Gostei bastante do tema do tópico, pois essa reflexão e necessidade de se pensar o porquê e como estudar ocorreu comigo ano passado, época de vestibular. Pesquisei bastante sobre o assunto, e compartilharei o que acredito ser mais relevante:
Não há uma técnica específica de estudo, que funcione para todos. Todos nós somos diferentes. É fundamental que cada um conheça a si mesmo e saiba se auto-avaliar e como estudar. Eu, por exemplo, estudo no máximo 2 horas seguidas. Após isso, naturalmente, o cérebro começa a apresentar sintomas de cansaço, e as dispersões aparecem. É importante, pois, saber a hora de parar para beber água, fazer um lanche, dar uma volta. Ao andar um pouco pela casa (ou pelo apartamento), você oxigena o seu cérebro, e ganha mais fôlego para voltar a ler os livros.
Possuo amigos que não necessitam ler tanto para absover a matéria - a simples explicação do professor já é suficiente. Infelizmente, esse não é o meu caso. Preciso "perder" horas em cima de apostilas, resumos e livros.
Agora, entra também a questão da motivação. Pergunte-se: qual é o objetivo de meu estudo? Ser aprovado no colégio/faculdade? Para muitos, simplesmente ir bem nas provas é o suficiente. Mas, em meu ponto de vista, esse conceito é errôneo. Não culpo os jovens por pensar assim. É consequência muitas vezes do método massante de simplesmente empurrar conteúdos aos alunos e da dificuldade deles de captá-los. Isso já aconteceu comigo. Ao longo do tempo, fui amadurecendo e formei a opinião que tenho hoje. Para quem está na universidade, é essencial sim se sair bem nos exames, mas com ressalvas - além de um estudante, você será um profissional que atuará na sociedade e, portanto, é seu dever ter a consciência de que todo o conhecimento que está sendo transmitido a você deverá ser utilizado em prol de todos, na relação profissional-sociedade.
Àqueles que estão no ensino médio, principalmente residentes de estados como RJ e SP, onde os vestibulares são os mais difíceis do Brasil, a "pressão" ainda é maior. Me refiro ao fato de esses alunos terem a sabedoria de que há a necessidade de estudar continuamente, além das provas, para ir armazenando e captando os assuntos repassados a eles, para posteriormente serem transmitidos nas provas de vestibulares (essas sim irão definir suas vidas).
Acredito que todos que estão lendo e participando dessa discussão já têm maturidade suficiente para saber que os pais não precisam obrigá-los a estudar. É preciso deixar o ócio de lado e encarar os estudos como um aliado ao seu desenvolvimento como ser humano. "Um homem com preguiça é um relógio sem corda", disse Jaime Balmes. A persistência e a determinação superam qualquer dificuldade que por ventura a pessoa tenha em Matemática, Física, Anatomia, Direito Civil, Cálculo I.
Alguns fatores que influenciam no rendimento do estudo: ambiente, concentração, motivação. Eu particularmente só consigo estudar em um lugar que seja muito quieto, com poucos barulhos.
Por fim, acredito que o estudo deveria ser diário, pois quanto mais você trabalha seu cérebro, mais ele adquire a habilidade de armazenar conteúdos. E caso você esteja na universidade, é preciso, ainda, utilizar a Memória Prolongada, ou seja, aquela que você vai levar consigo o resto da vida.![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação