De maneira geral, IPCA acompanha o IGP-M (Que é basicamente a medição da inflação que interessa ao gasto público), até aí, parece ok. Porém, produtos de alta demanda como o petróleo (necessário, sem exceção a qualquer investimento infraestrutural) tem as variações de preços similares aos de uma montanha russa, que sentido faz, por exemplo, ter um referêncial de gastos de IPCA pra um produto como esse?
Se você não tiver essa sua visão romântica acerca da PEC, quem sabe você perceberá. Como por exemplo, no trecho que você mesmo destacou.
Se existe um teto ''global'', mas a estrutura governamental e, sobretudo, a orçamentária está dividida em setores de atuação do governo como saúde, educação e segurança pública (que, como no próprio outro trecho que você destacou, terão limites percentuais estabelecidos), isso significa que haverá também um teto para cada setor e se esse teto for reajustado apenas de acordo com a inflação do ano anterior, temos sim um congelamento.O atual quadro constitucional e legal também faz com que a despesa pública seja
procíclica, ou seja, a despesa tende a crescer quando a economia cresce e vice-versa. O governo, em
vez de atuar como estabilizador das altas e baixas do ciclo econômico, contribui para acentuar a
volatilidade da economia: estimula a economia quando ela já está crescendo e é obrigado a fazer
ajuste fiscal quando ela está em recessão. A face mais visível desse processo são as grandes variações
de taxas de juros e de taxas de desemprego, assim como crises fiscais recorrentes. A esse respeito,
cabe mencionar a vinculação do volume de recursos destinados a saúde e educação a um percentual
da receita.
Qual é o problema com a palavra auditoria? Não entendi as razões do ''sic''. Se um banco lhe cobrasse taxas ilegalmente você não procuraria as vias legais para solucionar esse problema? Isso não é dar calote, é ser justo. Sinceramente não entendo essa necessidade em defender banqueiro que nos fode ilegalmente. Talvez o exemplo de auditoria de dívida mais notável seja o do Equador (inclusive, citei na minha primeira postagem) que constatou como ilegal a cobrança de U$ 3,2 bilhões, e a renegociaram em acordo com os credores, decidiram pagar apenas 30% do valor, 95% deles aceitaram, os outros 5% recorreram a justiça internacional e perderam. Isso lhes rendeu uma estimativa de economia de U$ 7,7 bilhõespara os próximos 20 anos e lhes possibilitou triplicar o investimento social no país.
Estou curioso, como isso seria um efeito negativo.
Estipulação de um teto máximo de gastos, com delimitação de gastos por setor, que podem ser remanejados se for de acordo da câmara. O que você acha que eles vão deixar faltar (se faltar), investimento em saúde ou os mimos de um jantar luxuoso pela bagatela de R$ 100 mil? Acho que todos sabemos a resposta, não adianta se gabar que leu se não souber interpretar as entrelinhas![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 





Responder com Citação



