Defesa em espadas e escudos.
Última atualização: 14/12/2013.
Intodução.
Vou começar falando sobre um assunto já batido aqui no fórum, vou falar sobre como funciona o sistema de defesa com escudos ou armas de meele no tibia. Não vou me aprofundar muito nesse tema porque não é o objetivo do tópico, vou apenas dar um exemplo para deixar claro como o sistema funciona.
Vamos considerar um kina com skills 87\80, equipado com uma SoV(atk48 def 35+3) e um MMS def 37.
Sua defesa total seria os 37 do escudo mais +3 do modificar de defesa presente na espada, isto é 40, com skill 80 de defesa.
Caso esse player resolvesse tirar o escudo, sua defesa seria 35+3=38 mas neste caso o skill que contaria para a defesa seria o sword fighting, ou seja def de 38 com skill 87.
Uma lenda muito difundia sobre esse tema é que um player sem escudo, usando apenas a espada defenderia apenas um monstro, mas isso não é verdade. Sempre é possivel defender duas criaturas, estando ou não com escudo.
Para mais informações sobre esse tema recomendo ler as pesquisas feitas pelo tibia stats.
http://www.tibia-stats.com/index.php...eldingSkilling
http://www.tibia-stats.com/index.php...esearch=shield
Um escudo pode diminuir a sua defesa?
Bom vamos ao real objetivo deste tópico.
A nova geração de kinas que surgiu apos o treino off, tem geralmente um skill onde o sword fighting tem 7 pontos a mais que o shielding, isto é skills da forma 87\80, 97\90 etc...
Essa diferença de skill gera um fenômeno um tanto quanto engraçado no tibia, em alguns casos usar um escudo pode diminuir a sua defesa (wtf???). Parece estranho mas é assim que as coisas funcionam no tibia, vou dar alguns exemplos para vocês perceberem como as coisas podem ser bizarras.
Vou considerar um kina com skill 87\80 nos cálculos efetuados abaixo, poderia ser considerado outros skills o importante é a diferença de 7 pontos entre sword e shield.
Conclusão, antes de gastar uma grana pra dar um upgrate no seu set, com aquele escudo massa que vc sempre quis ter, e bom fazer umas continhas para ver se vale apena mesmo.Vamos começar com kina usando
(atk 48 def 35+3) +
(Def 37)
Em full atk sua defesa seria em media 33 pontos
Se ele retirar o escudo e ficar apenas com a espada sua def mudara para absurdos 34 pontos.
Agora vamos considerar esse mesmo kina usando
(atk 47 def 34+1) +
(def 35)
Sua def seria 30 pontos, ao retirar o escudo sua def mudaria para 31.
Vamos agora mais um ultimo exemplo
(atk36 def 30+1) +
(def 31)
Com esses equipes a def ficaria em media 26, ao retirar o escudo a def almentaria para 27.
Espadas de duas mãos.
Depois de ver casos onde vale mais apena usar uma espada sem escudo, uma questão que surge naturalmente é "Existem espadas de duas mãos que podem defender tão bem quanto uma espada de uma mão com escudo?".
A resposta para essa pergunta é sim, porem apenas em alguns casos isolados.
Vou apresentar alguns exemplos:
Vamos considerar um kina que acabou de sair de rook(lvl8), deixou um dia de treino off(12h)(skill 43/36), com pouca grana pra investir em espadas e escudos mais caros.
Usando os equipes tradicionais. 1k de investimento na espada e 500gp no escudo.
(atk 24def 21+2)+
(def 26)
Seu atk medio seria 49
Sua def media seria 11
Com 500gp de investimento na espada de 2 mão.
(atk 26 def 23)
Seu atk medio seria 53
Sua def media seria 11
A espada de uma mão do lvl 45 a Pharaoh Sword é muito rara e cara, fazendo com que a maioria dos kinas usem a Assassin Dagger até o lvl 50. Poderia ser usado como opção uma Dragon Slayer.
Vou considerar um kina lvl 45 com skill 87/80.
Usando os equipes tradicionais.
(atk 40 def 12-2)+
(def 33)
Seu atk medio seria 164
Sua def media seria 25
Usando uma Dragon Slayer.
(atk44 def 28)
Seu atk medio seria 179
Sua def media seria 25
Apartir do lvl 75 a espada The Avenger, se torna a melhor opção para kinas, apenas sendo superada novamente pela Shinny Blade+Ornate Shield.
Com apenas 5 pontos de diferença entre sword e shielding a The Avenger defendera mais que a Emerald Sword+MMS.
Para comprovar essa afirmação deveriamos confrontar a The Avenger(atk 50 def 38) com as seguintes três espadas,
(atk 47 def 24+3),
(atk 48 def 35+3),
(atk 49 def 33+3). Como as 3 espadas de uma mão tem o mesmo modificador de defesa, se a The Avenger superar ou igualar defesa da Emerald Sword+MMS automaticamente vai superar ou igualar das outras duas.
Vamos considerar um kina lvl 100 com skill 87/80 usando uma Royal Draken Mail que da +3 de shielding, ficando com skill 87\83.
Usando
(atk 49 def 33+3)+
(Def 37).
Seu atk medio seria 209
Sua def media seria 34
Usando
(atk 50 def 38)
Seu atk medio seria 213
Sua def media seria 34
Espadas lvl 250.
Entre as duas novas espadas com lvl 250 a opção mais defensiva sem duvidas seria.
Umbral Masterblade+ Prismatic Shield
Mas você pode estar se perguntando entre as opções mais ofensivas qual é melhor?
Umbral Masterblade+ Shield of Corruption
ou Umbral Master Slayer
Para responder isso vamos aos números:
Vamos considerar um kina lvl 250 com skill 110/103, usando RDM que da +3 de shielding e PH que da +1 de shielding o skill ficaria 110/107 .
No primeiro caso o kina ficaria com skill 114/107
(atk 52 def 31 sf+1)+
(def 36 sf+3)
Seu atk medio seria 289
Sua def media seria 42
No segundo caso o kina ficaria com skill 113/107
(atk 54 def 35 sf+3)
Seu atk medio seria 318
Sua def media seria 39
Desta forma, não chegamos a resposta de qual é melhor, o que podemos falar é:
Umbral Masterblade+ Prismatic Shield
seria a opção defensiva.
Umbral Masterblade+ Shield of Corruption
seria a opção mais equilibrada.
Umbral Master Slayerseria a opção mais ofensiva.
Clubs e Axes.
Muitas pessoas me perguntam como ficaria usar clubs e axes sem escudo. A tatica de não usar escudos funciona melhor com espadas porque elas possuem uma defesa muito alta, existem poucos machados e clavas que possam se igualar a defesa de um escudo, clubs e axes de duas mãos devem ser usado como opções mais ofensivas, sacrificando a defesa que um escudo poderia oferecer.
Vou começar mostrando um otimo exemplo de axe de duas mãos para lvl 40 o Titan Axe.
Vou considerar um kina lvl 40 skill 90\83.
Uma opção mais tradicional para lvl 40 seria.
(atk 42 def 21) +
(def 32).
Seu atk medio seria 176
Sua def media seria 27
Usando o machado de duas mãos.
(atk 43 def 30)
Seu atk medio seria 180
Sua def media seria 27
Outras opções com otimo atk e boa defesa seriam os umbral itens, acho que vieram para suprir essa necessidade que as duas classe tinham de boas armas de duas mãos.Vou mostrar um bom exemplo de club, que sacrifica alguns pontos de defesa mas deixa o kina com um atk muito bruto.
Vou considerar um kina lvl 75 skill 90\83.
Usando
(atk 47 def 21+3)+
(def 37)
Ficaria com
Seu atk medio seria 203
Sua def media seria 34
Usando
(atk 50 def 30)
Ficaria com
Seu atk medio seria 215
Sua def media seria 27
Ganharia 12 pontos de atk e perderia 7 defesa, ao meu ver não é tão ruim.
- Lvl 75 - Crude Umbral Chopper
(atk51 def 27).
- Lvl 120 - Umbral Chopper
(atk52 def 30).
- Lvl 250 - Umbral Master Chopper
(atk54 def 34 sf+3).
Otimo atk e boa defesa.
- Lvl 75 - Crude Umbral Hammer
(atk51 def 27).
- Lvl 120 - Umbral Hammer
(atk53 def 30).
- Lvl 250 - Umbral Master Hammer
(atk55 def 34 sf+3).
Que tem atualmente o posto de arma mais forte do jogo, e ainda um boa defesa.
Link para a calculadora do tibia stats que eu usei em todas as contas acima.
http://www.tibia-stats.com/index.php?akcja=meleDmgCalc
http://www.tibia-stats.com/index.php?akcja=armorCalc
Se vc gostou desse tópico não deixe de comentar, pois isso ajuda a divulgar o tópico, também não deixe de conferir os links na minha assinatura com mais tópicos nesse estilo.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 


(atk 48 def 35+3) +
(Def 37)
.
(atk 47 def 34+1) +
(def 35)
(atk36 def 30+1) +
(def 31)
(atk 24def 21+2)+
(def 26)
(atk 26 def 23)
(atk 40 def 12-2)+
(def 33)
(atk44 def 28)
(atk 50 def 38) com as seguintes três espadas,
(atk 47 def 24+3),
(atk 49 def 33+3). Como as 3 espadas de uma mão tem o mesmo modificador de defesa, se a The Avenger superar ou igualar defesa da Emerald Sword+MMS automaticamente vai superar ou igualar das outras duas.
+ Prismatic Shield 
ou Umbral Master Slayer 
(atk 52 def 31 sf+1)+
(atk 42 def 21) +
(def 32).
(atk 43 def 30)
(atk 47 def 21+3)+
(atk 50 def 30)
(atk51 def 27).
(atk52 def 30).
(atk54 def 34 sf+3).
(atk51 def 27).
(atk53 def 30).
(atk55 def 34 sf+3).
Responder com Citação



E eu aqui caçando com sword+shield.
