Postado originalmente por
luizjuiz
É aí que mora o problema, sr. Malandro Nato. Quanto é "muito"? Se um investimento dará retorno de 100% em 2 anos, porém o mínimo para se investir é 5 milhões, isso é barato ou caro? Para eu, que tenho só 50 reais, é caríssimo, pois 5 milhões é muito para mim. Agora para o senhor Eike Batista, por exemplo, essa é uma tremenda oportunidade, e seja o que for que custe esses 5 milhões, está barato pra caramba.
Caro ou barato é sentido e é subjetivo, mas, se no princípio João sente que 1 milhão é muito dinheiro e fala pro vendedor que o carro está caro, mesmo depois de citadas 200 qualidades do carro, ele continuará custando 1 milhão, e, no critério de valor de dinheiro de João, 1 milhão é muito dinheiro, então, o carro continuará sendo caro.
Não há caro barato, isso é sofisma, nenhuma qualidade do produto que o vendedor citar, fará o preço diminuir. Se 1 milhão é muito dinheiro para João as 12:00, 1 milhão continuará sendo muito dinheiro para João as 12:10.
Não sei explicar melhor que isso, mas foi o primeiro tipo de sofisma que aprendi quando estudei o assunto.
Luiz e Sadecks, preste atenção nesse outro sofisma, você entenderá o de cima:
Todo cavalo raro é caro. Um cavalo barato é raro. Logo; um cavalo caro é barato!