouco a entrega, mas sempre a compra é entregue com um dia útil.
TibiaBR - O BoaCompra começou com o Tibia, mas talvez o mercado não estivesse tão firme se não fosse pela inclusão posterior de outros jogos no menu. Desses outros, qual é o mais importante? Qual vocês recomendariam para os jogadores de Tibia?
Luciano - Trabalhamos com tantos jogos que fica até difícil indicar um, mas os que estão crescendo bastante são os chamados "jogos casuais", aqueles jogados dentro de sites de relacionamento, como o Street Racer. Para quem gosta de browser de estratégia, o Desert Operation é bem legal. Tem o DevilFightII para quem gosta de lutas e quem gosta de shooters, o CrimeCraft é fantástico. Acessando nossa página tem todos os jogos que trabalhamos, também tem nosso canal no youtube onde estamos fazendo o review de alguns jogos.
TibiaBR - Há planos para futuramente trabalhar com outros jogos de maior expressão no mercado mundial?
Luciano - Não só há planos, como já o fazemos. Estamos sempre participando de feiras de games por todo o mundo, como Games Convention e Casual Connection que fomos este ano, para sempre trazer novidades e novas parcerias para o mercado nacional. No site tem links dos vídeos com a nossa participação nessas feiras. Para dezembro estamos trabalhando para que seja lançada a versão em português do CrimeCraft, um jogo com um potencial enorme de sucesso entre os brasileiros. Com certeza será um dos nossos títulos mais famosos.
TibiaBR - Os funcionários do BoaCompra jogam Tibia ou algum outro game vendido pela empresa?
Luciano - Ninguém é obrigado [risos], mas quem trabalha no BoaCompra trabalha porque gosta de jogos e cada lançamento é uma festa. Claro que não tem como jogar todos, mas o Tibia já é um clássico da casa.
TibiaBR - Somente para efeito de estatísticas, aproximadamente quantas premium já foram sorteadas em concursos do TibiaBR?
Luciano - Nossa! Muitas. Não tem como saber exatamente, mas foram mais de 4 mil, desde 2004, e sempre vamos fazer novas promoções e concursos.
TibiaBR - Para trabalhar bem, é necessário ter metas e focar seus esforços em determinados pontos. Desses, qual é a virtude que vocês mais prezam no atendimento do BoaCompra?
Luciano - Não tem segredo, a melhor maneira de satisfazer o cliente é entregando o pedido dele o mais rápido possível, e todos nossos esforços se concentram nessa meta. Além disso nós temos atendimento pelo chat on-line, por telefone e por e-mail para que todas as dúvidas sejam sanadas o mais rápido possível.
TibiaBR - O BoaCompra já atende em 5 países: Brasil, Argentina, Chile, México, e Portugal. Vocês pretendem expandir para outros países? Nos conte mais sobre a atuação do BoaCompra no exterior.
Luciano - Para estes países nós disponibilizamos formas próprias de pagamento, mas a abrangência do BoaCompra, por ser uma loja virtual, pode chegar a qualquer parte do mundo que tenha acesso à internet. Nós já vendemos para Alemanha, Bulgária, Estados Unidos, Espanha, França, enfim, qualquer estrangeiro que tenha um cartão internacional pode comprar com a gente. E como nossa moeda é mais barata em relação à moeda desses países, principalmente os europeus, fica bem barato comprar conosco.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 


Responder com Citação





, belom trabalho BoaCompra, muito mais sucesso a vocês. 