Até agora só comparei o trabalho do Felipão com o do Dunga pelo simples fato da mídia ter queimado ele na época e reduzido os feitos dele.
Agora, vamos falar de legado e profissionalização no futebol? Pra que? Brasileiro é um bando de crítico oportunista(eu mesmo me encaixo nisso), não esperamos soluções a longo prazo. Queremos sempre ganhar a próxima Copa e nunca temos PACIÊNCIA pra algum tipo de reformulação.
O Mano Menezes quando tentou iniciar da estaca zero uma "nova" seleção brasileira por causa do seu retrospecto ruim em pouco tempo já deixou o cargo. E o que fizemos? Buscamos no passado velhas figurinhas pra tentar alimentar esse sonho. E é o que vai sempre acontecer: Dunga não deixou um legado, Felipão muito menos.
Quando uma seleção falha, buscamos técnicos do passado e fica sempre nessa lenga lenga. Se o Dunga falhar nessa, na próxima quem sabe não dar uma chance pro Felipão ou Parreira? E isso vai se repetir SEMPRE.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR. https://taleon.online
Spoiler: Respostas (El Tristeza tropeiron e Darkon)
Postado originalmente por El Tristeza tropeirón
Não acho que houve soberba em 1982. Aliás, penso que a filosofia da seleção brasileira nessa copa foi muito similar a da Alemanha esse ano. A partida entre Brasil e Itália no Sarriá foi talvez a mais atípica da história, onde a individualidade do Paolo Rossi prevaleceu frente ao jogo coletivo brasileiro.
Semper Fidelis
Realmente, a palavra soberba não define bem o que aconteceu em 82 e a sua observação procede. Como definir o que aconteceu com aquela seleção fantástica, não é mesmo? Por parte dos jogadores, a seleção estava jogando uma bola fina e com foco. O problema ali, foi a mentalidade do Telê Santana contra a Itália.
Foi um excelente técnico? Com certeza, ninguém duvida disso.
Mas mesmo apresentando um futebol arte, é importante jogar pelo resultado contra alguns adversários que podem surpreender.
O Reinaldo fala disso:
Levando em consideração o que o "Rei" falou, lembrando que não se brinca com a Itália e somando a inflexibilidade do Telê, com a individualidade do Paolo Rossi e o erro do Júnior que deixou ele em posição legal no terceiro gol (e ainda levantou a mão e olhou pro bandeirinha, como todos os jogadores que falham fazem), o resultado tinha que ser aquele mesmo.
Talvez um pouco de soberba por parte do Telê em pensar que tinha formado o melhor time de todos os tempos, mas inflexibilidade define melhor.
Postado originalmente por Darkon
[POSTTIBIABR=6824958]Ver Post[/POSTTIBIABR]
Bom post, Darkon.
Existem algumas coisas a serem levadas em consideração. Por exemplo: a seleção nunca precisou de um técnico estrangeiro na história e conseguiu 5 copas do mundo. Técnico estrangeiro funciona nos EUA, Nigéria, Costa do Marfim e tantos outros, mas não para os grandes do futebol.
Assim como é difícil para qualquer estrangeiro compreender o "jeitinho brasileiro", também é complicado entender a tradição de dispensar técnico após uma sequência de 2 ou 3 derrotas ou que a camisa amarela vai para qualquer copa do mundo com a obrigação popular de trazer um bom resultado ou a copa do mundo. É preferível, inclusive, que o time saia da competição antes em jogos difíceis e disputados, do que chegar a final e não levar o caneco!
Mourinho vai entender isso? Guardiola vai entender isso? Não, além de, acima de tudo, serem técnicos campeões em clubes, sendo que não tem experiência com seleções.
Outra situação que já foi comentada: Renovação.
Quando a Espanha ganhou a copa em 2010, todo mundo começou, no mundo inteiro, a desaprender a chutar em gol e ficar passando a bola para avançar, na tentativa de copiá-los. Muitos times jogam assim, inclusive os espanhois que tomaram 5x1 da Holanda e nem saíram da primeira fase. Ou seja: não funciona mais. E só funcionou pois o nível técnico da copa de 2010 foi muito fraco e os times bons eram todos promessas, não estavam maduros ainda ou, simplesmente, foram envolvidos pelo jogo do time de Villa, Iniesta e Xavi, que na época estavam jogando muito mesmo.
Agora é a Alemanha que tem que ser copiada? Ok, não seria uma ideia ruim, afinal, foram muito inteligentes organizando o futebol em todos os níveis e são muito competentes em tudo o que fazem.
Somos sulamericanos. Como pegar um pensamento europeu e implantar aqui? Lá tudo funciona, não só o futebol. O exemplo sulamericano que mais conseguiu resultados nessa copa foi a Argentina.
Não se pode esquecer, que uma Argentina que só tinha a disciplina a seu favor, chegou a final e teve claras chances de levar o caneco em definições de Higuain e Palacio.
Tiveram muita sorte ao longo da competição, mas como Di Maria disse: "em copa do mundo, esse é um fator importante também".
Messi definiu algumas partidas e não apareceu na final. Di Maria também, foi importante contra adversários fracos, mas nem pôde atuar na final. Passaram da Holanda, pois ao contrário dos europeus, a Argentina parecia que tinha entrado para empatar e levar para os penaltys, onde um goleiro fraco como o Romero foi lá e pegou dois. Tim Krul não entrou, quem entrou foi o Huntelaar. Vlaar fazia a melhor partida de sua carreira (como o próprio jogador comentou) e errou o primeiro penalty. Sneijder também não converteu.
Na seleção brasileira, diante do cenário atual, falta uma defesa disciplinada (que não deixe avenidas de entrada em direção ao gol e que faça o principal: defender), jogadores com tarimba que não sumam do jogo como o Messi na final da copa e um treinador com a cabeça aberta para entender isso.
Esse treinador, não é o Dunga.
Sabella dizia antes da copa do mundo que aprendeu com Valdir Espinosa a importância de preencher espaços...
Essa história de ocupação de espaços é mais velho do que... não sei. Houve uma vez, quando jogava contra o Grêmio, fui falar com o treinador do Grêmio, que já havia sido meu comandante na minha passagem por esse clube. E ele me disse: "Vai ganhar quem ocupar melhor os espaços". Uma prova disso hoje é a Alemanha - disse Sabella.
O Espinosa é brasileiro... o que aconteceu? Os treinadores brasileiros desaprenderam futebol aqui?
Dunga, Felipão, Parreira representam o futebol antigo e estagnado. Muricy, pode até ser uma boa opção. Marcelo Oliveira tem sucesso em clubes, poderia ser um boa tentativa. E o Tite, foi o único que foi estudar futebol ou procurar algo mais.
O caminho está na bandeira: Ordem e progresso.
Se a seleção brasileira conseguir disciplinar os jogadores da defesa e conseguir jogadores com tarimba (de verdade) no ataque pode ser que alguma coisa aconteça.
Caso contrário, o jejum de 70-94 tende a acontecer outra vez e ser mais duradouro.
Não tenho opinião sobre o Dunga ser o novo técnico da seleção, mas acho que não vai dar certo pois em 4 anos ele sai do comando, ai o novo técnico não vai dar continuidade, voltando a estaca zero novamente.
Texto brilhante do jornalista Uli Hesse para a revista bretã FourFourTwo.
Sugiro a leitura. Temos que nos reinventar, principalmente do NOSSO jeito. O trabalho feito na Alemanha foi um sucesso lá, não tem nem como ser praticado aqui no Brasil.
Semper Fidelis
Clube Atlético Mineiro & Indianapolis Colts
"And the sky, could be blue, could be gray
Without you is a waste of time"
Layane, papai te ama!
Texto brilhante do jornalista Uli Hesse para a revista bretã FourFourTwo.
Sugiro a leitura. Temos que nos reinventar, principalmente do NOSSO jeito. O trabalho feito na Alemanha foi um sucesso lá, não tem nem como ser praticado aqui no Brasil.
Semper Fidelis
A dificuldade de reestruturar começa pelo fato da CBF não dar a minima pro futebol brasileiro.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR. https://taleon.online
Mas eu acho que seria muita loucura sair de um trabalho que, clubismo meu a parte, tem tudo para redundar em um novo título brasileiro, com um dirigente simples, que não é falastrão/estrela como Zezé Perella ou Kalil e ir pra seleção se sujeitar a aos desmandos de dinossauros como o José "Zé da Medalha" Maria Marin e Marco Polo del Nero, imprensa enchendo o saco e a resistência por ser um técnico que está a relativamente pouco tempo no mercado além de ser proveniente de fora do eixo, e sua história como jogador e treinador não ter passado pelo eixo, exceto em passagem como jogador pelo Botafogo.
Vamos ver no que vai dar, não quero tirar conclusões precipitadas à respeito do Dunga, apesar de ele ter passado pela seleção. Pode ser que alguma coisa venha a mudar.
Têm novos amistosos vindo por ai. Vamos ver.
Não tenho opinião sobre o Dunga na seleção ainda, mas sou mais contra do que a favor.
Agora, o Tite desde a sua saída do corinthians, está estudando futebol, visitou grandes clubes, está muito atualizado sobre taticas e técnicas, formação de jogadores e tudo mais, e acho sinceramente que ele queria muito ser chamado para esse cargo na seleção, pq tem recusado muitas ofertas de grandes clubes esperando essa proposta. Além de não chamar o Tite, eles vão colocar um cara que apesar de injustamente é demonizado por grande parte da população brasileira e se o Tite fizer um grande trabalho no próximo clube que assumir vai ser sempre um calo no pé do Dunga.
Sou muito a favor das opiniões de vocês, a CBF não vai largar o osso, não vai reformular o futebol e está buscando apenas escudos para segurar as críticas que tem contra eles. Eles preferem um futebol bagunçado q seja mais dificil de fiscalizar.