Curtir Curtir:  0
Página 195 de 276 PrimeiroPrimeiro ... 95145185193194195196197205245 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1.941 a 1.950 de 2757

Tópico: Dúvidas Acadêmicas [Todas as Matérias]

Registro
    20-10-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Phineas Gage Ver Post
    Alguém pode me explicar como é que surge um radical livre da molécula de água? Por exemplo, já li que em alguns casos a molécula H20 pode se dissociar em H+ e OH-, mas quando isso acontece? E, ao acontecer, por que diabos o átomo de hidrogênio não se liga novamente à hidroxila, ficando mais estável?
    Luiz ja respondeu uma parte, entao vou resopnder a outra... Ao dissociar algo, para evitar a reacao reversa, normalmente coloca-se um outro reagente para, formar, por exemplo, a amonia... Entao o H+ se liga a amina (NH2), nesse caso.

Normalmente eh assim, mas nos casos dos sais o fato de estarem em solucao aquosa eh o bastante pra nao haver reacao.

Lino II, sem a massa voce nao calcula a quantidade de mols do reagente, entao, num laboratorio de uma empresa, por exemplo, onde deve haver o menor custo possivel, nao pode-se prever, sem o n, se havera ou nao excesso...

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por DeadFrog; 30-03-2012 às 18:55.

Registro
    24-12-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

.
    Última edição por luizjuiz; 13-06-2015 às 14:50.

Registro
    22-05-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Vlw DeadFrog

Sushruta Samhita Avatar de Phineas Gage
    Registro
    12-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por luizjuiz Ver Post
    Você deve estar confundindo duas coisas

OH ("traço") é um radical livre
    OH- é um íon

H ("traço") é um radical livre
    H+ é um íon

Na wikipédia em inglês há dois artigos para diferenciá-los no caso do "OH-"

O fato de "faltar" um elétron causa toda a diferença e é isso que os torna perigosos
    Hum, posso ter confundido.

Tipo, quanto ao H+, sei que não é um radical livre, e sim um íon que está com um elétron faltando para ficar estável. Agora, no caso do OH-, ele tem um elétron a mais e precisa reagir com alguma outra substância (parear ou doar seu elétron excedente) para ficar estável e, pra mim, isso é um radical livre. Portanto, "OH-" e "OH (traço)" não seriam a mesma coisa?

Ou então o OH- é um íon porque , apesar de ter um elétron a mais, a partícula está estável? Se assim for, o OH ("traço") teria o elétron sobrando em uma camada que o permite ser reativo, diferente do OH-?

Nunca me senti tão burro em química, mas ao decorrer do tempo que você vai se aprofundando nos assuntos do seu curso, esquece um pouco do básico aprendido no ensino médio, mesmo que esteja relacionado à sua área de estudos.
    Última edição por Phineas Gage; 30-03-2012 às 19:58.

Registro
    20-10-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ou então o OH- é um íon porque , apesar de ter um elétron a mais, a partícula está estável? Se assim for, o OH ("traço") teria o elétron sobrando em uma camada que o permite ser reativo, diferente do OH-?

Nunca me senti tão burro em química, mas ao decorrer do tempo que você vai se aprofundando nos assuntos do seu curso, esquece um pouco do básico aprendido no ensino médio, mesmo que esteja relacionado à sua área de estudos.
    OH- e OH(traco) sao `a mesma coisa`, porem um eh definido como ion (ganhou eletron) e outro eh uma molecula que fara uma ligacao, na maioria dos casos ponte de hidrogenio com uma molecula organica... E radical, por definicao, eh algo q se ligara a outra molecula (geralmente refere-se a organicas)

Por exemplo, num aminoacido, ha o carbono central, uma carboxila, uma amina e um H ligados a ele, portanto o que diferencia um aminoacido do outro eh exatamente o radical, ou seja, a outra molecula q se ligara ao carbono central.

Nao sei se ficou claro...

Publicidade:

Registro
    12-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por DeadFrog Ver Post
    OH- e OH(traco) sao `a mesma coisa`, porem um eh definido como ion (ganhou eletron) e outro eh uma molecula que fara uma ligacao, na maioria dos casos ponte de hidrogenio com uma molecula organica... E radical, por definicao, eh algo q se ligara a outra molecula (geralmente refere-se a organicas)

Por exemplo, num aminoacido, ha o carbono central, uma carboxila, uma amina e um H ligados a ele, portanto o que diferencia um aminoacido do outro eh exatamente o radical, ou seja, a outra molecula q se ligara ao carbono central.

Nao sei se ficou claro...
    Sim, eu sei disso. Ainda uso as fórmulas dos aminoácidos na faculdade e lembro bem das propriedades e estruturas deles.

O que não está claro na minha cabeça é o porquê que o íon OH- não pode ser considerado um radical livre, já que, assim como o OH("traço"), ele tem um elétron a mais e teoricamente pode doá-lo a alguma molécula (ligação iônica) ou compartilhá-lo (ligação covalente).

Lembrando que o "traço" de que estamos falando representa nada mais do que um elétron sobrando.
    Última edição por Phineas Gage; 30-03-2012 às 21:24.

Registro
    20-10-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sim, eu sei disso. Ainda uso as fórmulas dos aminoácidos na faculdade e lembro bem das propriedades e estruturas deles.

O que não está claro na minha cabeça é o porquê que o íon OH- não pode ser considerado um radical livre, já que ele tem um elétron a mais e teoricamente pode doá-lo a alguma molécula (ligação iônica) ou compartilhá-lo (ligação covalente), que é a mesma coisa que o OH(traço) faz. o "traço" de que estamos falando representa nada mais do que um elétron sobrando.
    A diferenca eh quase inexistente, bem tenue mesmo. Questao de pura definicao, e mesmo assim os deixa muito perto de serem iguais. O fato eh que OH(traco) nao vai existir por si, enquanto o ion pode (ao dissociar-se em solucao aquosa, por exemplo). Mas eh a mesma molecula, sem diferenca alguma na estrutura.

Registro
    24-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

.
    Última edição por luizjuiz; 13-06-2015 às 14:50.

Registro
    12-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por luizjuiz Ver Post
    A diferença é de "apenas" 1 elétron, o que faz com que um seja estável e o outro não, o radical só se forma se for fornecido energia e tem "grande afinidade" de fazer ligações com outros compostos, enquanto o íon é "estável" e ocorre naturalmente.

Segue aí uma imagem que talvez explique melhor para os senhores

Agora ficou entendido! Obrigado!

Então, a definição de radical livre é uma molécula que tem um elétron "errado" e, consequentemente, reativo?
    Última edição por Phineas Gage; 31-03-2012 às 01:42.

F&A ETERNO BFR Avatar de el mont bolado
    Registro
    19-02-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

o angel to aqui metendo as cara, só travei na análise de convergência de uma sequência.

n^(1/n)

Publicidade:

-

a estrela solitária sempre estará presente em nossos corações

Tópicos Similares

1. Jogos | [Oficial] Tópico para dúvidas breves
    Por Fenriz no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 61
    Último Post: 25-04-2010, 15:13
  2. Topico do hospital cema
    Por Neo'Aragorn no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 123
    Último Post: 10-07-2008, 07:23