
Postado originalmente por
Emiz
É que tirando essas que você citou e a SBT, o restante da midia mainstream (estadão, CNN, veja, uol, globo, folha de sp...) tá forçando a barra demais. Fora que de todas essas, a Globo deve ser de longe a mais forte do país, e acaba ganhando esse título meio generalista de "Mídia". É engraçado que se tem uma coisa em comum entre o lulista e o bolsonarista é que ambos odeiam a globo. Um assunto em comum pra trocarem ideia em mesa de bar sem sair na porrada.
Quanto a Globo odiar mais o Bolsonaro que a Dilma, sabemos que o motivo é $$. Se tivessem molhando a mão dos Marinho igual o PT fez a perseguição seria bem menor.
Bom, é mais do que $$, o Bolsonaro já ameaçou algumas vezes caçar até a concessão da emissora (o que é difícil mas é uma ameaça permanente pra qualquer emissora).
Acho que o brasileiro em geral não curte muito a Globo, porque ela sempre foi um player político importante e todo mundo sabe que os interesses da Globo sempre foram voltados à própria empresa e à família. É até engraçado ver alguém chamando a Globo de esquerdista, sendo que foi a emissora que mais abraçou a ditadura ou de direitista, sendo que babaram o ovo do Lula sinistramente durante o segundo governo (a ponto de bancarem até filme).
Mas ainda assim, acho importante reconhecer que tratar a mídia tradicional como inimiga é típico de governante populista com viés autoritário. Tanto que tá o Lula aí de novo falando sobre "regulação" e o Bolsonaro vira e mexe ameaça caçar concessão. Mesmo com a internet, jornalismo profissional bancado com dinheiro de grupos de comunicação ainda é essencial em qualquer democracia liberal.
P.S.: aliás, essa história da concessão pública da Globo é um fato muito pouco falado. Mesmo a maior parte dos requisitos para a renovação serem técnicos, é indiscutível que o Bolsonaro ganhar em 2022 e eventualmente conquistar maioria no Congresso seria o pior cenário para a emissora. Os caras até agora não terem se curvado ao governo federal é até "admirável" dado em vista que a maioria das empresas geralmente são pragmáticas com riscos desse tamanho. Alguém dos Marinho deve odiar real o Bolsonaro.