Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Ganhador do Concurso de Melhor Conto 2008

Registro
    12-04-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Post Ganhador do Concurso de Melhor Conto 2008

"Aux armes, citoyens, Formez vos bataillons - Sem Título", ganhador do concurso de melhor conto 2008, através deste tópico: http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=270347

Aux armes, citoyens, Formez vos bataillons

Alguma região da Alsácia, inverno de 1915.

O dia amanheceu cinzento. Ainda que já fosse inverno, a triste melancolia do outono ainda pairava no ar. Estava frio, menos de dez graus. Toda a região estava quieta, morta. A camada de neve ultrapassava cinqüenta centímetros. O vento uivava, levantando pequenos flocos de neve, que se arrastavam preguiçosamente pelos troncos nus das poucas árvores que ali estavam.

Jacques tentava inutilmente acender um fósforo na sola das botas desgastadas. A sola já estava se desfazendo, assim como a parte de cima de couro. Quando o fósforo pegou, o soldado procurou no bolso das vestes sujas o cigarro que comprara. Mas, infelizmente, este havia desaparecido. Xingando baixinho, o francês apagou o fósforo no chão lamacento da trincheira.

O fedor já não incomodava mais o soldado, há de dois meses naquele buraco detestável. Metade do seu batalhão já tinha perecido, quase todos por doença ou congelados. A dura realidade da guerra era essa. O que mais matava eram as condições miseráveis a que os soldados eram submetidos. Pequenos ferimentos provocados pelos estilhaços das armas inimigas eram mais eficientes que as próprias armas.

Jacques coçou a barba, pensativo. Apesar de ser uma regra militar a obrigação de raspar a barba e o bigode, a falta de água limitava o acesso dos soldados aos banhos e outros cuidados higiênicos. O homem seguiu rastejando até junto do seu amigo Pierre. Este estava jogando cartas, sozinho. O baralho era roto, algumas cartas nem poderiam ser reconhecidas, mas Pierre cantarolava o hino francês enquanto jogava paciência.

Jacques chamou o amigo, que parou imediatamente de jogar. A face magra de Pierre estava mais evidenciada pelas profundas olheiras e a palidez do rosto. Jacques pediu um fósforo e um cigarro ao companheiro. Este concedeu de bom grado o fósforo, mas fez um gesto negativo, indicando que não tinha nenhum cigarro.

O soldado continuou rastejando, a procura de outro amigo para lhe dar um cigarro. Quando começou a sentir o cheiro de bebida, adivinhou que estava perto de Charles, o sargento que sempre vivia embriagado. A guerra tinha levado a família inteira de Charles, assim como seu controle sobre o álcool. O soldado passou direto, se acendesse fogo perto de Charles era provável que o sargento queimasse até a morte.

De repente, como que saudando a manhã que se levantava, um clarim soou alto no ar frio. Jacques desistiu da busca ao cigarro e foi com os outros até o espaço central da trincheira. A respiração provocava pequenas nuvens prateadas em volta das cabeças. O capitão estava acocorado, esperando que todos se reunissem. A expressão era de melancolia, que se enquadrava bem à paisagem desolada.

O capitão Du Bois explicou a situação: as trincheiras alemãs estavam desgastadas e a artilharia inimiga sem munição. Comandaria ele um esquadrão para capturar mais meio quilômetro do território francês ocupado. Por isso, precisava contar com o patriotismo dos soldados da nação francesa. A mãe pátria estaria olhando para seus bravos soldados, estava dependendo deles. O discurso inflamou um pouco os ânimos. Pierre começou a cantar o hino, sendo imitado pelos outros.

A artilharia francesa começou a trabalhar, abafando o canto. Du Bois ergueu-se e transpôs a cerca de arame farpado, momentos antes derrubada. Foi seguido pelos seus subalternos, que gritavam enquanto corriam em direção à outra trincheira. Os gritos morreram quando os obuses explodiram de novo, levantando a providencial fumaça, que encobriria o ataque. Flocos de neve caiam, auxiliando a empreitada.

O rifle pesava nos ombros de Jacques, seu braço direito tremia de vez em quando. O homem ouvia um estranho zumbido, provocado pelo barulho da artilharia. A boca secou e as entranhas pareciam geléia. O soldado obrigou-se a correr agachado, junto com os outros. Os tiros já não eram ouvidos, os olhos se encheram de lágrimas por causa da fumaça. Só era meio quilômetro, quinhentos metros. O hino francês ecoava pela mente dele.

Tropeçou numa pedra, que não tinha visto. Caiu de cara na neve pisoteada pelos companheiros. Levantou-se e correu de encontro a eles. Mas, num átimo de segundo, os ouvidos de Jacques voltaram ao normal. Podia ouvir os gritos dos seus amigos. Mas estes já não eram patrióticos, eram gritos de dor. Já não se ouvia os obuses amigos. Um som terrível preenchia o ar. O som da morte. Os tiros da metralhadora não paravam. Todos os soldados franceses foram caindo, um por um. No final, Jacques estava estendido no solo frio de inverno.

Sua barriga estava aberta, de onde jorrava uma profusão de sangue. Suas mãos tentavam inutilmente estancar o líquido vermelho que vazava. Uma dor dilacerante tomou conta do soldado. Uma lágrima solitária saltou dos seus olhos, caindo pela face suja até a barba cheia de pulgas. Seus lábios já não estavam ressecados, úmidos pelo próprio sangue. Seus olhos fitaram pela última vez o céu francês. A neve caia em flocos brancos.

Ai está o conto.

(obrigado Holvest pela ótima idéia do título)

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por GrYllO; 24-01-2009 às 20:24. Razão: edição do título
    Quer participar de uma alta aventura com essa turma do barulho? Quer escrever sobre Tibia, ser enganado por um monge pra lá de pestinha? Achas que tens o que é preciso para esma... digo, para entrar no Hall da fama? Passa lá na Biblioteca-imensa-cheia-de-coisa-e-mundialmente-conhecida!

Escritos no TebeaBeerre

-=R.I.P =-
    Aqui já Lucius Cath
    Eterno troll

Registro
    07-05-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Maravilhoso! Não sei como expressar o que me fez votar nesse conto em todas as eliminatórias. Um conto que apesar de ser curto e demasiadamente simples, despertou pensamentos, prazer na leitura, reflexões... Despertou tantas coisas...

São muitas as frases marcantes, com algo como uma dança de palavras que embelezam e dão um ar fantástico ao texto, que nos dão ideias de cenas e momentos, de pensamentos... Um texto que eu adorei mesmo, muito. Um texto... belo?!

Manteiga.
    Dezesseis anos depois, estamos em paz.

Registro
    13-11-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Parabéns pelo 1º lugar, Tomazml.

Foram muitos concorrentes e seu texto conquistou a maioria pelo perfeito casamento entre assunto e forma de contar a história.

Temas de guerra não são meus favoritos, acho sempre que estou diante de algum best-seller, e não gosto de best-sellers.

Mas isso é questão de preferência pessoal, o conto realmente figura com mérito na 1ª colocação.

Banido Avatar de Hovelst
    Registro
    15-03-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

(obrigado Holvest pela ótima idéia do título)
    Ok, ok. Mas é Hovelst.

Então, cara. Do seu texto, eu acho que ele era um dos únicos que não trazia mensagem alguma. Não tinha nenhuma coisa que deixava a pessoa a pensar, mas estava bem escrito realmente.

Mas o que me fez votar nele em todos os momentos não foi exatamente isso, mas sim o fato de que eu gosto desse gênero de guerra e eu vejo bem poucas coisas assim em forma de conto. E ainda assim, algo tão curto.
    Eu acho que isso foi uma das coisas que me fizeram votar.

E diga-se de passagem, que eu fiquei surpreso ao saber que tinha sido você que escrevera. Talvez pelo fato de nunca ter visto algo fora do Tibia seu e por ter esquecido que você é fascinado por esse gênero também.

Várias histórias mereciam estar no primeiro lugar, mas a sua, foi a que mais cativou aos leitores e por isso está onde está.

Obs: É um bom título por sinal, mas eu como sei alguma coisa em francês, consegui interpretar, mas se eu fosse você, traduzia, apesar de não ser o bicho de sete cabeças para entender.

Sem mais,
    Hovelst

Registro
    18-10-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Olá...

Comfesso que não tinha lido o seu conto até agora x]
    N li muitos... mas n faz mta diferença, pq eu n votei em nenhum ^^
    Acontece que... eu tow começando a ler algumas coisas na calada por aqui, e seu conto é a primeira delas.
    Eu tinha que comentar, como acredito que vou fazer em alguns dos tópicos que eu passar...
    Mas oq eu vim dizer foi: É só isso?
    :o
    Seu conto, eu pensei, deveria ter tantas coisas...
    Eu pensei que fosse um relato emocionante de guerra e talz...
    Mas... foi só isso?

Assim... Eu gostei. Foi muito bem escrito, e, como falaram, oq vc fala a gente consegue materializar. Ótimo! A escrita é ótima. A mensagem é ótima também, bastante clara, embora nada sobre ela seja dito no texto em si, diretamente, eu digo. Cara... eu simplesmente achei que... deveria ter mais. Foi muito breve e objetivo... Seco! Entende? Um ótimo texto, um ótimo comentário, uma ótima cituação para expressar oq vc queria, mas, putz... muito seco!

Efim, gostei mto, mas deixou a desejar.
    Você escreve muito bem, e está de parabéns pelo texto muito bem estruturado.
    Mas coloque mais conteudo da próxima vez.
    Estarei observando x]

Citação Postado originalmente por Hovelst Ver Post
    Então, cara. Do seu texto, eu acho que ele era um dos únicos que não trazia mensagem alguma. Não tinha nenhuma coisa que deixava a pessoa a pensar, mas estava bem escrito realmente.
    POr avor...
    N fale isso!
    O texto tem o foco de "deixar algo para se pensar" nele.
    N é o relato da história em si que importa, a vida do cara ou o exército francês. É a mensagem! E a mensagem é: Na guerra, o soldado luta por algo que não será seu. O soldado morre por algo que não será seu. Ele vive, naquele momento, uma ilusão de patriotismo, que não tem nada disso em sua realidade fria e suja! A guerra é uma merda, que só serve pra quem a provocou e lucrou com ela. O soldado, é apenas a bucha do canhão, o bobo da corte que vai morrer pelo seu rei. Ou seja... Ir pra guerra é sem sentido e idiota; é morrer por nada!

Eu percebi que você, Holv, tem um problema com as mensagens dos textos. Oq vc tem q entender é: o texto n fala sobre oq o altor quer falar. Ele apenas fala oq ele TEM que dizer. O soldado procurando o cigarro foi uma sacada muito boa do autor, é uma história paralela ao texto ocara ser fumante, ter perdido, ou não, o cigarro, estar procurando por outro, passar pelo cara que jogava paciência sozinho (redundância?) com cartas apagadas, o outro que ia realizar a investida bêbado... Tudo isso é história paralela, n eh oq importa. Oq importa é: a mensagem do texto.

Mto bom, thom...
    parabéns.

Sem mais,
    Euronymous.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    12-04-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Dark, eu confesso que realmente nunca pensei que iria ganhar. Pessoalmente, das histórias que eu li a melhor foi a "Açougueiros", do Wu Cheng, se não me engano.

Obrigado pelo elogio. E pelo esforço de organizar o concurso.

E leia minha outra história, é sobre o Tibia, mas acho que pode gostar!

Obrigado por lerem a minha história.
    Quer participar de uma alta aventura com essa turma do barulho? Quer escrever sobre Tibia, ser enganado por um monge pra lá de pestinha? Achas que tens o que é preciso para esma... digo, para entrar no Hall da fama? Passa lá na Biblioteca-imensa-cheia-de-coisa-e-mundialmente-conhecida!

Escritos no TebeaBeerre

-=R.I.P =-
    Aqui já Lucius Cath
    Eterno troll

Registro
    17-02-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Incrivel, suas histórias é muito criativa.

Também devo concorrer esse ano

Registro
    12-04-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Gente, acho que poderiam desafixar o meu tópico....

Ponha os novos ganhadores, ou vamos esperar até o concurso do Steve?

Escritos no TebeaBeerre

-=R.I.P =-
    Aqui já Lucius Cath
    Eterno troll

Registro
    19-01-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Cara! Isso até final de filme de guerra/drama, putz cara! Muito bem mesmo!! Viajei nessa ai! Bom trabalho! E um GRATZ!!! Ao primeiro lugar!!

Tópicos Similares

1. [Entrevista] Entrevista quíntupla: Mateusz Dragon Wielki
    Por Anderslash no fórum Entrevistas TibiaBR
    Respostas: 84
    Último Post: 01-06-2010, 09:32
  2. TibiaBr Top Levels
    Por Azumaril no fórum Tibia Geral
    Respostas: 232
    Último Post: 19-06-2009, 16:12
  3. Esportes | Adeus palmeirinhas
    Por Brayan Eduardo no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 62