Postado originalmente por
DeadFrog
@Wotten
Começando pela introdução, a primeira sentença é errada. Ok, você corrigiu depois, mas sua cometeu uma contradição no próprio texto: primeiro diz que todas as sociedades, desde as antigas (a omissão do civilizações ficaria melhor) condenavam a homossexualidade (NUNCA use homossexualismo, que é utilizado por neo-nazistas como símbolo de doença); depois, no primeiro parágrafo argumentativo, cita que já foi algo comum. Ainda na introdução, você repetiu "todas as sociedades" e colocou umas vírgulas erradas, como antes de "sempre".
Concordo, principalmente com o quesito contradição.

DeadFrog
No segundo parágrafo, há um erro de português misturado com pleonasmo vicioso... Quando se quer dar ideia de tempo, usa-se "há", e, caso utilize-o, o "atrás" não poderá aparecer logo depois. Além disso, houve novamente a repetição de "sociedade" e, como dito anteriormente, a contradição. Há também uma informação errada, pois a ENORME maioria das heranças clássicas estão presentes ainda hoje na nossa sociedade e, pelo nome, tornaram-se referência. De modo algum a Igreja tornou a maioria (seu texto sugeriu que foram todas, aliás) destas como heresia na Inquisição. Houve também repetição do "moralizador(es)", colocação de vírgula errada (antes de "continuam") e um exemplo no final do parágrafo de como/quais princípios continuam.
Eu iria passar batido pelo pleonasmo, mas o DeadFrog já lhe corrigiu, e o fez muito bem. Também tive as mesmas impressões sobre a repetição.
Particularmente, acho que deve-se evitar de utilizar aspas em uma redação quando no intuito de deixar superficial ou desvirtuar o real significado da palavra, como você fez com "moralizador", por exemplo. Se você não acha que ela se encaixa perfeitamente na sentença, escolha outra. Ou então, em último caso, deixe sem aspas mesmo; fica subentendido que quem for corrigir o texto não é um ignorante e não levará cada escrita ao pé da letra.

DeadFrog
O terceiro parágrafo ficou muito bom, porém faltou o motivo pelo qual você comparou as Cruzadas ao movimento de setores mais conservadores. E, novamente, nunca utilize homossexualismo. Só houve uma colocação de vírgula errada, deveria haver uma após "que". De resto, muito bom exemplo.
O quarto parágrafo poderia juntar-se ao quinto, formando uma só conclusão. E, nele, não ficou claro de quem a repulsa vem e para quem vai. Obviamente entendemos pelo contexto, porém ficou até mais pra repulsa dos próprios homossexuais. Eu faria de outro modo.
No quinto você repetiu novamente "uniões homoafetivas", poderia ter trocado por outra coisa. O resto do parágrafo está bom, tirando a parte da proposta de intervenção que poderia ser melhorada.
Novamente falando de um estilo próprio, eu acho que quanto mais parágrafos tiver uma redação, mais difícil fica de dar coesão aos mesmos, sem falar no risco aumentado de se perder a coerência e o foco ao decorrer do texto, ou ainda deixá-lo parecendo enrolação. Quatro deles seria um bom número.
Cada parágrafo deve conter um assunto diferente dos tratados, sendo ideal que o mesmo estivesse contido sucintamente na introdução. Além disso, deve-se criar uma ponte entre um e outro, com a finalidade de deixar a dissertação como uma só, e não com caráter saltatório. Concorda que é muito mais difícil, portanto, exagerar na quantidade?
No mais, sua redação está boa, parabéns! O DeadFrog realmente corrigiu muito bem o texto e botou minha resposta no bolso; falou tudo que eu iria falar e ainda mais. O cara deveria corrigir redação de vestibular!