Postado originalmente por
Criatura
Galera preciso da ajuda de voces em anatomia humana
Sobre os musculos da face e os musculos oculares
Qual a diferença deles?
Pra mim, seria que um seria para fixaçao e o outro teria mais funcionalidade, mas nao ta claro isso, tenho prova amanha, alguem pode me ajudar?
Ah, e os musculos oculares tem os retos e obliquos, qual diferença?
Músculos da face você tem de dois tipos:
mímicos, que fazem as
expressões, e
mastigatórios, que fazem a
mastigação e são em número de 4. Ambos são para funcionalidade e fixação. O que difere é que os 4 da
mastigação são inervados pelo
Nervo Trigêmio (V) e os da
mímica são pelo
Nervo Facial (VII).
Quanto aos músculos oculares, eles também são funcionais, mas são
muito mais precisos do que os demais músculos faciais. Há um
número relativo muito maior de placas motoras/fibras musculares neles e os seus movimentos são muito mais delicados que os da face. Eles são divididos em
Intrínsecos e
Extrínsecos. Os intrínsecos são dois (
M. Ciliar e M. do Reflexo Pupilar, se não me engano) e os extrínsecos são aqueles básicos (
M. Retos, Oblíquos e Levantador da Pálpebra Superior).As inervações deles são bem diferentes. O músculo
Reto Lateral é inervado pelo
Nervo Abducente (VI), o músculo
Oblíquo Superior pelo
Nervo Troclear (IV) e os demais (
Reto medial, superior, inferior, Oblíquo Inferior e Levantador da Pálpebra Superior) são inervados pelo
Nervo Oculomotor (III).
O que difere um Músculo Reto de um Músculo Oblíquo, além da inervação -que citei no parágrafo anterior-, é a função. O músculo reto faz movimentos em 90 graus do globo ocular: o reto lateral move o olho em direção às orelhas, o reto superior para cima, inferior para baixo e medial em direção ao nariz. Já os músculos oblíquos atuam através de pontos de fixação (o superior se fixa na Tróclea e o inferior no próprio globo ocular) e fazem, portanto, os movimentos fora dos ângulos retos. Em conjunto, eles permitem uma movimentação em vários ângulos.
Creio que tudo que você precisa pra uma prova de anatomia está aí...