Um dos motivos do dinheiro ser mais caro (juros mais altos) é exatamente a inadimplência. Quanto maior o risco, mais retorno o banco vai almejar, é consequência lógica. O que diminui poder de consumo é a dona de casa pagar três geladeiras ao invés de uma porque o Marquinhos cachaceiro pegou 10k no banco do Brasil para dar calote e renegociar com 4 anos e 6 meses. O rotativo, que seria uma forma de punir o Marquinhos, pune a dona Maria, que precisou arrumar a casa e faltou dinheiro para pagar 100% da fatura. Ela não pode esperar a dívida caducar porque o nome na praça é importante pra ela (não dá pra dizer o mesmo do apreço do Marquinhos cachaceiro com o próprio nome).
Não dá para ser contra o fim do abuso do rotativo no Brasil. Dá para criticar o monopólio do sistema bancário e o quanto os banqueiros são beneficiados nos governos do PT, mas dívidas bola de neve que escalam com juros compostos abusivos de forma quase exponencial e afeta somente a parcela mais pobre da população é complicado.
Importante dizer que o rotativo não é o único fator de endividamento do brasileiro, que tem relação maior com a pobreza e a falta de educação para o consumo. Mas que um teto para esse tipo de endividamento ajuda, é inegável.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 




Responder com Citação



