Eu não vou transformar esse tópico em um tópico sobre a legalização da maconha, porque esse não é o objetivo.
Mas adianto que TUDO que você falou sobre a comparação entre álcool e maconha está cientificamente equivocado ou não está lastreado em evidências de qualidade. Eu poderia até postar revisões sistemáticas e estudos grandes sobre o tema, mas você provavelmente vai dizer que é um "papel sem valor" e a única coisa que vale é o "mundo real", que nada mais é do que aquilo que você quer acreditar.
Sobre a questão da liberdade, é fácil argumentar que em uma sociedade, QUALQUER atitude irá, de alguma forma, exercer influência sobre as pessoas ao redor. A liberdade não existe para ser a solução de todos os problemas, ela existe como princípio e tem como consequência a necessidade de elencar responsabilidade. A discussão sobre qualquer proibição estatal, do ponto de vista liberal, é mensurar o quanto a proibição é capaz de gerar MAIS influências negativas sobre os indivíduos e sociedade do que a regulação/liberação. Novamente, temos vasta literatura científica e estudos em países onde a regulamentação da cannabis já aconteceu de forma mais ampla sobre o que é real e o que não é sobre os malefícios dessas políticas. Temos inclusive estudo que mostram como eram as sociedades ANTES da proibição (sim, a maconha já foi droga legal, a história da proibição dela é ridícula e tem viés racial).
Com dados em mãos a gente pode discutir com qualidade. Agora, com exemplos do tipo "funcionários que fumaram maconha não salvaram alguém de se machucar e riram", aí complica. É um argumento tão ruim que até dói. Eu até quero achar que foi zueira, que você tá fazendo o "do contra" pra trollar, acho que nem tu acredita no que você falou. Caso realmente acredite, sugiro procurar no google por "motorista alcoolizado/bêbado mata", ou "marido alcoolizado/bêbado", ou até mesmo "criança/adolescente alcoolizado". Acho que você vai achar mais conteúdo do que esse suposto caso de "maconheiros fazendo merda" que você deve ter suado pra achar.
P.S.: Bom, só para não deixar desinformação sem resposta (mais pro pessoal que esbarra no tópico e quer ir atrás de informação):
1) O álcool também está ligado a problemas neurológicos. Existem dois problemas específicos bem relatados e evidenciados: a demência alcoólica e um certo tipo de mal de Alzheimer, chamado de síndrome de Korsakoff, fortemente associada ao alcoolismo. Abaixo, um estudo de meta-análise (estudo grande sobre vários outros estudos) e um review da Sociedade Mundial de Alzheimer sobre o tema:
https://alzres.biomedcentral.com/art....1186/alzrt157
https://www.alz.org/alzheimers-demen...akoff-syndrome
2) O álcool está associado com o início do uso de outras drogas. Alguns artigos já conseguem estabelecer essa associação, por exemplo:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26645418/
3) O álcool causa alterações neuroimunes tanto quanto ou mais que outras drogas de abuso:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4804710/
Sem contar todas as estatísticas sobre álcool e violência em geral, acidentes de trânsito, overdoses e etc. Não acho que o álcool deva ser proibido (embora ache que, no Brasil, o controle da venda é ruim). Só que na comparação entre álcool e maconha, tá ruim pro lado da cachaça.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 





Responder com Citação





