Definição de meritocracia da Wikipédia:
Meritocracia (do latim meritu, mérito e cracia, poder)[1] é um sistema de governo ou outra organização que considera o mérito (aptidão) a razão para se atingir determinada posição. Em sentido mais amplo, pode ser considerada uma ideologia. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade. Em alguns casos, constitui-se em uma forma ou método de seleção.
Estava lendo sobre John Rawls em um certo livro e cheguei a algumas conclusões interessantes.
Antes de começar entendam: Entendo por mérito o fato de a pessoa merecer algo por ter aptidão ou esforço em alguma coisa.
Na minha opinião, este tal mérito não existe.
Suponha que todos nasçam com a mesma oportunidade para tudo nesta vida.
Teoricamente, se todos nascem com as mesmas oportunidades, aqueles que se sobressaem tem mais mérito do que o resto, e por isto, devem ser recompensados na proporção de seu mérito, correto?
E aqueles que nascem com aptidão para alguma coisa? Vamos utilizar o exemplo de um fisiculturista. O cara tem que, antes de tudo, ter uma genética muito boa para a coisa, a tal aptidão neste caso. Então ele merece algo por ter dado sorte de, na roleta da vida, ter nascido com os atributos que fazem dele um fisiculturista campeão?
Pode-se contra-argumentar: Ele pode ter genética, mas se ele não tivesse se esforçado, não teria chegado aonde chegou.
É mesmo? E como ele adquiriu esta força de vontade para chegar aonde chegou? Se não saiu de dentro, veio de fora. Ele deve ter recebido estímulos do meio para se esforçar em tal coisa. Talvez a maneira com que foi criado pelos pais, o tipo de escola que frequentou, os amigos que teve, ou a soma de tudo isso e mais um pouco.
Neste caso, a força de vontade foi adquirida pela influência de toda a sociedade, de uma maneira mais geral. Então por que só ele deve receber os frutos deste 'sucesso'?
Existe ainda um terceiro ponto:
No caso deste exemplo, o cara deu sorte de nascer em uma época e sociedade que valorizam o fisiculturismo. O mesmo não se pode dizer de alguem que é muito bom em observar e catalogar minhocas. Ou ser professor de ensino fundamental no brasil. Por que aquele deveria ser mais recompensado do que estes?
Fica aí a discussão. Gostaria de ouvir argumentos contrários a esta ideia, porque pensar desta maneira é muito desestimulante.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 



Responder com Citação






