Postado originalmente por
Edu Apokalipse
Por falar em top, queria algumas dicas tuas mano, seguinte:
Qual o foco de um toplaner, na tua opinião? Levar a lane, farmar bem, buildar mais defensivamente pra fazer a frontline de um time?
Quando um toplaner deve sair de sua lane?
Quando deve seguir "puxando" a lane? (nesse caso imagine um vlad ou um zed puxando loucamente)
Sei lá, eu tô tentando jogar na toplane ultimamente, e tô sofrendo um pouco por não saber muito bem como me posicionar no mid-game (early/lane phase é só farmar e late sem torre é mais wards / controle de mapa e tal, mas o mid-game é que me complica).
Por exemplo, a normal game que joguei hoje: Joguei de Vlad contra uma Fiora, não recebi um gank sequer do jungler noob do meu time, e mesmo assim consegui solar ela algumas vezes. Terminei com o melhor farm (creeps) da partida, 6/5/9 KDA, e procurei não sair muito da minha lane. Fiz certo?
Sei lá, ganhamos, eu terminei positivo, e ajudei muito meu time a vencer... btw, não sei ainda se há algum momento que devo sair do top e tals...
Além disso, queria saber qual build tu costuma fazer num vlad top. Eu comecei com escudo de doran e depois fiz Espirito do espectro -> zhonyas -> semblante, e depois ia tentar fechar rabadon (mas não deu tempo).
É isso. São várias perguntas mas creio que tu vai saber responder todas de boa ^^
abraço!
O foco do top lane é ter um farm bom, muito bom na verdade, e tentar levar o maior numero de torres no early mid game, tenha em mente que a tendencia de vc perder um game por não buildar um pouco tank é enorme, esse é o porque não usam mais tanto assassins como zed no top, é claro que em solo q. tudo funciona, mas ainda sim é um tanto quanto perigoso.
você tem que ver se vale a pena continuar puxando sua lane, mesmo se a torre t1 (tier 1, primeira torre) caiu, você deve se perguntar "vale a pena eu ficar aqui?" muita das vezes vale, afinal, se você estiver forte o jungle vai ter que vir dar suporte pro outro top laner, isso já facilita muito o gameplay das outras lanes e o foco em objetivos.
agora sobre puxar loucamente é uma situação complicada, em solo q. eles sempre vão fazer merda, principalmente lutar quando n é pra lutar, então vc tem que pensar pelo seu time tambem, analisar o engage deles e tal, se por exemplo for uma sejuani jungle e uma sona suporte, vai ser MUITO dificil tu ficar puxando, pq eles tem um engage muuuuuito forte e isso via ir por agua abaixo, tu pode levar 1-2 torres, mas eles concerteza vao levar o inib.
Lembrando q tem alguns campões que puxam lane rapido (vlad), outros levam torre rapido (jax, zed, nasus) e outros com pressão global meio a meio (shen).
Não sei se ficou claro, mas se tiver outras perguntas, ficarei feliz em responder.
E os itens do vlad estão certo, mas semblante n é um core pra ele, vc tem que analisar se vale a pena, se tem um ap muito forte se tem mais de um ap, etc...