Alguns desses que você citou, não são esquemas Ponzi, como Avon e Natura. Apenas possuem um modelo de venda através de consultoras populares. Nem sei se existe algum pagamento em cima de indicações das indicações, mas o foco não é esse, o foco é sempre a venda do produto como foco para os ganhos financeiros.
Agora, Hinode, por exemplo, é patifaria. Tanto que a maioria dos caras que estão hoje recrutando otários para ela são oriundos da Telexfree, Monavie e BBOM, notoriamente esquemas e que deixaram muita gente fudida. Elas travestem o esquema de pirâmide e binário de indicações com um produto pouco competitivo, caro e, muitas vezes, inexistente ou insuficiente.
Para identificar se é real ou se é esquema é simples: o primeiro indício é terem um produto desconhecido e fraco, geralmente mais caro que os concorrentes diretos ou que tem pretensão de ser "gourmet" ou classe-média alta mas é de qualidade duvidosa. Depois, basta ver se o foco dado ao ganho de dinheiro com a empresa vem dos produtos ou pelas indicações sob indicações. Se forem as duas coisas juntas, só cai quem é otário e/ou muito ganancioso.