Curtir Curtir:  0
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 23

Tópico: [Vestibulares] Problema com o tempo.

Registro
    27-01-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão [Vestibulares] Problema com o tempo.

Boa noite caros offistas. Venho pela primeira vez pedir ajuda/sugestões para um constante problema que tenho tendo: admnistração no tempo das provas. Problema que pode aparecer para qualquer um.

Ano passado eu já havia acontecido de eu não acabar a prova a tempo, mas não era sempre, pelo fato de estar meio crú ainda e muitos exercícios não ter nem ideia por onde começar, por isso acabava chutando sem que pegasse muito tempo da minha prova. Esse ano como estou melhor estudado, consigo fazer a maioria dos exercícios e tenho me fudido por falta de tempo.

Ja sou macaco velho de vestibular, ja conheço o "vc tem +/- 3 mins pra cada questão" , "deixe as que não sabe por último" e outros conselhos. Eu acho que o que pode realmente solucionar é a ordem de matérias que seguirei nas resoluções.

Para facilitar, vou colocar a ordem das matérias, das que tenho maior conhecimento para as de menor:

Inglês > História > Geografia > Física > Biologia > Português > Matemática > Química > Literatura

Sou mais RÁPIDO fazendo humanas e exercícios teóricos (biológicas, alguns de física e quimica).

Táticas que ja adotei:
    1. Principalmente em provas longas e cansativas como é o caso do ENEM, tentei alternar 10 ex de exatas, 10 ex de humanas... acho um dos melhores jeitos, ao que parece é o mais eficaz, porém no meu caso não tem sido o bastante.

2. Fazer TODAS de humanas e teóricas primeiro, acho muito bom também, como disse anteriormente, sou mais rápido fazendo ex. teóricos, deixo um bom tempo sobrando para fazer matemática/física/química e com tranquilidade, no entanto, devido ao cansaço da prova acabo errando coisas bestas, como contas e prejudica na velocidade com que terei as ideias de resoluções.

Hoje teve fuvestão, matemática e física estavam fáceis, mas não adianta. Eu não consigo fazer a maioria dos ex. em menos de 3 mins. Sempre demoro pra pensar e chegar numa resolução, mas na maioria das vezes acabo acertando, quando erro é óbviamente por falta de ideias ou pelo fato de ja ter pego muito tempo de prova e eu acabo desistindo no meio.

"Estude mais" - embora dei uma desanimada, eu tenho estudado o máximo que meu tempo permite.

É isso aí, dissertem na opinião de vcs, NESSAS condições, qual seria a melhor ordem de resolução, ou se sugerem que eu estude alguma coisa mais específica ou qualquer outra ideia a respeito.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    29-10-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu sempre fiz todas as provas na ordem que vinha, nunca escolhi as matérias. Não adianta fazer super rápido o que você sabe e depois empacar no resto e deixar metade da prova em branco.
    Acho que a única dica é realmente não perder tempo com o que não sabe. E óbvio, estudar pra saber o máximo possível né. Não tem muito segredo não.
    - Charlie?
    Segurou as mãos de Charlie entre as suas e se inclinou para examinar o rosto dele.
    Alguma coisa aconteceu. Uma corrente de informações passou do corpo de Charlie para a mente dela. R.J. não sabia como e nem por quê. Não era imaginação, tinha certeza de que era real. De um modo que não podia compreender, R.J. soube, naquele momento, que não iriam envelhecer juntos. Não conseguia largar as mãos dele, nem fugir, nem chorar. Ficou ali parada, inclinada sobre a cama, segurando as mãos dele com força, como para não deixá-lo partir, gravando seu rosto na lembrança enquanto ainda tinha tempo.

Registro
    16-03-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu nunca tive problema com administração do tempo, eu só fazia e sobrava o tempo.

Acho que isso é mais questão de costume, né. Na escola, eu sempre terminava as provas de 20 a 45 minutos antes da hora. Tirando matemática, que eu normalmente levava o tempo inteiro mesmo.

Se você não pegou essa "manha", por assim dizer, fazendo prova seja na escola, seja no cursinho, seja um simulado, acho meio complicado vir assim, do nada.

Use um relógio, se já não faz isso. Ajudou meu amigo. E tente não ser perfeccionista, revisando questão após questão. Fez, próxima. Se sobrar tempo, revisa depois.

Registro
    29-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Outra dica, é não perder tanto tempo estudando o que você já sabe.
    As vezes, por ser algo que você gosta, acaba dedicando muito tempo pra história por exemplo. Só que é muito tempo aplicado pra subir sua nota de 9 pra 10.
    Focando mais em literatura, química e matemática, facilmente você aumenta uma nota de 5 pra 8 ou 9.
    - Charlie?
    Segurou as mãos de Charlie entre as suas e se inclinou para examinar o rosto dele.
    Alguma coisa aconteceu. Uma corrente de informações passou do corpo de Charlie para a mente dela. R.J. não sabia como e nem por quê. Não era imaginação, tinha certeza de que era real. De um modo que não podia compreender, R.J. soube, naquele momento, que não iriam envelhecer juntos. Não conseguia largar as mãos dele, nem fugir, nem chorar. Ficou ali parada, inclinada sobre a cama, segurando as mãos dele com força, como para não deixá-lo partir, gravando seu rosto na lembrança enquanto ainda tinha tempo.

Registro
    05-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu lia a questão e já tinha a idéia de como ela deveria ser resolvida. Sabendo isso tu sabe se demora muito ou não e se vale a pena ficar nela naquele momento.
    Eu fazia isso, tinha questão que sabia que ia levar 5~10 minutos e não tinha certeza se ia acertar, então pulava e ia pra uma que eu sabia que ia ser mais rápida.

Se tu lê uma questão de vestibular e não tem a mínima idéia de como vai começar, estude mais. Não to falando em saber exatamente a resolução, mas vestibular é treinar. Tu vai ler o enunciado, ver o jeitão do exercício e aí tu sabe que começa fazendo isso e vai dar algo que tu faz isso etc.

Eu fiz isso e terminei todos os vestibulares que fiz antes do tempo de prova, acho que só não terminei primeiro dia da 2a fase da FUVEST (português) e o terceiro dia (fís, quím, mat).

Publicidade:

Citação Postado originalmente por elielsantos Ver Post
    Um ateu, entrevistado sob a condição do anonimato, confessou que ele odeia cristãos com ódio intenso, mas ama os muçulmaos, que matam ateus. Segundo ele, "seu maior sonho seria sentir uma fungada em seu cangote de um jihadista". "Eu tremo todo só de pensar nessa cena", nos confessou ele emocionado.

Registro
    27-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Mig Master Ver Post
    Eu nunca tive problema com administração do tempo, eu só fazia e sobrava o tempo.

Acho que isso é mais questão de costume, né. Na escola, eu sempre terminava as provas de 20 a 45 minutos antes da hora. Tirando matemática, que eu normalmente levava o tempo inteiro mesmo.

Se você não pegou essa "manha", por assim dizer, fazendo prova seja na escola, seja no cursinho, seja um simulado, acho meio complicado vir assim, do nada.

Use um relógio, se já não faz isso. Ajudou meu amigo. E tente não ser perfeccionista, revisando questão após questão. Fez, próxima. Se sobrar tempo, revisa depois.
    Faz sentido. Na escola mesmo não sabendo nada enrolava até o final.

Meu irmão também demorava, tenho alguns amigos que também se fodem com o tempo, mas o meu caso é o pior.

E tenho usado relógio, a merda de não fazer a prova linearmente é que vc não sabe em exato quantas questões faltam pra acabar, mas sempre quando tenho uma hora ta faltando uns 25-30 ex e acabo fazendo voando.

Sei lá, eu acho que tenho que começar a prova MUITO focado no tempo, de forma que eu não fique nervoso porém não esqueça que tenho que fazer cada questão o mais rápido possível.

Citação Postado originalmente por Kalluf Ver Post
    Outra dica, é não perder tanto tempo estudando o que você já sabe.
    As vezes, por ser algo que você gosta, acaba dedicando muito tempo pra história por exemplo. Só que é muito tempo aplicado pra subir sua nota de 9 pra 10.
    Focando mais em literatura, química e matemática, facilmente você aumenta uma nota de 5 pra 8 ou 9.
    Cara, eu não sei como eu sou bom em história. Estudo bem regularmente, geografia não abri um livro esse ano, no fuvestão talvez tenha me fudido por ter caido umas questões mais específicas, mas em geral sempre vou bem. Meu tempo de estudos nos últimos 2 anos se resume em 70-80% matemática, física e química. Mais física, por isso fiquei bom.

Tchau queridos Avatar de Pap's
    Registro
    12-02-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Além das dicas acima, uma coisa que eu sempre fiz para textos em inglês e/ou português, era sempre ler as perguntas referentes a ele, sempre me economiza tempo, pois eu já lia sabendo o que era perguntado e o tipo de pergunta, ao invés de ler e depois ter que ficar caçando as respostas, ou então muitas vezes ter que ler denovo.

Registro
    27-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Dome Fu Ver Post
    Eu lia a questão e já tinha a idéia de como ela deveria ser resolvida. Sabendo isso tu sabe se demora muito ou não e se vale a pena ficar nela naquele momento.
    Eu fazia isso, tinha questão que sabia que ia levar 5~10 minutos e não tinha certeza se ia acertar, então pulava e ia pra uma que eu sabia que ia ser mais rápida.

Se tu lê uma questão de vestibular e não tem a mínima idéia de como vai começar, estude mais. Não to falando em saber exatamente a resolução, mas vestibular é treinar. Tu vai ler o enunciado, ver o jeitão do exercício e aí tu sabe que começa fazendo isso e vai dar algo que tu faz isso etc.

Eu fiz isso e terminei todos os vestibulares que fiz antes do tempo de prova, acho que só não terminei primeiro dia da 2a fase da FUVEST (português) e o terceiro dia (fís, quím, mat).
    Esse ano eu leio o exercício e sempre acontece de "ja sei o caminho, matei", mas é claro, acaba demorando um pouco.. ou então "vou tentar esse caminho, se não der, esse outro", e acaba demorando mais ainda. Isso é o que mais me fode.

Citação Postado originalmente por Pap's Ver Post
    Além das dicas acima, uma coisa que eu sempre fiz para textos em inglês e/ou português, era sempre ler as perguntas referentes a ele, sempre me economiza tempo, pois eu já lia sabendo o que era perguntado e o tipo de pergunta, ao invés de ler e depois ter que ficar caçando as respostas, ou então muitas vezes ter que ler denovo.
    Putz, pior que faço isso, é realmente muito eficaz. Pqp, como o tempo some afinal?

Registro
    05-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Farok Ver Post
    Esse ano eu leio o exercício e sempre acontece de "ja sei o caminho, matei", mas é claro, acaba demorando um pouco.. ou então "vou tentar esse caminho, se não der, esse outro", e acaba demorando mais ainda. Isso é o que mais me fode.
    No meio da leitura do exercício tu tem que já saber como matar ele. Se tu terminar e ficar mais de 10s pensando, já pula. Isso pra exatas obviamente.
    Humanas leia uma vez, se não entender alguma coisa, leia de novo, se não entender, pula.
    Biológicas termina de ler e relembra o que você aprendeu sobre isso, se a resposta não cair na sua cabeça em 30s~1min, pula.
    Citação Postado originalmente por elielsantos Ver Post
    Um ateu, entrevistado sob a condição do anonimato, confessou que ele odeia cristãos com ódio intenso, mas ama os muçulmaos, que matam ateus. Segundo ele, "seu maior sonho seria sentir uma fungada em seu cangote de um jihadista". "Eu tremo todo só de pensar nessa cena", nos confessou ele emocionado.

Registro
    11-05-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Kalluf Ver Post
    Eu sempre fiz todas as provas na ordem que vinha, nunca escolhi as matérias. Não adianta fazer super rápido o que você sabe e depois empacar no resto e deixar metade da prova em branco.
    Acho que a única dica é realmente não perder tempo com o que não sabe. E óbvio, estudar pra saber o máximo possível né. Não tem muito segredo não.
    Na verdade... Adianta sim. É melhor fazer pelo menos o que você sabe do que não fazer nada. Mas a dica é boa. A ideia é justamente essa. Faça o que estiver mais fácil primeiro. Não adianta ser fera em história e ficar brigando com uma prova dificil e esquecer das outras matérias.

Citação Postado originalmente por Farok Ver Post
    Sou mais RÁPIDO fazendo humanas e exercícios teóricos (biológicas, alguns de física e quimica).

Táticas que ja adotei:
    1. Principalmente em provas longas e cansativas como é o caso do ENEM, tentei alternar 10 ex de exatas, 10 ex de humanas... acho um dos melhores jeitos, ao que parece é o mais eficaz, porém no meu caso não tem sido o bastante.
    Eu particularmente não gosto de ficar indo e voltando, é tempo desperdiçado desnecessariamente. Pra economizar tempo, ao pular as questões eu costumo marcá-las em niveis (circulo as médias e faço um quadrado nas dificeis). Faço uma marca bem grande pra nao perder tempo procurando as questões na prova. Também costumo fazer um pontinho no gabarito, bem pequeno, no canto, do lado da questão que eu não sei, ajuda a economizar tempo.

2. Fazer TODAS de humanas e teóricas primeiro, acho muito bom também, como disse anteriormente, sou mais rápido fazendo ex. teóricos, deixo um bom tempo sobrando para fazer matemática/física/química e com tranquilidade, no entanto, devido ao cansaço da prova acabo errando coisas bestas, como contas e prejudica na velocidade com que terei as ideias de resoluções.
    Fazer humanas primeiro é pior coisa que voce pode fazer no ENEM. Por mais que voce tenha facilidade, a prova de humanas é extremamente longa e cansativa (muitos textos, muita interpretação) e voce vai chegar no meio da prova e ja estará mentalmente exausto.

A minha dica é: Matemática. Largar a calculadora e ganhar agilidade em fazer contas (principalmente em divisões, que é onde todo mundo demora um pouco mais) ajuda MUITO. Não só pela matemática em si (agiliza 100% das qestões do ENEM de matemática), mas também em fisica e quimica (calculo estequiométrico). Por menos que voce goste de matemática - ninguem gosta - acho que é uma das coisas que mais influenciam o tempo de prova.

A segunda dica é: Malícia. Isso é uma arte, só se aprende na prática, mas sempre atente para o modo com que ele faz as perguntas, não só na pergunta em si. Tente sempre pensar com a mente do examinador, o tal do "o que será que ele está perguntando aqui". Economiza muito tempo. Comece eliminando as duas alternativas que tem em toda questão, aquelas que estão claramente erradas. Ignore de incio as alternativas que falam em todo, nunca, sempre, exclusivamente, somente, etc etc. Tudo tem uma excessão, e é aí que o examinador vai tentar te confundir. Se não tiver certeza da resposta nas outras duas alternativas (voce ja eliminou duas, lembra?), aí sim você deve lançar um olhar mais atento para a alternativa que voce ignorou. Metodologia é fundamental.

Estou com esse mesmo problema de tempo. Vou fazer segunda fase da UFU semana que vem, e cronometrando, gasto em média 8 minutos por questão, 2 a mais que eu tenho disponivel, em teoria. Essa média chega a 15 em algumas questões de física, que infelizmente tem peso 2. Vou pra prova consciente de que não vou conseguir resolver todas as questões. Vou fazer o possivel pra fechar todas as materias que tem peso, e responder só o basico nas outras, dando mais atenção às mais fáceis, obviamente. Outra estratégia será não fazer rascunho para a redação. Os 20 minutos que eu vou gastar a mais significam - em teoria - 3 questões. Os pontos que eu vou ganhar na redação não pagam os que eu vou perder nas questões .

Publicidade:

Valar Morghulis

Tópicos Similares

1. TIRA-DÚVIDAS dos Druidas - nível 21 ao 40
    Por Edu Apokalipse no fórum Druid
    Respostas: 995
    Último Post: 23-05-2013, 12:21
  2. "Eu não sou engenheiro."
    Por Gëik no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 64
    Último Post: 30-03-2013, 20:37
  3. Tecnologia | Problema de video (Help Aqui)
    Por Leo The Returns no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 3
    Último Post: 20-04-2012, 09:37
  4. Respostas: 25
    Último Post: 14-04-2012, 00:10
  5. Jogos | World of Warcraft
    Por MasterTimeBR no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 86
    Último Post: 26-09-2008, 21:28

Permissões de Postagem