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Tópico: 10 Dicas para se tornar um artista melhor.

  1. #1
    Avatar de Joseaugusto~
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    Atenção 10 Dicas para se tornar um artista melhor.

    Traduzido do CG Society. Créditos ao usuário Shrunkendesigner




    1 - Aprenda a importância dos Sketches.
    Sketching (esboços) é uma daquelas coisas que todo artista DEVE fazer e com frequencia. Sketches não têm que ser perfeitos, nem você precisa que mostra-los a
    .
    Eles podem ser tão rascunhados ou "sujos" como você queira, mas a coisa para manter em mente é que devem estar inteligíveis. A finalidade de um esboço é rapidamente ilustrar ou desenvolver uma idéia que você tem, para capturar ou estudar alguma forma de referência para que possa ser trabalhado posteriormente. Devido a isso, o sketch só precisa transmitir a informação certa para você e somente a você. (A menos que você esteja desenhando uma idéia para um cliente, se for o caso, a mensagem tem de ser absolutamente clara).



    Dica 2: Desenhar, desenhar e desenhar mais um pouco!

    Esta é uma dica semelhante à primeira, mas o que quero dizer com isto é desenhar qualquer coisa que venha à mente ou visualmente lhe interessa. Faça esboços no ônibus, no trem, na cama e até no banheiro. Sério! Quanto mais você desenha, não importa se tirar de sua mente ou usar referência, melhor você se tornará e mais rápido e irá desenvolver suas habilidades. Aproveite o tempo livre para esboçar rabiscos de diversas disciplinas e em diferentes ambientes, tudo isso vai ajudar a construir um catalogo mental de imagens, para inspirar-se quando ficar preso sem idéias ou inspiração.



    Dica 3: Criar uma biblioteca de referência

    Esta é uma grande dica que eu aprendi anos atrás. Enquanto você começa a encher os livros de desenho, com ilustrações de ideias e material de referência, você deve construir aquela pilha de livros com mais livros [Nota do tradutor: Não só livros, mas também revistas diversas]. Com isto quero dizer comprar livros de arte, livros sobre roupas, armas, tanques, outras culturas, animais, etc A lista do que você deve olhar é infinita e se estenda para além de seus interesses gerais. Mas não deve parar aí. Você também deve recolher imagens a partir da Internet e salvá-los em seu computador e organizá-los corretamente. Tire fotos de coisas que você vê se você não tem tempo para desenhá-las. O objetivo é ter uma bela e enorme coleção das imagens que o inspiram, inflar sua imaginação e, mais especificamente, se precisar tirar alguma coisa certa, tendo o material lá para tirar a adicionar realismo e nitidez ao seu trabalho.



    Dica 4: Explore diferentes mídias

    Isto é quando você ter uma idéia para ir do esboço para a pintura final. Explorar outros métodos de criar essa parte final realmente pode produzir alguns resultados inesperados e desafiá-lo a entrar em situações novas. Trabalhando com os diferentes tipos de tintas, como óleo, acrílica, aquarela e guache são as opções que as pessoas geralmente sugerem, mas não mais do que experimentar com estas. Você poderia tentar airbrushing, escovação, pastéis, usando carvão ou saltar para o reino digital (N.T: E, no reino digital, variar ferramentas (Photoshop, Painter, paint, etc), e em cada uma, explorar novas técnicas). Todas essas diferentes mídias têm seus pontos fortes e fracos que você pode aproveitar, mas você nunca saberá a menos que você experimentá-los.



    Dica 5: aprender alguma Teoria das Cores (Pelo menos)

    Este é um grande problema. Teoria da cor é massiva, um assunto massivo e eu não posso fazer justiça aqui (N.T: Também não entendi o que ele quis dizer com essa frase, o original é: "Colour theory is a massive, massive subject and I can't do it justice here."). O que eu sugeriria fortemente é investir tempo e dinheiro em um bom livro de teoria da cor e aprender com isso. Mesmo aprendendo só um pouquinho, vai ajudar bastante o seu trabalho. Quanto mais você se esforça para aprender, melhor você se tornará.



    Dica 6: Brinque com Perspectivas

    Agora, por isso não quero dizer distorcer completamente a realidade ou tentar imitar as obras de MC Esher (Mas não dói nada conferir seu trabalho (N.T: Coloquei alguns links para trabalhos dele no final do tópico). O que eu quero dizer é ter tempo para aprender sobre pontos de fuga, perspectivas com 2 ou três pontos (N.T: De fuga),como criar objetos em três dimensões corretamente... Como esta é apenas uma dica, eu não vou entrar em detalhes aqui, mas existem inúmeros livros e lugares na web que cobrem esta área importante. Aprender as regras da percepção vai abrir as possibilidades do que você pode desenhar e vai alargar muito os seus horizontes artísticos.



    Dica 7: Descubra suas fraquezas artísticas e as destrua!

    oi-me dito isto por um artista extremamente excepcional chamado Chet Zar. Esta dica é algo que você deveria abordar regularmente e ser muito duro e honesto consigo mesmo. Ao saber os lugares onde você não é tão bom artisticamente e fazendo um esforço consciente para atacá-los (eles poderiam ser muitas coisas), lhe permitirá crescer sistematicamente. Por exemplo, se você desenhar um monte de seres humanos, mas evitar desenhar pés, porque você sabe o seu não é bom com eles, reserve um tempo para desenhos dos pés, desenhe até se sentir confiante (só tente não desenvolver algum fetiche por pés). Isso nos leva para uma dica anterior que eu disse para desenhar, desenhar e desenhar mais! Desenho coisas nas quais você não tem facilidade, irá aumentar o seu repertório e irá permitir-lhe para pintar e ilustrar imagens mais complexas.



    Dica 8: Peça ajuda. Ouça críticas.

    Ouvi esta de uma das numerosas fontese eu tenho que dizer que isso é algo que você não tem que fazer o tempo todo. Fazendo parte de comunidades e fóruns, você terá acesso aos profissionais que sabem o que estão fazendo e podem realmente ajuda-lo a melhorar, mas ter "o couro grosso" é recomendado. Em um ponto ou outro, você terá algumas observações duras e injustas, mas é o risco de ser um artista que põe a arte para o telespectador. Nunca tenha medo de pedir ajuda.




    Dica 9: Desenvolva um estilo original

    Não há nada tão difícil como desenvolver seu próprio estilo, leva tempo e experimentação. Ao explorar a fundo diferentes mídias e gêneros, em breve você vai conhecer o que você gosta e como você gosta de fazer as coisas. Com o tempo, fazendo as coisas do jeito que você quer, inconscientemente um estilo que surgirá será reconhecível e, mais importante, ele será o seu estilo.



    Dica 10: Aprenda a aceitar o fracasso como uma coisa positiva.

    Possivelmente, uma das lições mais importantes que um artista (e quase todos os profissionais) podem aprender. Nem todas as imagens que você criar irá sair da maneira que você queria e também o mesmo acontece com qualquer tentativa de experimentar. Não existem maus resultados... existem apenas resultados. Aprender a tirar algo positivo de tudo que você fizer vai mudar a maneira que você olhe para você próxima peça e como abordá-la.
    If something doesn't work or you don't like it, don't do it again or use it as a bench mark to launch yourself from in your next piece.
    Se algo não der certo ou você não gostar, não refaça ou use como uma "benchmark" (N.T: Benchmark = Ponto de referência)para tentar fazer a sua próxima peça.





    Aqui acaba o post, mas no tópico achei algo interessante e resolvi postar:


    O usuário Vicmonty postou queixando-se que tinha a sensação de que nunca seria um bom artista. Que sempre inspirava a desenhar, mas nunca conseguia terminar um desenho, sempre o abandonava. Situação típica de muita gente aqui. Segue a resposta na íntegra da usuária Lunatique:

    Citação Postado originalmente por Lunatique
    Victor, você não deve deixar isso parar você. Voce se sente frustrado porque isso e uma situação "Catch-22" (Círculo, situação sem saída, ver Catch-22. Você não pode fazer algo legal sem prática, mas praticar pra fazer coisas realmente legais demora muito tempo, e você queria ter a gratificação de produzir coisas legais agora, porque você tem milhões de idéias (N.T no original está tons, mais "toneladas de ideias" é algo meio estranho) mas não tem habilidade para executá-las. Eu sei como você se sente. Eu sentia isso nos meus primeiros estágios do meu aprendizado. Me sinto assin às vezes, quando se torna muito dificil executar as ideias que vêm em minha mente e eu não gosto dos resultados.
    Não existe nenhum atalho. É exatamente como tocar um instrumento musical. Você ouve em sua mente (N.T: cria a melodia) um solo de guitarra matador que você quer tocar. Mas você começou agora a aprender a tocar guitarra, não tem noção das escalas ou do braço do instrumento para tocar o solo. Você quer botar pra quebrar e tocar o solo matador, aumentar seu amplificador até as janelas tremerem. Sem o conhecimento e a prática tudo o que você fará é um som irritante que soa como uma guitarra morrendo em um acidente lento e doloroso - Nada muito musical. O único modo é fazer por merecer. Pratique todo o tempo livre, pratique por horas, semanas, meses, anos, e um dia isso vai acontecer.

    Muitas pessoas têm idéias, mas apenas uma fração dessas pessoas fazem por merecer e aprendem como executar suas idéias. Ao resto, resta apenas se tornar fã de quem aprendeu, e sempre vão lamentar o tempo que desperdiçaram não estudando como fazer isso por elas mesmas

    Um pouco da obra de M. C. Escher:
    http://www.505oakstreet.com/barbara/images/LW327.jpg
    http://dummidumbwit.files.wordpress....ty_623x600.jpg
    http://de-bondt.eu/image.axd?picture...c_escher02.jpg
    http://www.claymath.org/gallery/escher.jpg
    http://fusionanomaly.net/mcescherdayandnight.jpg



    É isso galera. Bons estudos!

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    Última edição por Joseaugusto~; 31-01-2010 às 23:32.
    Valar Morghulis

  2. #2
    Avatar de Marcotonio
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    Massivo pode ser tanto cansativo quanto gigante, não fazer justiça é porque não dá pra pôr tudo que mereceria ser dito só nesse tutorial.

    ÓTIMO texto, Lion~, uns erros por falta de revisão mas a mensagem tá passada.

    Gostei muito das dicas, sou uma pessoa desmotivada a continuar desenhos, mas cheia de ideias, e as dicas são como um sermão bem executado na igreja: aquele sermão que deixa o fiel envergonhado de si e de seus pecados... 8D

    Eu quero treinar mais, devia treinar mais, mas fico entediado rapidamente. D:

    Sério, ótimo texto pra traduzir, espero que o pessoal leia tudo e tire proveito, eu vou tentar. :rolleyes:

    No meu curso que vem aí, dentro de um mês, eu vou ser obrigado a terminar meus trabalhos, o que já me dá certo conforto (só trabalho sob pressão), vou sempre lembrar dessas dicas enquanto estiver em algum trabalho e me deparar com qualquer dificuldade.

    Cinco estrelocas pra você, e pro pessoal do CG.

    s=D|--<
    q.

  3. #3
    Avatar de Bela~
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    Gostei do texto, ficou bemm organizado, com apenas alguns erros de digitação. Não entendi muito bem a dica número 5, mas de resto ficou excelente. Parabéns pelo trabalho, Lion~ ;]
    B~

  4. #4
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    incrivel o texto...

    eu ja passei e estou passando por cada uma dessas etapas...

    a que eu mais faço e dou valor é a montagem de uma biblioteca de desenhos, aprendo olhando eles...
    " Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, e nem tão grande que não possa aprender."

  5. #5
    Avatar de Edpo do Couto Amorim
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    BElo texto! =D




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  6. #6
    Avatar de Cardoso
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    Ótimas dicas. Parabéns

  7. #7
    Avatar de FLIPFLAP
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    Bom tenho uma pergunta

    E se eu tirar uma foto desses bonecos:



    Tirar a foto dele em uma posição qualquer e usar esta foto como ponto de referencia por exemplo pra fazer um quadro de um quadrinho colocando é claro um papel em cima desta foto e dando os contornos e detalhando e montando um personagem completo.

    Pode ser tb nesses programas de editor de imagem como photoshop por exemplo e colocando em camadas e usando uma mesa digitalizadora , desenhando por cima desta imagem .

    Não ajudaria no processo de criação a melhorar os traços mais rápidos????


    Pq parando pra pensar se vc ficar olhando para o manequim e tentar passar para o papel é a mesma coisa que se faz fazendo do modo que falei então tem algum problema????

  8. #8
    Avatar de Marcio Hellsing
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    Citação Postado originalmente por FLIPFLAP Ver Post
    Pq parando pra pensar se vc ficar olhando para o manequim e tentar passar para o papel é a mesma coisa que se faz fazendo do modo que falei então tem algum problema????
    Não exatamente.
    O ato de desenhar sempre utilizará sua habilidade de observação. Quando você desenha você estará sempre copiando algo, seja uma foto, uma pessoa um objeto ou uma imagem que você mesmo criou na sua cabeça. Você está copiando ela. Desenhar é exatamente a representação numa plano 2d de uma outra imagem, existente ou criada na sua cabeça.
    Quando você copia a pose de um manequim, você está treinando essa sua habilidade de observação. Aprendendo a prestar melhor atenção a detalhes e a conseguir transformar uma visualização de 3D em 2D.

    Passar por cima de uma foto, pode sim facilitar seu trabalho, mas sua habilidade de observação não vai melhorar a ponto de você usá-la sem erros quando você tiver que desenhar sem referencias.


    Historias, desenhos, fakes, outfits, tutoriais e arquivos em geral
    ...:::Biblioteca Eliot Chronicles:::...


  9. #9
    Avatar de Joseaugusto~
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    Citação Postado originalmente por FLIPFLAP Ver Post
    Bom tenho uma pergunta

    E se eu tirar uma foto desses bonecos:



    Tirar a foto dele em uma posição qualquer e usar esta foto como ponto de referencia por exemplo pra fazer um quadro de um quadrinho colocando é claro um papel em cima desta foto e dando os contornos e detalhando e montando um personagem completo.

    Pode ser tb nesses programas de editor de imagem como photoshop por exemplo e colocando em camadas e usando uma mesa digitalizadora , desenhando por cima desta imagem .

    Não ajudaria no processo de criação a melhorar os traços mais rápidos????


    Pq parando pra pensar se vc ficar olhando para o manequim e tentar passar para o papel é a mesma coisa que se faz fazendo do modo que falei então tem algum problema????
    Não, pelo contrário. Desenhar é, pelo menos, uns 50% observação, como Marcio disse. Existem livros (como o Desenhando com o lado direito do cérebro) que prometem melhorar a qualidade dos desenhos apenas melhorando a observação.
    A mais importante função dos manequins de madeira é fornecer um suporte para que voce consiga fixar na mente como o corpo funciona. Observar, por exemplo. como a luz se comporta, ou como um braço se esconde atras do corpo, ou como ele aparenta ser em perspectiva. O processo de observação ajuda a fixar essa noção corporal (no caso do boneco, claro), e com o tempo, o leva a abandonar o bonequinho. É verdade, copiar de uma foto agiliza MUITO o trabalho, mas te torna 'viciado': toda vez que sentir dificuldade em desenhar alguma posição, vai querer copiá-la. E quando nao houver referencias, como fara? É uma válida em alguns casos, mas tenha em mente que ela nao lhe acrescenta nada - ou muito pouco - à sua habilidade artistica.
    Valar Morghulis

  10. #10
    Avatar de FLIPFLAP
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    Citação Postado originalmente por Joseaugusto~ Ver Post
    Não, pelo contrário. Desenhar é, pelo menos, uns 50% observação, como Marcio disse. Existem livros (como o Desenhando com o lado direito do cérebro) que prometem melhorar a qualidade dos desenhos apenas melhorando a observação.
    A mais importante função dos manequins de madeira é fornecer um suporte para que voce consiga fixar na mente como o corpo funciona. Observar, por exemplo. como a luz se comporta, ou como um braço se esconde atras do corpo, ou como ele aparenta ser em perspectiva. O processo de observação ajuda a fixar essa noção corporal (no caso do boneco, claro), e com o tempo, o leva a abandonar o bonequinho. É verdade, copiar de uma foto agiliza MUITO o trabalho, mas te torna 'viciado': toda vez que sentir dificuldade em desenhar alguma posição, vai querer copiá-la. E quando nao houver referencias, como fara? É uma válida em alguns casos, mas tenha em mente que ela nao lhe acrescenta nada - ou muito pouco - à sua habilidade artistica.
    Não, mais ai que estar que vcs não entenderam . Dar pra fazer o Sketches do desenho apenas para o iniciado na arte. As vezes tem dificuldades em fazer cubos , circulos e encaixar isso tudo em um ponto , logo por isso tem tanta gente que acaba desanimando de desenhar já que não sabe a proporção direito e nem juntar tudo em uma imagem.

    Uma coisa é vc fazer um olho , um nariz tudo isso separado , isso é facil , porem juntar tudo isso em um lugar e fazer uma composição de uma cara com o pescoço e o resto do corpo a coisa é bem diferente.

    Logico que com o tempo e de tanto a pessoa fazer um Sketches a coisa já vai sair no automatico isso inclui a pessoa acabar vendo a profundidade etc.

    É por isso que to falando no final, de qualquer forma ou outra vai dar do mesmo a unica diferença é que vc vai agilizar o processo de aprendizado bem mais rapido e não vai ficar tão frustrado com os desenhos. A destreza vai melhorar e a composição vai melhorar. De uma forma ou de outra vai praticar a observação tb.

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