Postado originalmente por
Feliipee
Então a história complica. Já me peguei a pensar se, por exemplo, ganhasse na loteria (o que é improvável, já que nem jogo), continuaria a estudar, me esforçar, etc., para ser bem sucedido profissional e financeiramente. É uma questão complicada, já que o príncipal motivo de se dedicar aos estudos é a estabilidade financeira. Mas e quando você já a tem? Realmente passaria 8h por dia estudando? Eu cheguei a conclusão de que não. Iria largar tudo e viver a vida sem maiores preocupações.
E não seria nenhum ganho exorbitante na loteria, algo entre 2 e 5 milhões já é dinheiro o suficiente para não se fazer nada pelo resto da vida, considerando que esse dinheiro, quando aplicado em uma poupança, rende algo em torno de 0,5%, ou seja, 2 milhões seriam 10 mil reais por mês, e 5 milhões seriam 25 mil reais por mês, sem fazer NADA, absolutamente nada.
A pessoas tem que ter real paixão pelo que faz para continuar se dedicando de forma igual em um caso como esse.
Acho que eu continuaria me dedicando, até porque não consigo pensar em estagnar na vida. Senão arduamente, ao menos um terço do que me dedico agora eu manteria.
Sei lá, é difícil imaginar.

Zuranno
Comigo também é assim.
Alguem tem alguma dica pra, se não motivar totalmente, pelo menos ajudar com um empurrãozinho?
Cara, eu costumo pensar que é importante para aplicação da vida, seja ela profissional ou não. Quando se está no ensino médio é difícil ter essa concepção.
Particularmente, sempre gostei de pessoas inteligentes e as admirava, ainda mais depois que comecei a assistir algumas séries e conhecer alguns professores e alunos que se destacam na faculdade. Sem sombra de dúvida eu desejo intrinsecamente ser melhor que eles e até mesmo que meus colegas, então acredito que, além da vontade própria, o espírito competitivo me da uma força.
Mas uma coisa é certa, depois de certo tempo se motivando a fazer uma tarefa, você até esquece dos motivos pelo qual está motivado, mas não larga do hábito. Ou seja, continua fazendo aquilo que começou a fazer (p.ex. estudar) sem nem saber porque está estudando. Isso já foi comprovado cientificamente diversas vezes, e é um paradigma.
Vou fazer abaixo, em citação, a explicação de um experimento que foi feito. Quem quiser ler mais, outro exemplo de experimento é a chamada
Gaiola de Skinner. É só pesquisar.
Cientistas puseram macacos dentro de uma jaula e, uma vez por dia, abriam uma pequena porta que continha um caxo de bananas lá dentro. Porém, assim que o primeiro macaco passasse a porta para apanhar o alimento, todos os outros levavam um jato forte de água(o que é horrivel para os animais). Isso se repetiu até que os macacos não entravam mais no compartimento quando ele era aberto e, inclusive, agrediam qualquer um que tentasse entrar lá.
Depois de certo tempo os cientistas foram substituindo gradativamente os primatas por novos animais, os quais nunca haviam tido contato com o experimento antes. Da mesma maneira, os macacos antigos agrediam os novos macacos cada vez que um deles tentava cruzar a barreira para pegar as bananas.
Por fim, chegou a um ponto em que todos os macacos antigos foram substituídos por novos, sendo que nenhum deles jamais havia levado um só jato de água, apenas haviam apanhado dos seus companheiros por tentarem pegar o alimento "proibido". Entretanto e curiosamente, mesmo sem saber o porquê, eles jamais tentavam pegar as bananas e tampouco deixavam os outros tentarem, sem sequer saber o real motivo do hábito.

Kamahl doido
Olha, igual já citaram, a recompensa que imagino que terei no futuro, me motiva.
Por exemplo, hoje mesmo galera da facul tá indo pra uma festa, saindo dela +/- 06 da manha de amanha, e indo direto pra um churras. Mas o kamahl doido vai ficar em casa, estudando cerca de 780 slides, haha.
Se for pensar, vai ser um pé no saco, mas me imagino daqui um tempo, trabalhando em algum concurso em qual passei, boas notas na facul (além do aprendizado que irá me ajudar no futuro, ao procurar um emprego), sem contar no lazer, estou deixando de me divertir agora, para que no futuro possa fazer quase tudo que eu quiser. (não estou falando que quem etá indo pra festa hoje/amanha não terá notas boas/emprego bom, pelo contrário, tem muita gente dessa galera que vai tirar mais que eu nas provas

mas isso já é outra história).
Enfim, esse é o jeito que acho certo, já que faz algum tempo que não estudo a sério, e não quero deixar as matérias ficarem acumuladas, além de ter alguns concursos vindo por ai.
Uma vez que você está acostumado a estudar, o fato de ficar em casa estudando a noite toda nem se torna tão massante assim, não acha?
Antigamente, no meu ensino médio, eu odiaria ter de passar um Sábado à noite nos livros e bebendo litros de café. Hoje em dia é normal e, dependendo dos ânimos, até prazeroso.

Pata do Leão
É bom estudar em centros culturais e em grupo, pois além de vc ter um acervo didatico a sua disposição, vc pode tirar duvidas com seus colegas. Outra opção é estudar na Biblioteca, fazendo carterinha, sentado na mesa la em silencio.
Psshhhhhhhhhhhhhh, silencio! >:^(
Aí está outra maneira de se tornar motivado: compartilhando! Tudo que é compartilhado e discutido se torna mais interessante, até porque é da natureza humana comparar o conhecimento e os gostos próprios com os outros.