@GrYllO
Sua analise é perfeita, eu só não concordo com a sua conclusão, ao menos se eu a entendi corretamente, que é que o grande vilão foi o jogo ser competitivo.
Certo, competição pode levar a alguns espertalhões a quererem ter vantagens, mas o que faz um jogo encher de cheaters, bots e ademais para então chegar na situação que o Tibia chegou tem outra causa...
Se o Tibia não fosse um jogo competitivo ele talvez nem teria feito sucesso. Talvez você e todos outros que passam no TibiaBR diariamente sequer conheceriam o jogo. Basta ver que no auge dos bots, e das mudanças contra-competitivas, foi quando o jogo começou a definhar... As pessoas querem competir, a maioria das pessoas que jogam online jogam justamente por isso: competir. Caso contrario, estaria jogando um jogo single player.
Para mim fica bem claro que a competição em jogos online não uma mera casualidade ou detalhe, mas sim o ponto mais importante do jogo, isso é precisamente visto em todos jogos online que eu já joguei na vida, de CS, WoW, CoD, Ragnarok, Runescape, LoL, HoN, Dota e por ai vai... Portanto o Tibia não seria uma exceção, e dependendo do tipo de comparação que você fizer, há outros jogos com um grau de competitividade muito maior do que o Tibia jamais teve, isso apenas entre os que eu listei.
RPGs Single Player ou multiplayer não precisam ser extremamente competitivos, este nem seria o grande objetivo do jogo. Mas MMORPGs não fogem disso, lembre-se: os grandes MMORPGs são extremamente competitivos, e isso é o que fez o gênero se tornar um dos mais importantes das industrias de jogos ao invés de ficar recluso a pequenos grupos como o avô dos MMORPGs: RPGs de mesa.
Ora, se competição é algo inerente a um jogo online, é justo dizer que competição por trazer pessoas querendo se dar melhor e ter vantagens no jogo, através de meios ilícitos, estragou o jogo? Não, isto não tem cabimento.
Pessoas que querem se dar bem com pouco trabalho existe em praticamente todos jogos, todos tem seus bots. O que difere o que aconteceu no Tibia para a realidade de qualquer outro jogo "mais decente", foi culpa da empresa que o administra. A CIPSoft pelo menos até essa ultima onda de bans, nunca levou o problema totalmente a sério, sempre tentou fazer soluções desastrosas, ou fazer remediações simplórias. Se metade da competitividade desse jogo foi perdida pelos bots, a outra metade, foi perdida por algumas mudanças desastrosas que a CIPSoft fazia para tentar remediar o problema da maneira mais fácil possível: implementando no jogo o que deveria ter sido combatido dos bots.
Tente imaginar um MOBA, aonde tudo gira em torno da habilidade da pessoa, e quase todo heroi precisa fazer algo que depende de posicionamento e mira (acertar ou errar). Agora imagine, um programa que vai fazer tudo isso sozinho, o famoso aimbot, e depois outro programa que ainda vai controlar os 5 herois e "combar" suas habilidades, tudo automático (temos ai o warbot)... Isso sem duvidas acabaria com a competitividade do jogo e levaria a empresa a pensar em uma solução, e a mais correta, é impedir que usem o bot, custe o que custar...
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação