Como um cão que marca seu território com sua fétida urina em postes de lamparinas ou luminárias...
... este post está reservado para o voto do Mirundah, vou ler os textos e voltar em breve para votar, me aguardem.
PS: Li alguns comentários, antes de votar
PS2: não garanto que vote hoje.
Edição para o voto:
Não serei breve novamente, vou falar muita coisa, mas o intuito é contribuir com os dois.
Vou falar sobre os dois textos, não que seja a verdade universal, mas minhas percepções. Quem sabe algo seja útil para escrever não para discutir.
O voto é consequência não uma sentença.
Spoiler: Texto UMTexto um: Primeira linha e encontro um "governância" onde acho que deveria existir um "governança". (assim penso eu)
No terceiro parágrafo, onde fala dos bandidos, além do "tem" que deveria estar no plural lê-se com acento (têm), vi que o tempo verbal muda de passado para futuro. Essas mudanças são muito difíceis de se acertar... vamos ver se deu certo.
Um "enquanto" errado mais a frente, parece que o texto vai ser ruim ortograficamente. Porem, quem sabe o enredo compense. E assim acontece, boa descrição do arquiteto, de Yalahar e o texto continuou no pretérito sem mais mudanças de tempo verbal.
Uma coisa que acho bacana é tradução: acho que poderia ter traduzido "Aureate Court" para quem sabe "Quadra Dourada" ou "Royal Avenue" para "Avenida Real", "Upper Swamp Lane" "Rua Sobre o Pântano"... não vejo problema manter esses nomes próprios em inglês, mas eu gosto de traduções também.
Outra coisa legal é o poder de decisão. Por quê? "mármore ou rochedos".
O autor tem o supremo poder de decisão. Se você disser que é mármore, é mármore e ponto.
E na sequência "estava bem conservada até hoje" se é "até hoje" então ela ainda está, viu como o tempo verbal é chato bagarai?
Óia, filho do Rei, com a Catalina. Filho bastardo, romance de verão ou ela era sua legítima esposa. Se tivesse me contado eu até começaria a botar fé naquele Rei gorduxo. A morte de um príncipe por si só chama muita atenção de quem lê, aproveite esses momentos para satisfazer quem lê.
Mais uns errinhos de tempo verbal e ortografia que já exemplifiquei acima.
Aí cheguei na parte do "vaso" e "ligar a luz" considero descuido no momento de maior clímax até então. Nessa hora, gosto de feijão com arroz, o vento que apaga as tochas da parede, o dissipar da energia que iluminava a sala (não disse mesmo assim, tente nunca fale energia elétrica) ou o esvair do brilho daquele item mágico que iluminava o corredor.
Bom essa história de tecnologia do Tibia já me rendeu algumas discussões, máquinas que parecem motores, submarinos e tudo mais, nessa hora do "ligar" eu, particularmente achei que tivesse uma daquelas coisas de Yalahar mesmo, não vi tanto problema nem na questão do vaso.
Já sei! Olha a ideia besta. Vou sugerir para a Cip que introduza penicos no jogo, quem sabe um fan site item. Vocês me apoiam?
Latrina seria melhor sim, mas não chega a ser um problemão para mim.
Continuado... ah estamos no momento de maior tensão até agora!
Alguns dias se passaram... Algumas horas depois.... Alguns dias depois...
Não sou muito fã disso (minha opinião novamente) Sugiro mesclar colocando uns "com o passar dos dias blá blá blá" "Logo em seguida blá blá blá" Essas frases que colocou soltas para explicar a passagem do texto são meio brochantes. #ficadica
Sem contar no descuido feio, de tempo, "alguns dias se passaram", três linhas abaixo um "Na terceira noite:" — Ah Mirundah, seu chato, dois dias podem ser alguns dia cara.
— Então porque não falou dois dias então, ora bolas, a minha cabeça já estava na semana seguinte! Voltar no tempo vai ser difícil agora.
Jogar 10º Celsius no texto, mancada! O astrônomo sueco Anders Celsius viveu aqui. Será Tibia uma realidade alternativa da Terra? Não precisamos dessa discussão fala "muito frio" e pronto.
Acho que falei demais, vou tentar ler sem comentar cada um dos parágrafos, #euprometo.
Ah esse merece comentário, o Rei Tibianus usando a maldição da casa para dar calote no arquiteto e seu filho? Sinistro, gostei! Mas espere aí, não é o mesmo Rei que não acreditava em baboseiras e boatos de fantasmas?
LoL Só agora que eu vi que tem um pouquinho do filme Atividade Paranormal o texto? #demoro
Respostas, chegaram o Príncipe, filho do Rei e filho da prostituta, acertei quando pensei que era um bastardo. \o/ Mas o que o Rei vai fazer?
Gostei da sequência do Rei andando pela cidade, a melhor até agora.
“havia pensado por ele” acho que deveria ser um “passado por” sem reler a frase algumas vezes não tem como entender.
Enfim começou o terror! Agora sim o autor me prendeu na história e não na minha folha de comentários. Porém ao findar a leitura, não gostei do desfecho, de nada ter respostas. A não ser o remorso que o Rei sentiu por seu plano de matar o arquiteto, ajudando sua família e homenageando ele. Fato secundário perto do que eu considerava necessário dar um ponto final.
Resumo:
Ortografia: Texto com elevado número de erros ortográficos.
Relação Texto Leitor: Não me prendeu na leitura por um bom tempo, mas no final sim, causou do desejo pelo que viria pela frente.
Descrições: Descrições dos locais boa, em parte, descreveu as pessoas e locais, mas acho que os arranjos das frases dessas partes não contribuíram muito. Descreveu, porém dá para melhorar, focando nas características principais as quais se quer dar evidência.
Tema: Cumpriu o esperado, falou da casa mal assombrada, descreveu ela bem, e teve uns momentos de terror, o esperado.
Cativação: Os personagens não são cativantes. Pouco se soube do perfil de Oscar e Mike. Como era seu humor, do que gostavam, o que não gostavam.
Enredo: Uma história que se passa por vários dias, complicando o modo de escrever com tantos avanço nos tempo, é mais difícil porque ficam muitas brechas que poderiam ser preenchidas com coisas.
Spoiler: Texto DOISTexto dois:
(Bom, como fiz o comentário do texto um primeiro, nas sugestões que são as mesmas dele, eu não vou reescrever tudo novamente. Porém, autor dois, as críticas, nesses casos, mesmo que em menos linhas são as mesmas do primeiro, dá uma olhada lá).
Comecei querendo a tradução de “Upper Swamp Lane” como no comentário do primeiro.
“Há muito tempo atrás”. Redundância pura. Use “há muito tempo” ou “muito tempo atrás” nunca os dois juntos. Raul Seixas cometia o mesmo erro toda vez que dizia “Eu nasci há dez milanos atrás”. Ou é há dez mil anos ou dez mil anos atrás. Os dois juntos é redundância.
Como isso aconteceu durante um diálogo, mesmo incorreto, não chega a ser fatal. Quem disse que o personagem não possa falar redundantemente? Escapou por pouco.
Vírgula antes da conjunção “e” não é necessária.
“dormia com ele” falando da esposa soa bem estranho, até parece erro né? Mas está certo estava falando do defunto, que sempre é masculino. Mas se não quer correr riscos pode usar a cadáver e sapecar tudo no feminino. É mais seguro.
Conheci o jovem Teddy e o vovô Korier, só que sempre sou a favor de uma descrição dos personagens assim que eles são introduzidos na história.
Saber algo a mais sobre eles. A descrição do Teddy veio em seguida seu espírito aventureiro e sapeca. Mas do vovô nada. Então o leitor ficou livre para imaginar qualquer coisa. Nesse momento imaginei ele parecido com o Gepeto, do Pinóquio, será que é assim mesmo?
“para brincarem pelas ruas” acho que deveria ficar no infinitivo, “para brincar”
Gostei da naturalidade com que contou das atividades das crianças. Lembrei dos meus dez anos e do medo que eu tinha das histórias que meus primos mais velhos contavam.
Um bom período sem perceber erros e preso no texto para saber se Teddy vai entrar lá. Algumas frases podiam ter sido divididas em duas para melhor compreensão de quem lê e repetições de palavras, em uns lugares, dois “alguéns” muito próximos causam mal estar.
Então chegou a parte do encontro com o fantasma. Percebi que a escolha de um menino de dez anos de idade para protagonista de um terror não parece ser adequado. Aquele moleque bem descrito anteriormente frente a frente com um fantasma assustador, mistura os desejos de “eu quero terror” com “coitadinho dele, tomara que ele se dê bem”, o personagem cativou mas não dá para fazer muita maldade com o mocinho. Senti que vai faltar algo no texto.
Wow, dois pentagramas, um em cada texto! Um de velas outro de sangue escorrendo, fico com o de sangue.
No ritual, a analogia a Harry Potter ficou evidente, esse eu descobri rápido. \o/
“sangue começa a ser expelido” olha os verbos indo de pretérito para presente e voltando para pretérito nessa frase.
Caramba o texto estava bom, mas o final foi mais rápido que uma flecha.
Tudo não passara de uma alucinação? Foi isso? Parece que o final foi escrito de qualquer forma, as pressas. Confundiu toda minha cabeça, os garotos não haviam fugido gritando?
Mesmo o autor tendo salvado o pequeno Teddy da morte, não ficou claro se eles viram o fantasma no início na porta da casa, ou só ouviram ele no final.
Afinal, onde começou a alucinação?
Resumo:
Ortografia: Erros ortográficos de conjugação, repetições e redundância, mas não vi palavras escritas de maneira errada, o que é bem pior.
Relação Texto Leitor: Me manteve preso ao texto, porém em um texto curto isso é mais fácil.
Descrições: Descrições dos locais boa, o personagem principal ficou ótimo, mas os secundários podiam ter mais participação, o vovô, os outros garotos, e os três do mal aparecem e somem muito rapidamente. Resultado, texto curto e de um só personagem.
Tema: Cumpriu o esperado, falou da casa mal assombrada, descreveu ela bem, mas não teve o terror que eu esperava.
Cativação: O garoto cativou, mas os demais não.
Enredo: Ao contrário do primeiro a história se passa em questão de horas, com um bom início, um bom meio, e um final ruim.
Spoiler: Meu VotoMeu voto: O autor dois parece ser melhor que o primeiro no quesito escrever bem.
Não cometeu tantos erros, o texto foi agradável, mas parece não ter usado todo seu potencial. Se tivesse alongado mais o final ou concluído de uma maneira melhor seria vitória certa.
O primeiro escreveu mais, cometeu muito mais erros, mas teve em linhas gerais um texto mais mal assombrado. Então o UM leva meu voto. Pensando bem, foram erros demais e um final também não muito melhor, vou votar no texto DOIS.
Ai ai! Cansei de escrever,e não vou revisar se escrevi certo ou não.
Autores um e dois não me levem a mal não viu, quis contribuir com meu ponto de vista tá. Sem soberba e discussões.
Abraços.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação

)
Até porque seria o fim dessa shitstorm.