Postado originalmente por
xyvon
Caro Menorzinhu,
Já tinha postado aqui mostrando minha sensibilização frente ao conhecido. É sempre ruim, ver que 245 pessoas morreram de uma vez, assim como é ruim ver que milhares morrem por dia na África. Nos dois casos, fiquei triste pelo ocorrido, mas já estou tranquilo e vivendo minha vida.
O problema é que, ainda assim, os casos são MUITO diferentes. Quer você goste disso ou não.
A primeira diferença se vê em relação ao ocorrido. Isso é uma tragédia. Um acontecimento. Houve uma situação em que um conjunto de fatores deu errado e, por esse motivo, houve a perda da vida de centenas de pessoas. É algo incomum, que choca por ser raro, na pior das hipóteses.
A segunda diferença é obtida ao se observar com um pouco mais de profundidade. Essa tragédia tem responsáveis. É possível, com uma investigação, colocar em uma folha de papel nomes com os responsáveis pelas mortes (e não, "capitalismo", "sistema" e "imperialismo" não são nomes para culpar as mortes na África). São pessoas cuja irresponsabilidade destruiu a vida de centenas, e que, mesmo que não sejam presos ou descobertos, têm de viver com a culpa em suas cabeças. E não falo aqui dos seguranças, óbvio; falo dos donos, que autorizaram um show pirotécnico em um estabelecimento sem alvará dos bombeiros nem qualquer sistema contra incêndio, e mesmo que deixaram aberto o local sem essas condições, com show ou não.
A terceira diferença diz respeito à gravidade da situação. Pessoas morreram sem chance nenhuma de sobreviver, pisoteadas, indo para a saída errada, asfixiadas, etc. Pessoas que saíram tiveram de voltar para procurar os amigos que ficaram para trás. O ambiente já é escuro e tumultuado por natureza, adicione a isso uma multidão em pânico e monóxido de carbono no ar, e entenda mais ou menos como se sentiram as vítimas que ali morreram.
Odeio provar correta uma lei da Internet, mas citemos aqui o Nazismo: 10 milhões morreram no holocausto, mas 60 milhões morreram na guerra. Por que os 10 milhões são sempre mais lembrados que os 60, mesmo levando em consideração que a guerra é horrível, que os soldados não têm escolha e que muitas vezes suas mortes são potencialmente tão cruéis quanto aquelas do Holocausto, como por exemplo pessoas aleijadas por explosões com feridas infeccionando, ou prisioneiros de guerra sendo torturados até a morte por informações? A resposta, nesse extremo, é bem simples: O Holocausto é um acontecimento até então inédito, sem precedentes em sua dimensão. Foi muito mais cruel e horrível para as vítimas do que a guerra, mesmo com toda a crueldade da guerra, por causa da sua natureza e da frieza envolvida, e suas mortes têm um nome, todo seu sofrimento pode ser colocado nas mãos de uma pessoa ou grupo específicas, o que, quer se goste disso ou não, não se pode dar a uma guerra. A guerra não tem um responsável apenas, o holocausto tem. O holocausto era muito mais evitável do que a guerra, quer você acredite nisso ou não. Mesmo considerando que os soldados também eram inocentes, que prisioneiros teriam sido fuzilados em massa, etc, etc, etc, etc, etc, nada disso era tão evitável quanto um genocídio, ainda mais na brutalidade em que tal aconteceu.
Da mesma forma, 240 pessoas morreram em Santa Maria ao mesmo tempo que milhares morrem na África, mas, sinceramente, o que cada um de nós podemos fazer a respeito? Doar alimentos? Para que, para serem roubados por milícias antes de chegarem a seu destino? E se não forem, eu vou alimentar alguém por um dia, e depois? Para que isso funcionasse teria de ser uma doação em massa, algo que, como sabemos, não acontece, e provavelmente nunca vai acontecer. Mas, em Santa Maria, mesmo EU não podendo fazer nada a respeito, tem gente que pode. O dono do estabelecimento poderia ter feito, por exemplo. Ele poderia ter evitado uma tragédia.
Isso nos leva à quarta diferença entre essas mortes: a proximidade. Não culpe as pessoas por se sensibilizarem pela morte de pessoas iguais a elas; na pior das hipóteses, por mais arrogante que seja aquele que vê essa situação, isso pode ser entendido como um instinto animal. Sim, as centenas de pessoas que morrem todos os dias no Brasil são pessoas também, como a gente, mas os que morreram nesse acidente são pessoas com nome, RG, CPF, título de eleitor, e, principalmente, da faixa etária e com um estilo de vida parecido com muitos que utilizam esse fórum (muito embora ainda tenha muitos que ainda não se socializem e tudo o mais, e não gostar de balada não é desculpa, já que ainda assim existem muitos amigos que gostam e frequentam). Podia ter acontecido com qualquer um, podia ter acontecido comigo ou com você. Todos aqui sabem como boate é uma merda, mesmo todos gostando e frequentando; são ambientes sempre superlotados, com péssima infraestrutura no que diz respeito à emergências, etc. Todos nós vamos, mas sabemos que, caso aconteça algum infortúnio, há chances consideráveis de que muitos morram. E isso aconteceu.
É claro que você pode alcançar um grau mais avançado de entendimento acerca disso tudo. É um acidente evitável, raro, infernal e que poderia ser parte da nossa realidade, mas aconteceu, pessoas morreram. Deve-se agora fortalecer a fiscalização para que isso não ocorra de novo. Deve-se entender a dor das pessoas que perderam entes queridos. Mas ela vai passar. Nada aconteceu comigo, ou com você, ninguém que eu conheça diretamente morreu, ou que você conheça. A vida não perdeu o sentido por causa disso, ela sempre teve o mesmo sentido, o fato de a pessoa ter tido sua vida arrancada em seu auge não significa que tudo que aconteceu na sua vida anteriormente não teve importância. Mas tudo isso ainda não justifica que certas pessoas, mesmo com esse pensamento, não se sensibilizem e apresentem suas condolências, ou mesmo que parentes não sintam a morte de seus entes queridos. Racionalmente sua mente pode estar limpa, mas é um vazio que fica, e esse vazio é entendido por algumas pessoas que têm empatia. E essa empatia, por todos os motivos que citei, é muito mais simples de existir nesse caso. E, por isso, pensar que as pessoas são hipócritas por se sensibilizarem com o ocorrido e não fazerem nada a respeito é errado. Elas estão sentindo o que aconteceu, do seu jeito, mas estão, pelos mais diversos motivos.
Atenciosamente,