Boa parte da culpa de muitos mundos estarem esse lixo de dominacao e power abuse é culpa de nós mesmos, brasileiros.
Infelizmente brasileiro já tá muito manjado e mal visto em jogos onlines, saiu até uma reportagem a uns tempos atrás sobre isso. Como eu moro no Perú atualmente e falo espanhol, e o nome do meu personagem fica ambíguo, pode ser lido tanto em espanhol como em português, eu já falo que sou peruano, assim os poloneses implicam menos comigo.
Outra praga nos servidores sao os poloneses, e ainda acho que eles sao piores que os brasileiros. Em Celesta onde jogo atualmente (já chego no porque vi para Celesta), no sábado ou domingo, uns amigos da minha esposa estavam fazendo uma service em POI quando acabou a energia na casa do blocker (EK nível 200 e lá vai número). Um polones viu um grupo ai abobado e lurou um montao de bichos: resultado: os afobados morreram (se tivessem ficado calmos e se organizassem, teriam salvado o pescoco).
Eu quando comecei a jogar, em 2004, joguei a primeira vez em Trimera, e fui muito trollado, em Rookgaard, roubavam meus itens, diziam que eu tinha que jogar os itens no chao para que ficassem protegidos com um tal de safeitem.sys e em seguida eu teria que pressionar control + l (já imaginaram que eu deixei um machado e desloguei e a guria me roubou o machado né?).
Depois de muito ser trollado, consegui um grupo de noobs e saíamos cacando, e sem conhecer muito do jogo, andavamos dando follow em todos, em três para matar um rat, etc. Até que todos se cansaram e se separaram. E fui aprendendo a descer no esgoto, e encontrei um cara que me ajudou, e descendo no esgoto ele me ajudou a matar spider e poison spider. Imaginem o incômodo de jogar sem tocha, sem magia de iluminacao e sem o ambiente light em 100%? Até que deu o server save, o burrao nao conseguiu subir na escada e logar em lugar seguro e fiquei dentro do esgoto.
Tente jogar depois disso, me aborreci e larguei mao. E só tinha comecado a jogar por insistência de um amigo.
Passou um tempo e resolvi dar outra chance para o Tibia, fiz um novo personagem, e criei a conta em Tenebra (pensando que era o mesmo mundo que joguei antes, depois de muitos meses vi o equivoco) e convenci minha (na época) namorada a jogar também.
E lá vao os dois noobs, um sorcerer (eu) e uma druida (ela) jogar Tibia. Dessa vez foi mais tranquilo, menos estafas, menos noobice (já conhecia o Tibiabr, já tinha lido um montao sobre o jogo) e no final de 2005 saimos os 2 para cacar, e na época, mage usava arma, escudo e runa. Nao tinha Wand e um montao de modernidades. A criacao de runas era baseada no ml e outras coisas, que foram mudando com o tempo. Ah, e as GS podiam chegar na dwarf bridge (luradas).
Eu noob, sai de rook no nível 10 (me arrependo até hoje disso) e ela no nível 8. Jogamos mais ou menos, sendo pklizados algumas poucas vezes, fazendo amizades e conhecendo o Tibia.
Por motivos de trabalho e tempo, fomos abandonando o jogo, que já comecava a ficar chato pelos power abuses, cartas em cavernas, etc.
Aborrecidos, criamos uma conta em Candia, e jogamos um tempo ai. Depois no recém criado Unitera (quando liberaram para os free), e paramos.
Uma amiga e vizinha RL disse para criar a conta em Celesta, que ela nos ajudaria, e ai criamos a conta. Jogamos um pouco, e novamente, por tempo e trabalho, os chars ficaram guardados no depot por uns 2 anos (de 2009 quando comecamos em Celesta até 2011, quando viemos para o Perú), sendo logaso esporadicamente para nao perder o char. Depois em 2011 uma tentativa de jogo e um novo abandono, char mais 2 anos guardados, até que em marco ou abril desse ano, animei a mulher a voltar jogar Tibia e aqui estamos, hoje eu sou nível 41 e ela 90 (jogo pouco). Tem bot? Tem, mas tá muito melhor que ser morto toda hora, e as vezes o bot te ajuda quando a caverna pega um respawn muito forte e você nao está preparado.
Se vai voltar a jogar, pega um mundo optional-pvp e sejas feliz. Eu gosto de Celesta.