Curtir Curtir:  0
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 28

Tópico: Um nível de inteligência é algo fixo ou algo que se pode treinar e evoluir?

Sushruta Samhita Avatar de Phineas Gage
    Registro
    12-08-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Inteligência interpessoal e intrapessoal são as melhores, principalmente quando atuadas em conjunto. No mundo de hoje, olhando para os campos mais importantes da vida de um homem -família e trabalho-, elas é que fazem a diferença. O resto é, de todo, dispensável.

---

@tópico;

É possível treinar e evoluir.

O conceito de inteligência é muito relativo e não nos deixa com os pés no chão pra discutirmos atribuindo valores. "A" é mais inteligente que "B" é uma frase desconfortante e não tem firmeza de veracidade. E, diferente do que o Kauan disse acima, divergir "conhecimento" de "inteligência" também não é o suficiente.

O que muita gente tem como viés no aprendizado é a dificuldade inconsciente de reconhecer a importância que o assunto estudado vai ter do momento em diante, bem como da sua utilidade no futuro. Como nosso cérebro tem uma capacidade grandiosamente maior de guardar informações quando se percebe que elas têm/vão ter serventia, fica difícil, por exemplo, aprender um conteúdo de história ou aprender a utilizar uma determinada fórmula matemática quando não temos real intenção de fazê-lo (quando não achamos que aquilo nos será útil). Notem que aqui há um atrapalho tanto na "inteligência lógica" quanto na "memória", ambos "tipos diferentes de inteligência", provando que não há lucidez em estratificar tão pontualmente as definições.

Portanto, tendo em mente o parágrafo acima, fica fácil entender que o treinamento é, sim, eficaz. Ao começarmos a decorar forçosamente alguns conteúdos e a resolver na marra problemas matemáticos, nosso inconsciente perceberá que, por exemplo, saberemos a resposta numa prova futura, ou que saberemos responder uma pergunta que o professor faça relacionada ao assunto que estudamos. Ou seja, inconscientemente passaremos a atribuir valor e importância ao conteúdo e aos modos de se resolver equações. Passaremos a nos importar com o que está nos livros diante de nós e com o que o professor passa em sala de aula. Por fim, passaremos a aprender com mais facilidade.

Esse mesmo processo serve para as mais diversas áreas da vida, não se limitando ao lar acadêmico e, muito menos, à escola e à faculdade.

---

OBS.: Deixei em negrito as palavras inconsciente para ficar claro que isso não é algo nitidamente notado e muito menos algo que acontece rapidamente. O feito leva tempo e muitas vezes passa desapercebido.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Phineas Gage; 29-07-2013 às 18:39.

Registro
    21-02-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

@Phineas Gage

Embora como você disse, apenas divergir ambos não seja suficiente, distingui-los o faz, o que chamei atenção aqui é para a confusão de conceitos que estavam sendo apresentados no tópico.

Entretanto, dar a devida importância também não serve como fator único e para mim, essa facilidade dada ao longo do tempo se dá em detrimento do esforço e determinação, como eu mesmo mencionei, não serve de parâmetro para inteligencia. Posso facilmente servir de exemplo pra este debate visto que durante minha graduação, tive extrema dificuldade relacionada a area de Sistemas de Redes, mesmo sabendo da sua imensa importância.

A forma que você caracterizou como treino de inteligencia nada mais é do que o esforço natural que faz com que pessoas menos inteligentes para determinado assunto consigam adquirir mais conhecimento que uma supostamente mais inteligente.

No mais, a frase ""A" é mais inteligente que "B" é uma frase desconfortante e não tem firmeza de veracidade." embora seja desconfortante é passível de "firmeza de" veracidade dependendo do seu contexto.
    Última edição por KauanJP; 29-07-2013 às 18:58.

Registro
    12-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por KauanJP Ver Post
    @Phineas Gage

Embora como você disse, apenas divergir ambos não seja suficiente, distingui-los o faz, o que chamei atenção aqui é para a confusão de conceitos que estavam sendo apresentados no tópico.

Entretanto, dar a devida importância também não serve como fator único e para mim, essa facilidade dada ao longo do tempo se dá em detrimento do esforço e determinação, como eu mesmo mencionei, não serve de parâmetro para inteligencia. Posso facilmente servir de exemplo pra este debate visto que durante minha graduação, tive extrema dificuldade relacionada a area de Sistemas de Redes, mesmo sabendo da sua imensa importância.

A forma que você caracterizou como treino de inteligencia nada mais é do que o esforço natural que faz com que pessoas menos inteligentes para determinado assunto consigam adquirir mais conhecimento que uma supostamente mais inteligente.
    Não quis questionar ou julgar seu post. Não é um debate.

Quanto mais se aprende, mais se aprende a aprender. Quanto mais se estuda, mais "inteligente" -de novo esculhambando com a palavra- a pessoa fica. Não é em detrimento apenas do esforço e determinação. A curva de aprendizado é exponencial.

No mais, a frase ""A" é mais inteligente que "B" é uma frase desconfortante e não tem firmeza de veracidade." embora seja desconfortante é passível de "firmeza de" veracidade dependendo do seu contexto.
    É passível de veracidade, apenas. Há um erro de interpretação. Firmeza de veracidade remete ao inquestionável, ao absoluto. Não depende do contexto. É firme. Precisa se referir a algo concreto.

Me expressei mal. Sorry~
    Última edição por Phineas Gage; 29-07-2013 às 19:16.

Registro
    09-07-2013
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

@Phineas Gage

Talvez buscar conhecimento não te torne ingeligente, mas possivelmente a busca pelo conhecimento é uma consequência de inteligência.
    Pessoas cultas não são inteligêntes porque são cultas, elas são cultas porque são inteligêntes e perceberam o valor do conhecimento...
    Sua mente sempre está limitada à ela própria, ela não consegue pensar além do que ela sabe, perceber isso é um ato inteligênte no sentido mais lógico da palavra e portanto, a busca pelo conhecimento se torna uma consequência dessa compreensão.
    Muita gente percebe isso naturalmente, ao, por exemplo, debater algo com alguém que acha que está completamente certo de algo que você sabe que não. Ao passar por essa experiência, talvez você inconscientemente perceba o que eu acabei de escrever ali, que sua mente é limitada ao que ela sabe, você passa a entender que isso se aplica a você também e sente a necessidade de buscar conhecimento.
    Outras pessoas nunca vão se dar conta disso (conheço várias) e vão achar que estão sempre corretas em seu modelo de pensamento, nunca percebendo que seu pensamento se limita a sua própria mente.

Tinha uma frase sobre isso....algo como "A inteligência está na dúvida", ou "O sábio é o cara que questiona e etc.."

Enfim...Deu pra entender o que eu quis dizer?

Consegui criar uma frase pra isso...

"Inteligência é saber reconhecer sua própria burrice.."
    Última edição por J Dihzy; 29-07-2013 às 22:31.
    Pain comes back everytime, it is great.

Registro
    21-02-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por J Dihzy Ver Post
    <Ver msg>
    Eu concordo com o que dizes, de uma certa forma, todos nós somos inteligentes e estamos adquirindo conhecimento a cada dia. Mas ai pego o que o Phineas Gage falou anteriormente, distinguir inteligencia de conhecimento não é suficiente, a busca pelo conhecimento é algo complexo, envolve inteligencia, o meio onde a pessoa vive, envolve uma série de variáveis.

E se não são debates como estes, nada mais nada menos que uma chance de compartilhar ideias e adquirir conhecimento.

Publicidade:

Registro
    05-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Em termos acadêmicos/trabalho, não existe limite. Não no mundo real. Talvez seja impossível aprender perfeitamente tudo, por exemplo, para o vestibular. Mas para coisas específicas, com estudo e prática não existe limite.

Se o que você quer é ter raciocínio rápido e eficiente, é outra história. Uma coisa é solucionar algo que você está acostumado e já viu de diversas formas, de diversos ângulos, outra é encontrar um problema que você possui pouca familiaridade.

Um exemplo acadêmico bem simples é: imagine que você estuda cinemática (física) diariamente. Se cair qualquer problema de cinemática, você faria sem grandes problemas, e conforme o tempo passa você resolve eles cada vez com mais rapidez e facilidade. Mas se você pegar uma prova de física em geral, as coisas mudam. Você pode até acertar tudo de cinemática, mas seria muito difícil acertar a prova inteira.

Resumo: você pode se aperfeiçoar o quanto quiser em um assunto particular, mas conforme você aumenta seu leque de assuntos, a profundidade do seu conhecimento em cada um cai exponencialmente.
    Citação Postado originalmente por elielsantos Ver Post
    Um ateu, entrevistado sob a condição do anonimato, confessou que ele odeia cristãos com ódio intenso, mas ama os muçulmaos, que matam ateus. Segundo ele, "seu maior sonho seria sentir uma fungada em seu cangote de um jihadista". "Eu tremo todo só de pensar nessa cena", nos confessou ele emocionado.

Registro
    22-03-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Vou do pensamento do Phineas, aliás, +++rep haha.
    Também acho que a inteligência é uma linha exponencial e eterno crescimento.

Acho divino ter conhecimento intrapessoal, acho que faz total diferença.

Tem uma frase que eu li há pouco tempo, e reflito todos os dias o quão ela é perfeita:
    "Somos o que repetidamente fazemos, portanto, a excelência não é um
    feito, mas um hábito''.
    - Alberto Escudero
    Se encaixa perfeitamente no que o Phineas disse.

grilo minda premio Avatar de Rocko
    Registro
    24-06-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Phineas Gage Ver Post

O que muita gente tem como viés no aprendizado é a dificuldade inconsciente de reconhecer a importância que o assunto estudado vai ter do momento em diante, bem como da sua utilidade no futuro. Como nosso cérebro tem uma capacidade grandiosamente maior de guardar informações quando se percebe que elas têm/vão ter serventia, fica difícil, por exemplo, aprender um conteúdo de história ou aprender a utilizar uma determinada fórmula matemática quando não temos real intenção de fazê-lo (quando não achamos que aquilo nos será útil). Notem que aqui há um atrapalho tanto na "inteligência lógica" quanto na "memória", ambos "tipos diferentes de inteligência", provando que não há lucidez em estratificar tão pontualmente as definições.

Portanto, tendo em mente o parágrafo acima, fica fácil entender que o treinamento é, sim, eficaz. Ao começarmos a decorar forçosamente alguns conteúdos e a resolver na marra problemas matemáticos, nosso inconsciente perceberá que, por exemplo, saberemos a resposta numa prova futura, ou que saberemos responder uma pergunta que o professor faça relacionada ao assunto que estudamos. Ou seja, inconscientemente passaremos a atribuir valor e importância ao conteúdo e aos modos de se resolver equações. Passaremos a nos importar com o que está nos livros diante de nós e com o que o professor passa em sala de aula. Por fim, passaremos a aprender com mais facilidade.

Esse mesmo processo serve para as mais diversas áreas da vida, não se limitando ao lar acadêmico e, muito menos, à escola e à faculdade.
    Então esse lance de "ser importante" pode explicar o motivo de eu conseguir render mais estudando na véspera da prova varando a noite do que uma semana antes? Tipo, no "grau de importância" do meu subconsciente isso teria prioridade máxima na véspera e nem tanta importância assim num prazo mais distante? Ou é só questão de interesse/preguiça mesmo? hehehe
    Avatar by:[USER=Don Maximus Meridius]Don Maximus Meridius[/USER] <3

As vezes eu streamo, siga!

https://www.twitch.tv/moutonzinho

Registro
    12-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Rocko Ver Post
    Então esse lance de "ser importante" pode explicar o motivo de eu conseguir render mais estudando na véspera da prova varando a noite do que uma semana antes? Tipo, no "grau de importância" do meu subconsciente isso teria prioridade máxima na véspera e nem tanta importância assim num prazo mais distante? Ou é só questão de interesse/preguiça mesmo? hehehe
    Claro que explica. A véspera da prova é como uma última chance de você não tirar uma nota ruim. Pro seu inconsciente, é como um "tudo ou nada". Você consegue atribuir importância ao estudo pelo desespero.

Isso é muito ruim por vários motivos, mas o mais destacado deles é o de que, fazendo isso, você não cria o gosto in natura pelos estudos. Como muito de nossa vida profissional é reflexo de hábitos acadêmicos, no seu trabalho você vai começar a "ser produtivo" apenas quando conseguir enxergar uma recompensa a curto prazo, seja ela o salário ou o escape de um sermão do chefe. 90% das pessoas são assim.

Aliás, penso que esse é o principal motivo pra muita gente ter dificuldade em passar no vestibular. A pessoa até estuda e se esforça, mas não grava absolutamente nada do que lê ou escreve. E aí, faltando poucas semanas ou dias pra prova, a capacidade de aprendizado e disposição aumentam exponencialmente, mas já não dá mais tempo. É exatamente o mesmo caso de "estudar na véspera das provas", só em escala maior. Nesses casos, falta lapidar o inconsciente.

Tem uma frase que gosto muito:
    "O homem não é dono de sua própria casa. Ele é como um cavaleiro que dirige um cavalo: tem apenas as rédeas, mas não a força que o impulsiona. A força é seu inconsciente."
    Última edição por Phineas Gage; 01-08-2013 às 11:26.

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Respostas muito interessantes no tópico, mas vou por um outro lado.

A definição de inteligência que eu mais gosto é "a resposta criativa ao agora", isto é, muito mais genérica do que o que as pessoas estão discutindo aí - apesar de eu também levar em conta inteligências múltiplas, só que mais como subdivisões do que a inteligência em si.

Logo, o que eu penso é: as pessoas vão muito mais perdendo a inteligência ao longo da vida do que o contrário.

Inteligência pra mim é um processo de desaprender, de abstrair, de conseguir analisar situações de um jeito completamente espontâneo e impessoal, criar soluções originais e criativas para os problemas.

Desaprender, e não aprender. Ou aprender a desaprender se você quiser forçar essa barra.

Eu acho que os métodos convencionais que a sociedade diz serem bons para melhorar a inteligência são exatamente o oposto: acabam tornando a nossa visão de realidade mais estreita e, logo, menos inteligente.

Eles podem ser bons para conhecimento, lógica e todas essas coisas - essas sim, na minha opinião, podem ser treinadas - mas não para o que eu chamo de inteligência.

O exemplo clássico é aquela pergunta que um bebê de 4 anos faz e você não sabe responder. Essa é a inteligência que eu mais valorizo.

Publicidade:

Tópicos Similares

1. "Eu me encantei", diz caçula de Eike Batista sobre panicat
    Por Angus Rook no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 99
    Último Post: 27-01-2013, 16:40
  2. Jogos | A História dos Controles de Videogames! (grande)
    Por Sero no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 26
    Último Post: 16-08-2012, 00:57
  3. Sero x Mano Mendigo (2º Torneio Roleplay - Semifinais)
    Por Lacerdinha no fórum Roleplaying
    Respostas: 16
    Último Post: 12-06-2012, 01:33
  4. Irukukwu x Sero(2° Torneio Roleplay - Quartas de final)
    Por Senhor das Botas no fórum Roleplaying
    Respostas: 24
    Último Post: 12-05-2012, 15:44
  5. Jogos | Perfect World - Expansão Genesis
    Por Vlokoslak no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 5
    Último Post: 04-09-2011, 12:15

Permissões de Postagem