Hoje em dia, numa época aflorada de facilidades e de fáceis acessos -ao exemplo da internet-, é difícil se concentrar em uma única atividade e, consequentemente, de fazê-la bem feita; quiçá é impossível! De fato, isso nos prejudica e nos torna cada vez piores.
Deve existir, em algum lugar, uma fórmula mágica para se fazer bem uma coisa de cada vez. Se você está fazendo X, fazer X como se fosse seu único objetivo e de forma extremamente assídua e eficaz. Ao passo que vai para Y, doar-se exclusivamente a ela e esquecer completamente de X. Quando for para Z, repetir o mesmo processo. Teoricamente, é a fórmula do sucesso, mas na prática eu nunca vi alguém capaz de realizá-la.
O máximo que consegui, quando estava estudando para o vestibular, foi dedicar-me exclusivamente para os estudos, esquecendo de todo o resto. Fui morar sozinho, em uma cidade nova e desconhecida, num colégio desconhecido e sem grandes objetos de prazer ao meu redor. No meu dia-a-dia, desde o horário e local de almoço até o tempo de descanso que eu me dava o direito era voltado para ter um melhor rendimento acadêmico. Analisando essa situação, eu me concentrei unicamente em X e deu certo, mas não conseguiria fazê-lo se tivesse que realizar Y ou Z ao mesmo tempo.
O que acham a respeito? Concordam? Discordam? Conseguem, ao menos em parte, realizar tal proeza?
Não sei se ficou claro o texto do tópico... estou bem cansado!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR. https://taleon.online
Depende das atividades na verdade. Eu consigo ouvir música, postar no fórum e escrever ao mesmo tempo, por exemplo. Depende do quanto aquela atividade é importante e o quanto eu quero me dedicar para aquilo.
Eu posso dizer que eu consigo sim me concentrar por uma quantidade de tempo boa. Meditação foi a atividade chave para conseguir isso. Depois que você consegue eliminar impulsos para fazer outras coisas e reduzir a frequência dos pensamentos distrativos (ainda não consegui eliminação total na hora da meditação), o que não é nem um pouco fácil, você consegue se tornar mais concentrado.
Bom, eu devo ter um cérebro bem primitivo (puro achismo). Não consigo realizar duas coisas ao mesmo tempo. Se estou ouvindo música, estou ouvindo música. Se estou escrevendo, estou escrevendo. Posso até colocar uma música pra tocar, mas não estarei concentrada nela e me darei conta apenas quando meu cérebro parar de se focar naquilo que estou fazendo.
Agora, na questão de "atividades", eu venho tentando condicionar meu cérebro a aprender diversas coisas ao mesmo tempo. Nunca tive um hobbie só, e sempre dei conta de todos. Não desistir também é importante. Por exemplo, esse ano, consigo me dedicar aos estudos, à academia, às aulas de dança, à Ordem DeMolay e à guitarra sem perder qualidade em um ou outro. É só saber otimizar o tempo.
O que eu acho que falta na maioria das pessoas é paixão. Ninguém mais faz as coisas com paixão, com alma, com vontade. Se estão aprendendo algo, geralmente aprendem de forma forçada, como se aquilo fosse uma obrigação. Porra, eu acho que ser apaixonado pelo que faz é essencial na vida, não somente no trabalho. Aprenda as coisas com entusiasmo, pergunte, participe, dedique um tempo do seu dia a praticar o que aprendeu, concentre-se naquela atividade como se não houvesse nada além daquilo. Imprima um (ou vários) propósito(s) na sua vida e doe seu coração, sua alma e sua mente para aquilo. Esqueça todo o resto, pare de se lamentar, não gaste tempo com inutilidades e saiba aproveitar o seu dia.
Aproveite o dia.
Abraços.
"Este tem sido o problema dos místicos. Alcançam o Definitivo, mas não podem relatar aos que lhes vêm após. Não podem relatá-lo a outros, que gostariam de ter essa compreensão intelectual. Tornaram-se um com o Definitivo. Todo o seu ser o relata, mas a comunicação intelectual é impossível. Poderão dá-lo a ti, se estiveres pronto para recebê-lo, poderão permitir que o alcances, se também o permitires, se fores receptivo e aberto. Mas as palavras não farão isso, os símbolos não ajudarão, teorias e doutrinas não serão de uso algum."
Bom, eu devo ter um cérebro bem primitivo (puro achismo). Não consigo realizar duas coisas ao mesmo tempo. Se estou ouvindo música, estou ouvindo música. Se estou escrevendo, estou escrevendo. Posso até colocar uma música pra tocar, mas não estarei concentrada nela e me darei conta apenas quando meu cérebro parar de se focar naquilo que estou fazendo.
Agora, na questão de "atividades", eu venho tentando condicionar meu cérebro a aprender diversas coisas ao mesmo tempo. Nunca tive um hobbie só, e sempre dei conta de todos. Não desistir também é importante. Por exemplo, esse ano, consigo me dedicar aos estudos, à academia, às aulas de dança, à Ordem DeMolay e à guitarra sem perder qualidade em um ou outro. É só saber otimizar o tempo.
O que eu acho que falta na maioria das pessoas é paixão. Ninguém mais faz as coisas com paixão, com alma, com vontade. Se estão aprendendo algo, geralmente aprendem de forma forçada, como se aquilo fosse uma obrigação. Porra, eu acho que ser apaixonado pelo que faz é essencial na vida, não somente no trabalho. Aprenda as coisas com entusiasmo, pergunte, participe, dedique um tempo do seu dia a praticar o que aprendeu, concentre-se naquela atividade como se não houvesse nada além daquilo. Imprima um (ou vários) propósito(s) na sua vida e doe seu coração, sua alma e sua mente para aquilo. Esqueça todo o resto, pare de se lamentar, não gaste tempo com inutilidades e saiba aproveitar o seu dia.
Aproveite o dia.
Abraços.
Excelente resposta! Sou totalmente de acordo, principalmente com a parte que você fala da paixão para com as coisas realizadas.
Hoje em dia, uma coisa que observo com grande frequência é o pessoal da faculdade reclamando que tem de estudar, que tem de fazer tal coisa ou que tem de comparecer a tal lugar. Sério, isso além de ser irritante é um pouco contagioso, porque você vê todas aquelas pessoas insultando a mesma coisa e pensa intrinsecamente que tudo aquilo é, realmente, ruim e desgastante. Nesses casos é bom ter discernimento e se auto-corrigir mentalmente cada vez que ouvir um "Porra, que saco, tenho que estudar!".
Ponto interessante do seu texto também é o que diz respeito à otimização do tempo. Acho que essa é realmente a palavra, que aliada à paixão e o gosto pelas atividades leva ao sucesso.
Vou tentar me organizar para chegar em resultados melhores nas coisas que eu faço. Agora mesmo estou procrastinando, mas já vou terminar de responder as mensagens e voltar para os livros.
Postado originalmente por Martiny
Depende das atividades na verdade. Eu consigo ouvir música, postar no fórum e escrever ao mesmo tempo, por exemplo. Depende do quanto aquela atividade é importante e o quanto eu quero me dedicar para aquilo.
Eu posso dizer que eu consigo sim me concentrar por uma quantidade de tempo boa. Meditação foi a atividade chave para conseguir isso. Depois que você consegue eliminar impulsos para fazer outras coisas e reduzir a frequência dos pensamentos distrativos (ainda não consegui eliminação total na hora da meditação), o que não é nem um pouco fácil, você consegue se tornar mais concentrado.
Um bom vídeo
O vídeo fala de plasticidade neural, um dos fenômenos mais lindos do corpo. Uma mudança física, anatômica e química resulta em uma mudança psicológica, fazendo um elo entre a psique, o paranormal, o místico e o indecifrável e a simples matéria comum e monótona com a qual estamos acostumadas a lidar. Ao final, tudo se resume à mesma coisa.
Quanto aos pensamentos distrativos, nem são tanto o meu problema. O que realmente me atrapalha é aquela sensação de ansiedade e falta de tempo ao fazer as coisas, como se tudo precisasse ser feito correndo e, ao mesmo tempo, de modo proveitoso; seja por falta de tempo, seja por pressa em terminar e ir fazer outra coisa.
De fato existem lados positivos e negativos de se aprender determinadas habilidades e permitir que o cérebro plastifique-se, mas aí vai de nós analisarmos e termos a real noção do que é sadio e o que é maléfico. Ou seja, se tivermos a percepção aguçada aliada à capacidade de moldarmos nosso cognitivo -principalmente usando a TCC, a qual você conhece melhor do que eu-, chegaríamos a um nível muito maior de intelectualidade e desempenho.
Última edição por Phineas Gage; 31-03-2012 às 23:29.
Eu estou sofrendo muito por causa deste problema, semana que vem eu tenho 3 provas e 3 trabalhos pra entregar, e ainda estou aqui na internet.
Mesmo quando consigo sair do computador e pegar os livros, minha mente fica divagando, ora penso no fórum, ora na academia, ou em qualquer outras futilidades que tomam todo meu tempo.
Amanhã vou tentar não ligar o computador e estudar, me desejem força.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR. https://taleon.online
O problema é que a mídia, a internet, e a sociedade em geral oferecem tantas opções de entretenimento diferentes e atrativas que faz com que a paixão das pessoas se torne sobre coisas "fúteis" e improdutivas. Não dá pra culpar ninguém por achar isso mais interessante que estudo; o que dá pra por culpa é se a pessoa acha isso mais importante que estudo.