
Postado originalmente por
Ozco
A PEC da expansão tributária tem uma parte onde se cria mais um grupo de sovietes com nome bonitinho de "conselho federativo" e você quer que eles liguem pra tecnicalidades na tomada de poder deles?
Sim, porque todo projeto de lei ou PEC sempre será a salvação da colheita para a situação e o fim do mundo para a oposição. Em meio às guerras de narrativas, os dados podem ser meios agnósticos de informação para tomada de decisões. Não serve apenas para a proposta do governo, serve também para o legislativo analisá-la e para a sociedade civil tomar decisões em seus mais diversos contextos.
Em tempos, o Tarcísio já sinalizou apoio à reforma, que deve ser seguido por Caiado e Cláudio Castro, que eram resistências estaduais importantes ao texto. É muito possível que a reforma passe, mais pelo jogo político-partidário do que por qualquer outra coisa. Por isso se faz mais importante ainda o acesso aos dados.
P.S.: a postura estadista e diplomática do Tarcísio tem se destacado bastante. Por mais que ele ainda esteja pendurado no saco dos Bolsonaros e pagando algumas dívidas políticas em função disso, tem sido um respiro de sanidade na política BR. Espero que não se torne uma decepção com o tempo e se qualifique como mais uma opção viável em 2026.