O grande problema é que tem muita gente que realmente reforça seu pensamento cultural através das piadas, seja contando ou ouvindo. Do mesmo jeito que um cara totalmente ignorante ri de uma piada de gay, um cara com a cabeça mais evoluída ao assunto também pode rir, óbvio que reforça, mas tá longe de ser o grande problema, ao meu ver o problema não é a piada em si, mas sim em realmente ter aquela visão, mesmo que a pessoa tente disfarçar. Por exemplo, no fim de uma piada de gay alguém tem o pensamento, mesmo que subjetivo "esse viadinho tinha mais é que se ferrar mesmo" enquanto outros têm "ah tanto faz, no fim to cagando para o que esse cara faz entre quatro paredes, é um direito dele e eu não tenho nada a ver", é essa base aí que corrói o respeito e constrói o preconceito, a bagagem cultural que se instala no sujeito desde sempre.
Nem sempre o humor é depreciativo, muitas vezes pode ser um elogio, mas óbvio que os mais comuns são os que pegam os defeitos/características mais destoantes da pessoa/situação/objeto/grupo, é meio complexo isso, mas acho que a evolução (redução dos preconceitos) vem do social e da conscientização, consequentemente o produto humor será modificado com o tempo.