Jungle do LoL é dividida em 2 partes,1 parte é a do seu time e a outra do time adversário,as 2 partes tem os mesmos tipos de monstros (Espectros,Golems,Lobos,Red Buff e Blue Buff).A função do Jungler é matar esses monstros,controlar o tempo dos buffs e dos objetivos globais (Barão 7 min,Dragão 6 mins e buffs 5 min),wardar a jungle inimiga e gankar as lanes quando for necessário,básicamente é isso.
Já as lanes basicamente é isso
ADC e Support - Bot
APC/Assassins - Mid
Bruisers/Tanks/Assassins - Top
Mas as vezes varia dependendo do champion que voce ta jogando,tem alguns assassins que podem ir tanto no top quanto no mid.
Acho que to bem, acabei de fazer 7/0/1 no jogo aqui e levei sozinho mesmo com 2 noobs feedando os caras e um nego que morreu 4x pra torre ¬¬
1
Criaturas: 1x Giant Wolf / 2x Wolfs
Gold: 25G+ / 16G+
Exp: 128XP+ / 10XP+
Nasce aos: 1:40
Respawn time: 1:00
2
Criaturas: 1x Wraith / 3x Lesser Wraith
Gold: 35G+ / 4G+
Exp: 120XP+ / 20XP+
Respawn time: 0:50
3
Criaturas: 1x Big Golem / 1x Golem
Gold: 30G+ / 30G+
Exp: 117XP+ / 39XP+
Respawn time: 1:00
4
Criaturas: 1x Ancient Golem / 2x Young Lizard
Gold: 72G+ / 10G+
Exp: 231XP+ / 32XP+
Nasce aos: 1:55
Respawn time: 5:00
Buff: Garante um buff que da mana regen e cooldown reduction.
5
Criaturas: 1x Lizard Elder / 2x Young Lizard
Gold: 72G+ / 10G+
Exp: 210XP+ / 32XP+
Nasce aos: 1:55
Respawn time: 5:00
Buff: Aumenta o dano e garante um slow para os ataques basicos.
6
Criaturas: 1x Dragon
Gold: 190G+ Global
Exp: 400XP+
Nasce aos: 2:30
Respawn time: 6:00
7
Criaturas: 1x Baron Nashor
Gold: 300G+ Global
Exp: 900XP+ Global
Nasce aos: 15:00
Respawn time: 7:00
Buff: Aumenta o AD o AP e garante um regen extra de vida e mana.
Função do Jungler (explicação básica):
Controlar as rewards (4,5,6,7), garantir o Blue Buff (4) para o Mid Laner (quando for um usuário de mana - ex: Anivia), utilizar o Red buff (5) no early game para melhorar a eficiência de ganks¹, tentar sempre pegar o Dragon (6) já que o gold que ele gera é muito alto (lembre-se de sempre jogar uma Pink Ward quando for faze-lo) e por ultimo garantir o Baron (7) quando tiver certeza (é visão).
A segunda (e não menos importante) função, são os ganks.
Consiste em aparecer em uma lane e conseguir pegar kill/assists garantindo a vantagem dos seus aliados.
-
Acho que da pra entender o basicão, qualquer coisa amplio isso aqui (colocando rotas/runas/champs viáveis atualmente).
Ele fica na 'selva' mas tem que 'gankar' com sucesso para poder continuar vivo no game (ou dar 'cover' quando alguém tiver que ir na base).
Tipo, enquanto os buffs estão mortos tenta ajudar alguma lane (se não tiver como, faz os small camps ou invade o jungle oposto).
Normalmente os junglers acompanham bem o ritmo de XP dos laners, e chega até a ultrapassar a quantidade de XP nos primeiros 4 lvls..
Última edição por SkeQ; 07-04-2013 às 20:12.

Não, ele não pega menos experiência do que quem está na lane, é algo bem próximo.
Fazer dessa maneira é melhor para o próprio top lane que não divide a experiência com mais um.
Jungle é o coringa do time, se o cara saiu da mid lane é só olhar o mapa que você vai saber, idem top bot lane, e jungler? É o elemento surpresa e muitas vezes pode definir uma lane que parecia perdida.
Mas gankar é essencial, ajudar as outras lanes forçando um 2x1, 3x2, etc.
Mas o que falamos é o meta game atual, a maneira mais eficiente de jogar, em leveis baixos isso é ignorado.
A maioria do que estamos te falando não é relevante antes do level 30.
Última edição por Bryantt; 07-04-2013 às 20:17.
Quem pega menos EXP geralmente é o suport, e sei lá eu acho o suport a lane mais fácil de se jogar, ainda mais quando você tem um suport over power como o Thresh.