Postado originalmente por
elielsantos
“Um artigo de P. M. Hurley (8) é importante por ser ainda usado como argumento de grandes idades para os sedimentos terrestres. O artigo trata da datação pela radioatividade da maneira usual, mas toda a conceituação dos relógios geológicos baseia-se na hipótese de que o elemento radioativo original incorpora-se sozinho nas rochas-amostras - não sendo acompanhado por nenhum dos elementos já desintegrados existentes no manto. Recente pesquisa a respeito de rochas jovens de idades conhecidas desafia essa hipótese. Relações de isótopos indicaram que mesmo depósitos vulcânicos “recentes” estão num avançado estágio de decaimento correspondendo a “idades” teóricas de milhares de milhões de anos (Tabela 3). Isso refuta a hipótese básica de Hurley e significa que as datas não estão parcialmente erradas, mas erradas “in toto”.”
Como esta parte do texto está mais para leigo, inferi daí que as idades das rochas datadas já incorporam a idade antes de se resfriarem, quando ainda faziam parte do manto terrestre. E elas estão de acordo com as pesquisas feitas por russos em amostras de 12 vulcôes e americanos, em dez amostras de vulcões.
Só lembrando que esta questão é fundamental à tese Evolucionista. Sem ela, fica difícil explicar como houve evolução se não se provar que ela se deu em centenas de milhões de anos.
Eu vou supor uma coisa então. Pra esses estudos estarem certos, todas as rochas deveriam ter a mesma idade ou idade muito parecida de bilhões de anos.
Ex: Segundo esse artigo, duas rochas-irmãs no manto aquecidas navegando pela grande camada até que um dia uma delas sai do manto através da atividade vulcânica. A outra continuaria no manto onde ficaria aquecida e sofreria altas pressões, enquanto uma teria se solidificado.
1 bilhão de anos depois, a outra rocha-irmã sairia do manto também, se solidificando e tudo. Ela também teria idade de 1 bilhão de anos.
Tudo bem, mas e as outras rochas ? Todo o material que existe na superfície veio alguma hora do manto ou do núcleo, logo TODO o material deveria ter a mesma idade, já que foi formado na mesma época. Não teria outra forma de materiais mais jovens existirem, afinal o único meio gerador de minerais é o manto.
Entendeu o raciocínio ?
E outro exemplo que não sei se funcionaria, mas já que os minerais das rochas já teriam a idade do manto, então bastaria pegar uma amostra de uma atividade vulcânica bem recente e datá-la. Se ela tiver milhões de anos a técnica de datação está errada, mas se tiver dias...

elielsantos
Bem, vou tomar como verdade o que dissestes, mas não entra na minha cabeça o conceito de Sólido-líquido.
Não é algo nem sólido nem líquido, é uma pasta. Sabe a pasta de dentes ? Ela não escorre como água nem dura como pedra, mas é maleável.

elielsantos
Na verdade o estudo leva em consideração apenas as rochas que fazem parte dos depósitos vulcânicos que tem depósitos de fósseis. Senão me engano, as amostras de sedimentos de áreas onde não há amostras vulcânicas ou rochas magmáticas para datá-las, usa-se a datação relativa, através do estudo das camadas geológicas.
Me diga, colega: qual cientista vai querer destruir todo o modelo evolucionista? Ele nunca faria uma loucura desta. Ele seria relagado ao ostracismo cientifico. Mexer com a questão geológica seria destruir um dos fundamentos principais da TE.
Usa a datação relativa mas baseada na datação absoluta das camadas próximas do sedimento. Através de camadas semelhantes eles deduzem a possível idade do sedimento.
E sinceramente, qual cientista ou biólogo não quer ter uma prova para tomar o lugar do Darwin como o grande cérebro da biologia ? É a mesma coisa que um físico querer tomar o lugar do Einstein.
Eu vivendo no mundo acadêmico sei que tem muito isso de inveja ou concorrência.
edit:
E esses artigos que você sugeriu tem que levar em conta a idade, pois pode ser que naquela época ainda não estava tão firmado ou certo quanto é hoje. Tenta achar um artigo mais recente.