Curtir Curtir:  0
Página 252 de 276 PrimeiroPrimeiro ... 152202242250251252253254262 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 2.511 a 2.520 de 2757

Tópico: Dúvidas Acadêmicas [Todas as Matérias]

Registro
    24-12-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por luizjuiz; 10-06-2015 às 02:05.

Registro
    03-01-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tipo, no meu caso, a região é um quadrado, mas isso não importa porque tudo fora de um círculo suficientemente pequeno para conter a origem nessa região, de uma ponta a outra, daria zero, é isso? Então posso integrar numa circunferência mesmo?

Registro
    24-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

.

Registro
    03-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por luizjuiz Ver Post
    A integral daquele campo lá F = (-y,x)/x²+y² (ou y,-x) numa curva que contém a origem é sempre 2 pi, e se não contém é zero.

se não contém:
    todos os pontos "dentro da curva" pertencem ao dominio de F, e a integral do rot F nessa regiao é igual a integral de linha que determina essa regiao. como o rot F = 0, a integral dessa linha é zero.

se contém:

voce pega uma regiao dentro dela que contém a origem. agora voce tem uma regiao que nao contem a origem (a anterior menos a nova que voce criou), e nessa ai a integral de linha (do bordo, que sao agora 2 curvas) é zero. a diferença é que agora voce tem "2 linhas". como voce sabe do outro exercício que a de dentro é 2 pi para um raio qualquer, pegue um raio pequeno, desde de que dentro do quadrado, e assim a integral de linha do quadrado + a desse circulo é igual a zero (caso anterior), e a parte de dentro do circulo de raio pequeno, 2 pi. lembrando que existem certos detalhes referentes a orientação das curvas (horario de anti horario) que faz com que a integral do circulo de raio pequeno seja -2pi na verdade.

("Somando" a 2a figura de cima com a 1a de baixo, chega-se ao resultado)
    Eu não tenho livro, cara. Mas valeu pela explicação. Mas tipo... primeiro, se a função dependesse do raio, não poderia usar isso assim, né? E outra, a região do círculo contendo o buraco não dá zero, o que dá é tudo fora dela, não?

Não entendi por que teria de integrar no sentido negativo do círculo interno.
    Última edição por Cloud The Swordman; 25-02-2013 às 20:56.

Registro
    24-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

.

Publicidade:

Registro
    03-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Isso, em toda regiao que nao contenha a origem a integral de linha desse campo em especial sera zero. Se a funcao dependesse do raio, ai o problema seria outro. O importante é entender que se as curvas envolvidas determinam uma regiao que nao contem a origem, a soma da integral de linha dessas curvas é zero. como no caso sao duas curvas, e sabemos que a de uma delas é -2pi (por que ela tem a origem), o resultado vem fácil.
    Ah, valeu. Mas por que rola essa inversão do sentido?
    Outra coisa, como eu posso afirmar que a função não depende do raio? Acho que isso importa na questão.
    Última edição por Cloud The Swordman; 25-02-2013 às 21:22.

Registro
    24-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

.
    Última edição por luizjuiz; 10-06-2015 às 02:04.

Registro
    03-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

no ex la da pagina anterior dava 2pi, por que la o sentido era anti horario (nao falava explicitamente, mas quando nao fala, a gente supoe que é. é como eu falar integre x² na regiao entre 1 e 3, voce vai supor que é de 1 à 3, e nao o contrario, de 3 a 1)

a "regra" do teorema de green diz que a integracao de linha no bordo de D deve ser feito sobre as curvas na orientação positiva. a tal "orientação positiva" é aquela tal que, andando na direção da curva, a região D está a sua esquerda. dadas essas orientações, vale o teorema:

integral de F*dr = integral de rot F*dD, em que D é a área formada pelas curvas r

Entendi por que o sentido muda, não conhecia essa definição da região ficar do lado esquerdo. Pensei que só tivesse a ver com o sentido anti-horário e horário.

Mas queria saber só como posso afirmar que a função independe do raio. No caso, realmente se cancela e eu vi isso na outra, isso é o bastante para afirmar que posso escolher uma circunferência de qualquer raio?

Registro
    24-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

.
    Última edição por luizjuiz; 10-06-2015 às 02:04.

Registro
    03-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sim, só pode por que "corta" os raios no final. Isso aí é uma coincidência desse exemplo famosinho aí. Dá 2pi qualquer que seja o raio.
    Eu optei por parametrizar x = cost e y = sent para não ter trabalho com o raio. Deu 2 pi aqui. Obrigadão mesmo.

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Jogos | [Oficial] Tópico para dúvidas breves
    Por Fenriz no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 61
    Último Post: 25-04-2010, 15:13
  2. Topico do hospital cema
    Por Neo'Aragorn no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 123
    Último Post: 10-07-2008, 07:23
  3. Jogos | Tópico para dúvidas breves
    Por Fenriz no fórum Fora do Tibia - Off Topic