
Postado originalmente por
Diferentaum
Sempre tive curiosidade nesse Pilares da Terra... Pode falar mais? E o Lovecraft é foda, mas dependendo do que você pegou pra ler, ele pode parecer um tanto fraco.
Então, é um livro excelente. Eu peguei o volume único e estou mais ou menos na metade do livro, mas ja dá pra dizer que é um dos melhores que eu li em muito tempo. Narrativa do cara é sensacional, e ele narra por POVs, que ultimamente é a minha forma favorita de narrativa. No começo ele parece um pouco desconexo, como se fossem duas ou três histórias sendo contadas de forma separada parece ser meio arrastado, mas quando você começa a ver as histórias se misturando a trama começa a melhorar muito. O sistema de POVs lembra bastante o estilo do George Martin em ASOIAF por exemplo, com aquele lance de um narrador em terceira pessoa que descreve o mundo através da mente de um personagem só, mas eles não são tão fixos como os do George Martin, que sempre fica em um POV até o fim do capítulo e tal... O Ken Follet altera/mantém quando precisa, sem se prender aos capítulos ou algo do gênero.
Uma coisa eu estou achando legal é a forma como o livro trata de como pequenas coisas são capazes de derrubar sistemas e como as consequências disso respingam na vida das pessoas. Para exemplificar (não necessariamente é uma situação que acontece no livro): "Um mensageiro de um lorde carregava uma mensagem conspiratória, é assaltado e morto e por acaso por um ladrão que sabia ler, que leva a mensagem para um lorde rival e vende. O rival leva até o rei que condena o lorde e sua família a morte e dá as terras para um aliado político. O aliado tinha um desentendimento antigo com uma família camponesa que habitava uma vila da região pela filha do meio ter se recusado a ir pra cama com ele uma vez que ele havia passado por ali e visto a moça bonita e resolve retirar todos os bens da família dela." No fim, por causa de um mensageiro assaltado o neném mais novo da família morreu de fome no inverno porque não tinham mais nada. Rola umas paradas parecidas nesse livro e eu acho essa temática de conspiração e principalmente como isso afeta a galera bem legal.
Eu arriscaria dizer que se curte Cornwell, pode cair fundo, mas Cornwell é mais focado em batalhas e esse livro até agora não teve quase nada de batalhas, então vou me arriscar a comparar com George RR Martin mesmo, pelo sistema de POVs e pelas maquinações. Não é uma obra de fantasia como As Crônicas, mas acho que do que eu ja li, é o que mais se assemelha, apesar das diferenças.
Mas eu recomendo sem dúvida.
Sobre o Lovecraft, os contos que tem no livro que eu peguei são "O Chamado de Cthulhu", "Horror em Dunwich", "Sussurros na Escuridão" e "O Assombrador das Trevas". Só li o primeiro e gostei do conto, principalmente da forma de descrição dele, apesar de ter achado algumas coisas repetitivas e não ter achado "assustador". Talvez eu não estivesse no clima certo pra me assustar. Vamos ver os próximos.