Postado originalmente por
Freegells
Certificado de idioma (TOEFL, no caso do inglês) é realmente necessário? Tava dando uma olhada no site do CsF e em nenhum lugar eles colocam isso como requisito... Inclusive oferecem bolsas pra aprendizagem do idioma já no local de destino. Estou fazendo engenharia, daqui 1 ou 2 períodos acho que já consigo me inscrever no programa, apesar de não conhecer muito sobre o mesmo (tenho até lá pra pesquisar).
Na verdade, todo lugar que você vai precisa de um certificado de idioma. E nem sempre é inglês, tipo, alguns lugares no Canadá, você precisa fazer a prova de francês. Na Alemanha, é preciso alemão (eu acho).
Esse requisito é colocado no edital de cada país. Tem uma prova gratuita do TOEFL que somente os EUA, China, Noruega e Hungria aceitam (eu acho). O resto, só provas pagas (preços acima de 400dilmas).
Aqui, olha nesse site:
http://www.cienciasemfronteiras.gov....oes-resultados
Vai em Chamadas Abertas > Graduação e escolha o país desejado. Se você escolheu, por exemplo, Coréia Do Sul, clica em "Texto Original" e leia a parte 3 do documento, sobre requisitos. O teste linguístico necessário, nesse caso, é a parte VII.