Postado originalmente por
Ace of Manaus
@Jack
Achei voce um muito simplista na abordagem.No nosso mundo, para alem do valor real, existe o valor sombolico dos objetos, em outras palavras, nao basta ser, tem que parecer; convencer, é por isto que existe o marketing.Sabe-se por pesquisas que um individuo sente por exemplo menos prazer ingerindo um vinho anunciado como se possuisse mens qualidade do que um vinho anunciado como tendo mais qualidade, embora se tratasse do mesmo tipo de vinho.De modo analogo, grandes marcas tornam-se dificies de ser soprepujadas pois tender a passar um aspecto de qualiatividade ideal, padronizada.
A titulo de exemplo, vamos falar de coisa boa, vamos falar de tekpix
Fui simplista porque, como eu disse, essas coisas são simples e as pessoas tentam complicar, principalmente quem está frustrado.
Não entendi qual era seu objetivo ao falar do "valor simbólico" e do "marketing". O que isso muda?
Se as pessoas tem mais prazer com algo mais pela sua fama do que por sua qualidade, qual é o problema? Quem é você pra julgar as escolhas delas?
O marketing é fundamental, é a forma de divulgar seu produto, é parte essencial da atividade empresarial. Seu produto pode até ser melhor do que o do concorrente, mas você precisa saber divulgar isso, as pessoas não são adivinhas.

carlosssj3
Eu sei que o mundo é assim.
Mas eu não acho que, no caso do seu exemplo, o jogador de futebol mereça ser milionário.
Só para esclarecer, também não acho que o professor mereça ser milionário, se for esta a impressão que eu passei.
Por que ele não merece, na sua opinião?
Ele é um dos únicos que é capaz de dar a milhões de pessoas o que elas querem, por que não seria justo ele ser amplamente recompensado por isso, se essas pessoas estão dispostas a movimentar muito dinheiro justamente por ele?

carlosssj3
Eu acho que não fui muito claro com o tópico.
O ponto é: a meritocracia não é justa.
Ela é justa na medida que quem atende mais demandas, tem mais retorno. Se você consegue atender essa demanda por talento, esforço ou sorte, não importa. O que interessa é que você teve capacidade de agradar os outros indivíduos e eles te recompensaram por isso.

luizjuiz
exato, ótemo post sr. bauer, estás fazendo um bom trabalho ao me livrar do trabalho de pensar para postar
Obg amgs

Bob Joe
Porra, os caras acham que tudo é ataque ao capitalismo...
Talvez porque o Liberalismo/Capitalismo é o modelo econômico-político meritocrático por excelência, no qual vivemos e que gera as "distorções" de alguém pouco esforçado ou talentoso ser mais bem sucedido do que outros...

luizjuiz
a meritocracia não é "justa" na sua definição, mas usar a sua (ou de alguém, ou de um grupo específico) definição para definir justiça é ainda mais injusto. portanto, dentre os métodos conhecidos (por mim), a "meritocracia", da forma que você apresentou, é a mais justa, talvez haja outra, mas eu desconheço. se souber, me apresente.
Não é puxação de saco recíproca não, mas eu preciso ser justo e dizer: bom post.
Aguardo uma resposta do criador do tópico para essa indagação.