
Postado originalmente por
FLIPFLAP
Bom tenho uma pergunta
E se eu tirar uma foto desses bonecos:
Tirar a foto dele em uma posição qualquer e usar esta foto como ponto de referencia por exemplo pra fazer um quadro de um quadrinho colocando é claro um papel em cima desta foto e dando os contornos e detalhando e montando um personagem completo.
Pode ser tb nesses programas de editor de imagem como photoshop por exemplo e colocando em camadas e usando uma mesa digitalizadora , desenhando por cima desta imagem .
Não ajudaria no processo de criação a melhorar os traços mais rápidos????
Pq parando pra pensar se vc ficar olhando para o manequim e tentar passar para o papel é a mesma coisa que se faz fazendo do modo que falei então tem algum problema????
Não, pelo contrário. Desenhar é, pelo menos, uns 50% observação, como Marcio disse. Existem livros (como o Desenhando com o lado direito do cérebro) que prometem melhorar a qualidade dos desenhos apenas melhorando a observação.
A mais importante função dos manequins de madeira é fornecer um suporte para que voce consiga fixar na mente como o corpo funciona. Observar, por exemplo. como a luz se comporta, ou como um braço se esconde atras do corpo, ou como ele aparenta ser em perspectiva. O processo de observação ajuda a fixar essa noção corporal (no caso do boneco, claro), e com o tempo, o leva a abandonar o bonequinho. É verdade, copiar de uma foto agiliza MUITO o trabalho, mas te torna 'viciado': toda vez que sentir dificuldade em desenhar alguma posição, vai querer copiá-la. E quando nao houver referencias, como fara? É uma válida em alguns casos, mas tenha em mente que ela nao lhe acrescenta nada - ou muito pouco - à sua habilidade artistica.