Postado originalmente por
Shizzle Nizzle
Galera, tenho visto que o nível de vocês é muito bom, então podem rolar umas discussões legais.
Bom, vou começar uma baseado num game que acabei de ter.
Link da partida: dota2://matchid=442491113&matchtime=161
Como você decide que é a hora certa para um teamfight ou um splitpush?
Discutindo um pouco a partida:
- Não gostei do pick do Troll, acho que um suporte tornaria o jogo ainda mais fácil. Claro, isso se o sup soubesse jogar.
- Acho que erraram em deixar Razor mid. Ember tem muito mais capacidade de gank, pelas próprias skills dele, é bem dependente de itens pra se manter em TF, e rushar lvl 6 é ótimo pra gankar heroes tipo Nyx e Enchantress (antes dos lvl 6 deles)
- Sua lane era bem mais agressiva pelo fato de ser sua safelane, mas dependia muito do ES. Fissure pra separar os dois, Torrent e kill. Fora que o harass do Tidebringer é uma das coisas mais OP do Kunkka.
Quanto à sua pergunta:
A única chance deles decidirem ir pra uma TF e dar certo é se eles tivessem farmados
E tivessem BKB. Pelo menos Legion e Huskar.
O time deles não tinha controle nenhum de nada, no máximo um Earth que pode empurrar/puxar. Ao mesmo tempo vocês tinham Kunkka, ES e Ember, que conseguiam controlar TF razoavelmente bem (barco faz todo mundo se separar, ES limpa Enchantress e Nyx no combo e Ember que prende os caras).
Agora trocava o Troll por um Disruptor ou DS e imagina como seriam as TF.
E pior que o combo ES + barco nem depende muito de timing, você mandando o ult na hora certa, o ES com dagger faz o resto (ult + fissure antes do barco pegar).
Respondendo à sua pergunta no meu modo de jogar, só faça split se:
Pelo menos um desses for válido
- Seu time sabe jogar e não vai suicidar os 3~4 heroes pra mesmo assim perder uma torre
- Seu time sabe jogar e consegue segurar os caras, fazendo um exchange decente de 2~3 heroes deles por 2~3 heroes seus
- O jogo está minimamente equilibrado (os caras não dão um dive na sua torre e matam seu time inteiro)
E um desses também (simultaneamente com algum de cima)
- Existe uma lane razoavelmente avançada pra você pushar
- Você tem um push decente
No caso de simplesmente fazer um split desde o início (fazer o time inteiro evitar TF), acho que o único pré-requisito é ter ward, tp e os jogadores fazendo split terem noção de jogo e hora de sair.
Cansei de falar pra dar split e ver aliado forçando a lane e morrendo mesmo a gente avisando com uns 10s de antecedência que eles iam tomar gank.
O split só dá certo se ninguém morre. De que adianta tirar metade do hp de uma T2 se você perde 2 heroes no processo e toma um push que tira duas T2 de duas lanes diferentes porque não tem ninguém vivo pra defender?
Exemplificando:
Teve um jogo que eu joguei de NP (tinha alguém do fórum junto, acho) que só ganhamos porque quebrei 2 lanes deles em split. TF nossa era horrível, morria 4 nossos pra matar 1 sup deles.
Só deu certo porque o time adversário não conseguia quebrar torre quando rushava. Os caras tinham medo de dar dive pra matar meu time, e ficava naquele empurra-empurra de creeps enquanto eu quebrava. Demorei ainda 6 splits pra quebrar: um pra cada T2, um pra cada T3 e um pra cada set de racks.
E aí depois que quebramos duas lanes o jogo equilibrou, meu time se recompôs e a gente acabou levando a melhor uma hora e quebramos a última lane que faltava.
Ao mesmo tempo, perdi jogo que consegui quebrar uma lane, mas o meu time era tão ruim que morriam 4x5 sem levar ninguém e perdíamos torre rapidinho. Quebrei uma lane e depois nunca mais consegui passar do rio, sempre precisava defender alguma lane.