Postado originalmente por
Sete
Vai me chamar de petista agora elementar... votei no Bolsonaro em 2018 pra tirar o PT e votei nulo agora (mas torcia contra o Bolsonaro). Mas o que o que vi foi algo bem pior, porque além da manutenção da corrupção em níveis estratosféricos (rachadinha, micheque, lavagem de dinheiro em imóveis, orçamento secreto, tchuchuca do centrão) e do emparelhamento da máquina pública, vi transformação da máquina pública em benefício do clan bolsonarista;
Cara, você dizer que Bolsonaro é insensível, é burro, é insensato, desumano, enfim, essas coisas todas eu nem discuto, porque concordo.
Mas equiparar o que aconteceu no Governo do PT, com corrupção sistêmica, onde a empreiteira literalmente tinha que ter um setor pra controlar a propina de tão enraizado e complexa que era a parada, é no mínimo irrazoável ou desconhecimento da dimensão das coisas.
Essa parte dos imóveis eu tenho minhas dúvidas da dimensão, porque certamente aquela matéria dos 51 imóveis foi uma das matérias mais porcas que eu já vi no jornalismo brasileiro. Acredito que o Flávio fez rolos em imóveis sim, tal como aquela loja de chocolates dele. Porém, estender ao resto dos demais, foi uma forçação de barra, tiveram que pegar 30 anos de 12 membros da família e ainda meteram um "moeda corrente = dinheiro vivo", ficou todo cagado o levantamento. Eu mesmo vendi meu imóvel em 2019 e lá consta a mesma expressão "moeda corrente" sendo que obviamente não recebi um centavo em dinheiro vivo, mas tão somente uma TED.
Em relação ao Orçamento Secreto, este daí foi uma construção do Legislativo com o Executivo. Não é obra exclusiva do Jair Bolsonaro. Inclusive, eu acho que ele nem teria capacidade cognitiva para elaborar algo assim. De todo o modo, quando o Governo é frágil politicamente, não existe vácuo de poder, logo alguém toma seu lugar. No caso do Governo Bolsonaro, foi o que aconteceu: pandemia desgastando o Presidente, o Legislativo aproveitou para tomar mais espaço no Orçamento, com a criação das emendas de relator (RP9) com valores vultuosos. Não tem nada de "secreto" nisso aí, a não ser pelo fato de que não se sabe quem é o parlamentar que solicitou ao relator a destinação do recurso. Porém as demais etapas, que incluem o empenho, fiscalização da CGU e TCU, todas permanecem inalteradas tal como é a execução de qualquer emenda parlamentar. Ao contrário do mensalão e petrolão que eram desvios de recursos públicos diretamente para o bolso do congressista ou para sua campanha, o famigerado "Orçamento Secreto" não tem nada a ver com isso. Trata-se de destinação de verbas públicas para investimentos em municípios, como por exemplo construção de escolas, viadutos, hospitais, etc. Eu me arrisco a dizer que uma vez que o Legislativo tem mais protagonismo na peça orçamentária, esse é um caminho sem volta. Não acho que o Governo Lula será capaz de barrar esse tipo de uso do poder e da verba pública. O Centrão continua forte.
A parte do aparelhamento do Estado, é óbvio que o PT teve mais tempo para fazer isso, pois esteve quase 14 anos à frente do Governo Federal. Então hoje o STF está todo aparelhado por eles, fora ministérios, agências, empresas e tudo mais. O Bolsonaro fez o mesmo, mas em menor medida. Aliás, um grande erro do Bolsonaro foi a primeira indicação dele do STF que criou toda essa situação do Lula ser elegível. Ou seja, ele mesmo criou o monstro que o derrotou, ironicamente.
Em relação ao uso da máquina pública em benefício do seu clã, isso concordo 100%, especialmente no que se refere às forças policiais e o uso da máquina legislativa para blidar a família de investigações e, no futuro, prisões, pois houve afrouxamento das leis em conluio com o PT.
Edit: A imprensa já mudou a fita e já tá chamando o "Orçamento Secreto" pelo o que realmente é: