favoritei e copiei pro word![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0
favoritei e copiei pro word![]()
Se eu abrir uma exceção para você, deveria abrir também para João. Se abrir para João, devo abrir para André. E para Marcos também. Depois para Maria, Madalena, etc
isso é que tipo de falácia? Legal haha usam isso direto no colégio
Não sei o nome, mas é uma falácia, um argumento sem lógica.
Ele pode sim abrir uma exceção pra joão e não abrir pra Maria, não há nada que impeça de faze-lo.
Uma falácia que eu escuto muito de vendedor, bancários e nas publicidades que é altamente persuasiva é;
"Você perdeu 800,00 por não ter aplicado o dinheiro em janeiro.
"Você vai perder R$100,00" se não comprar, essa promoção é válida só por hoje.
Na verdade você apenas deixou de ganhar. Você não teve nada subtraído, não perdeu nada! É completamente diferente.
A frase "perdeu dinheiro" é muito impactante e persuasiva.
Outra de vendedor;
Cliente: Mas essa ferrari está cara, 1 milhão é muito dinheiro.
Vendedor: Ela não tá cara, se você analisar que ela gasta menos gasolina, tem motor possante, é bonita e vai durar duzentos anos sem quebrar, ela tá até barata.
Veja que os argumentos não muda o fato de ela custar 1 milhão e ser cara.
Cara ai é mais uma questão de linguagem mesmo, o cara não ta tentando sustentar a tese dele com um argumento errôneo e logica furada. Ele só quis dizer que no final das contas sai barato, ele não quer anular o fato de custar 1 milhão de dólares, isso é um fato e ele não ta tentando de convencer uma outra ideia.
Ta mais pra uma figura de linguagem ou algo do tpw, quando ele diz que não ta cara, ele só omitiu o termo que no final das contas sai mais barato
Eu acho.
Navegar é Preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Significado de caro = que custa muito dinheiro
O vendedor quer convencer que um produto caro é barato, a única forma disso acontecer de forma lógica é abaixando o preço. Qualquer argumento que ele usar para convencer que o carro é barato, sem abaixar o preço, será sofisma. Não existe Caro barato. Mesmo com todos os argumentos, a ferrari continuará custando 1 milhão, continuará custando muito dinheiro, continuará caro.
Re leia meu post acima. Não tenho mais nada a acrescentar.
Pois é, as vezes usamos de falacias por propio descuido, por falta de conhecimento ou por propio bom senso (pra evitar ficar explicando de forma logica e bla bla toda tese ou argumento que pelo menos parece evidente).
Como ja disse, aqui ninguém vai ficar discutindo como se fosse um artigo cientifico e tivesse que sustentar/prova tudo. Mas como vc mesmo falou muita gente usa puramente de falacias por aqui.... O interessante seria o pessoa pelo menos dosar e não usar como argumento principal.
Navegar é Preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
.
Última edição por luizjuiz; 13-06-2015 às 14:36.
Se a gente reparar bem, muita gente só fala falácias o tempo inteiro quando tenta entrar numa discussão. Até a gente.
Alguns são reis da falácia. Igualmente combatidos com falácias.
Interessante notar que toda falácia serve pros dois lados. E sempre pode ser combatida com uma falácia de igual força.
Interessante também ter postado por aqui, pode ser valioso para a evolução dos diálogos.
Falácias, porém, esão mais no campo filosófico. Na prática, na vida real, muita coisa chamada "falácia" não dá espaço pra filosofar.
Filosofia, muitas vezes, é conformista e pensa demais, mas pratica pouco.
Vai ver que isso aqui que escrevi pode ser uma falácia.
Última edição por Sero; 10-05-2012 às 01:54.
"To escape criticism — Do nothing, say nothing, be nothing""O pecador foge da repreensão, encontra justificativa para seguir sua vontade." (Eclesiástico 32)