Curtir Curtir:  0
Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 47

Tópico: Produtividade nos estudos;

Sushruta Samhita Avatar de Phineas Gage
    Registro
    12-08-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Produtividade nos estudos;

Olá offistas.

Hoje vim tratar de um assunto que, creio eu, está inserido na vida de muita gente por aqui; principalmente nesse período de início de ano, onde as coisas estão engrenando e o ritmo está sendo tomado.

Quando falamos em estudos, automaticamente nossos circuitos associam a imagem de algo ruim e desgastante, como se fosse um castigo para aquele dia ou aquele fim de semana que precede uma prova. Mas nem sempre é assim!

Quem não lembra como eram o ânimos há mais ou menos um mês atrás? Como todo início de ano estávamos motivados a estudar e ir bem na escola ou faculdade, o que de fato aconteceu nas primeiras semanas de aula; mas pra muitos a produtividade dura pouco e cá estamos nós, lidando com livros, resumos e apostilas na tentativa de ser um bom aluno, tirar notas boas e ainda entender e absorver a matéria.

Enfim, para não ser em vão as nossas visitas no Off, peço aos mais experientes e àqueles que se julguem capazes, que deixem dicas, comentários, discursos e acertos sobre como estudar, como absorver a matéria, como conciliar os estudos com demais atividades e etc. É um tópico para dissertarmos acerca de métodos, modos e macetes!

-Como você estuda?

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    08-12-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu tenho certa dificuldade em estudar.
    Quando tenho tarefas bem definidas, como entregar projeto tal dia, fazer um programa até tal dia, resolver tais exercícios até certa data, tudo rola tranquilamente. Me empenho e faço algo bom.

Mas quando eu tenho que estudar por conta própria, abrir o livro, fazer quantos exercícios eu quiser, ler a teoria quando eu quiser, não funciona. Arranjo qualquer desculpa para não estudar, até mesmo organizar o quarto ou limpar meus tênis.

Quando eu realmente vou estudar eu geralmente vou pra longe do meu quarto, fico longe do meu PC, dos meus livros de literatura, etc. Porque se ficar perto deles não consigo me concentrar e acabo indo pro PC ou lendo algo que não é relativo ao que tenho que estudar.

Registro
    12-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Feliipee Ver Post
    O fato de que o estudo vai garantir um bom salário e estabilidade financeira já o suficiente para alguns se motivarem.

Claro, escolhendo uma área de seu gosto, já que nunca vai ser prazeroso para alguém que não tenha afinidade com, digamos, matemática, cursar qualquer engenharia.
    De fato, a noção de recompensa ajuda e muito na realização de atividades massantes. Mas, e quando o salário e etc. não é o suficiente para lhe motivar? Digo, e se você já tiver o futuro garantido, não dependendo do seu esforço para ser remunerado?

Acho que nesses casos o jeito é apelar para a importância de ter conhecimento como forma de satisfação própria.

Citação Postado originalmente por Leho Ver Post
    Quando tenho tarefas bem definidas, como entregar projeto tal dia, fazer um programa até tal dia, resolver tais exercícios até certa data, tudo rola tranquilamente. Me empenho e faço algo bom.

Mas quando eu tenho que estudar por conta própria, abrir o livro, fazer quantos exercícios eu quiser, ler a teoria quando eu quiser, não funciona. Arranjo qualquer desculpa para não estudar, até mesmo organizar o quarto ou limpar meus tênis.

Quando eu realmente vou estudar eu geralmente vou pra longe do meu quarto, fico longe do meu PC, dos meus livros de literatura, etc. Porque se ficar perto deles não consigo me concentrar e acabo indo pro PC ou lendo algo que não é relativo ao que tenho que estudar.
    Isso acontece com muita gente! Estudar por livre e espontânea vontade requer uma força enorme e é muito difícil de iniciar e dar continuidade à tarefa depois de estar sentado em frente aos livros. Até mesmo a coisa mais chata para se fazer -como p.ex. limpar seu tênis ou lavar a louça- parece extremamente atrativa nesses momentos.

Como faz pra burlar isso eu não sei, mas costumo ter concentração e ficar longe de outras coisas também. É tudo questão de auto-controle, eu acho. Depois de um tempo exercitando você acaba nem dando mais bola pra outras atividades e se conforma que tem de estudar, tornando a leitura, resolução de exercícios e etc. até mesmo prazerosa.

Uma coisa que costumo usar de incentivo são as aplicações do que eu estou lendo no cotidiano, tanto profissional quanto não-profissional. Por exemplo, nos casos mais esdrúxulos, recorro à criação de um tópico aqui no Off sobre um assunto que eu achei realmente interessante, motivando-me ainda mais a estudá-lo a fundo. De todos os tópicos e textos que fiz aqui sobre assuntos relacionados ao meu curso, não esqueci-me de nenhum!
    Última edição por Phineas Gage; 24-03-2012 às 12:13.

Reitor acadêmico do Off Avatar de Angus Rook
    Registro
    20-07-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Phineas Gage Ver Post
    De fato, a noção de recompensa ajuda e muito na realização de atividades massantes. Mas, e quando o salário e etc. não é o suficiente para lhe motivar? Digo, e se você já tiver o futuro garantido, não dependendo do seu esforço para ser remunerado?

Acho que nesses casos o jeito é apelar para a importância de ter conhecimento como forma de satisfação própria.

Isso acontece com muita gente! Estudar por livre e espontânea vontade requer uma força enorme e é muito difícil de iniciar e dar continuidade à tarefa depois de estar sentado em frente aos livros. Até mesmo a coisa mais chata para se fazer -como p.ex. limpar seu tênis ou lavar a louça- parece extremamente atrativa nesses momentos.

Como faz pra burlar isso eu não sei, mas costumo ter concentração e ficar longe de outras coisas também. É tudo questão de auto-controle, eu acho. Depois de um tempo exercitando você acaba nem dando mais bola pra outras atividades e se conforma que tem de estudar, tornando a leitura, resolução de exercícios e etc. até mesmo prazerosa.

Uma coisa que costumo usar de incentivo são as aplicações do que eu estou lendo no cotidiano, tanto profissional quanto não-profissional. Por exemplo, nos casos mais esdrúxulos, recorro à criação de um tópico aqui no Off sobre um assunto que eu achei realmente interessante, motivando-me ainda mais a estudá-lo a fundo. De todos os tópicos e textos que fiz aqui sobre assuntos relacionados ao meu curso, não esqueci-me de nenhum!
    Cara você acabou descrever a função deste projeto:

http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=444979

Mas realmente , com o rapaz falou ali, estudar com datas é mais tranquilo

Registro
    30-07-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Comigo também é assim.

Alguem tem alguma dica pra, se não motivar totalmente, pelo menos ajudar com um empurrãozinho?

Publicidade:

Fonte de avatar e assinatura:
    http://www.umsabadoqualquer.com/

Whispering wings, i miss you so much, my dear friend...

Now playing:World of Warcraft e League of Legends (meu link Refer-A-Friend, se alguem for começar a jogar): http://signup.leagueoflegends.com/?r...937b6022352081

Na porrada eu não tenho limites Avatar de Kamahl doido
    Registro
    25-03-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Olha, igual já citaram, a recompensa que imagino que terei no futuro, me motiva.
    Por exemplo, hoje mesmo galera da facul tá indo pra uma festa, saindo dela +/- 06 da manha de amanha, e indo direto pra um churras. Mas o kamahl doido vai ficar em casa, estudando cerca de 780 slides, haha.
    Se for pensar, vai ser um pé no saco, mas me imagino daqui um tempo, trabalhando em algum concurso em qual passei, boas notas na facul (além do aprendizado que irá me ajudar no futuro, ao procurar um emprego), sem contar no lazer, estou deixando de me divertir agora, para que no futuro possa fazer quase tudo que eu quiser. (não estou falando que quem etá indo pra festa hoje/amanha não terá notas boas/emprego bom, pelo contrário, tem muita gente dessa galera que vai tirar mais que eu nas provas mas isso já é outra história).
    Enfim, esse é o jeito que acho certo, já que faz algum tempo que não estudo a sério, e não quero deixar as matérias ficarem acumuladas, além de ter alguns concursos vindo por ai.

they see me rollin
    they hatin
    patrolling they tryin to catch me ridin dirty
    tryin to catch me ridin dirty

Registro
    24-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

É bom estudar em centros culturais e em grupo, pois além de vc ter um acervo didatico a sua disposição, vc pode tirar duvidas com seus colegas. Outra opção é estudar na Biblioteca, fazendo carterinha, sentado na mesa la em silencio.

Psshhhhhhhhhhhhhh, silencio! >:^(

Registro
    27-12-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

É incrível como olhar pra parede se torna extremamente interessante quando você tem que estudar gramática.

~HardLife

Registro
    26-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

É ai que entra a metodologia, se vc funciona melhor com datas fixas, fixe-as por conta própria analisando o seu tempo disponível e o que vc faz durante o dia. Traga a escola pra casa, traçe um objetivo e tente cumprir à risca.

Registro
    12-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Feliipee Ver Post
    Então a história complica. Já me peguei a pensar se, por exemplo, ganhasse na loteria (o que é improvável, já que nem jogo), continuaria a estudar, me esforçar, etc., para ser bem sucedido profissional e financeiramente. É uma questão complicada, já que o príncipal motivo de se dedicar aos estudos é a estabilidade financeira. Mas e quando você já a tem? Realmente passaria 8h por dia estudando? Eu cheguei a conclusão de que não. Iria largar tudo e viver a vida sem maiores preocupações.

E não seria nenhum ganho exorbitante na loteria, algo entre 2 e 5 milhões já é dinheiro o suficiente para não se fazer nada pelo resto da vida, considerando que esse dinheiro, quando aplicado em uma poupança, rende algo em torno de 0,5%, ou seja, 2 milhões seriam 10 mil reais por mês, e 5 milhões seriam 25 mil reais por mês, sem fazer NADA, absolutamente nada.

A pessoas tem que ter real paixão pelo que faz para continuar se dedicando de forma igual em um caso como esse.
    Acho que eu continuaria me dedicando, até porque não consigo pensar em estagnar na vida. Senão arduamente, ao menos um terço do que me dedico agora eu manteria.

Sei lá, é difícil imaginar.

Citação Postado originalmente por Zuranno Ver Post
    Comigo também é assim.

Alguem tem alguma dica pra, se não motivar totalmente, pelo menos ajudar com um empurrãozinho?
    Cara, eu costumo pensar que é importante para aplicação da vida, seja ela profissional ou não. Quando se está no ensino médio é difícil ter essa concepção.

Particularmente, sempre gostei de pessoas inteligentes e as admirava, ainda mais depois que comecei a assistir algumas séries e conhecer alguns professores e alunos que se destacam na faculdade. Sem sombra de dúvida eu desejo intrinsecamente ser melhor que eles e até mesmo que meus colegas, então acredito que, além da vontade própria, o espírito competitivo me da uma força.

Mas uma coisa é certa, depois de certo tempo se motivando a fazer uma tarefa, você até esquece dos motivos pelo qual está motivado, mas não larga do hábito. Ou seja, continua fazendo aquilo que começou a fazer (p.ex. estudar) sem nem saber porque está estudando. Isso já foi comprovado cientificamente diversas vezes, e é um paradigma.

Vou fazer abaixo, em citação, a explicação de um experimento que foi feito. Quem quiser ler mais, outro exemplo de experimento é a chamada Gaiola de Skinner. É só pesquisar.

Cientistas puseram macacos dentro de uma jaula e, uma vez por dia, abriam uma pequena porta que continha um caxo de bananas lá dentro. Porém, assim que o primeiro macaco passasse a porta para apanhar o alimento, todos os outros levavam um jato forte de água(o que é horrivel para os animais). Isso se repetiu até que os macacos não entravam mais no compartimento quando ele era aberto e, inclusive, agrediam qualquer um que tentasse entrar lá.

Depois de certo tempo os cientistas foram substituindo gradativamente os primatas por novos animais, os quais nunca haviam tido contato com o experimento antes. Da mesma maneira, os macacos antigos agrediam os novos macacos cada vez que um deles tentava cruzar a barreira para pegar as bananas.

Por fim, chegou a um ponto em que todos os macacos antigos foram substituídos por novos, sendo que nenhum deles jamais havia levado um só jato de água, apenas haviam apanhado dos seus companheiros por tentarem pegar o alimento "proibido". Entretanto e curiosamente, mesmo sem saber o porquê, eles jamais tentavam pegar as bananas e tampouco deixavam os outros tentarem, sem sequer saber o real motivo do hábito.

Citação Postado originalmente por Kamahl doido Ver Post
    Olha, igual já citaram, a recompensa que imagino que terei no futuro, me motiva.
    Por exemplo, hoje mesmo galera da facul tá indo pra uma festa, saindo dela +/- 06 da manha de amanha, e indo direto pra um churras. Mas o kamahl doido vai ficar em casa, estudando cerca de 780 slides, haha.
    Se for pensar, vai ser um pé no saco, mas me imagino daqui um tempo, trabalhando em algum concurso em qual passei, boas notas na facul (além do aprendizado que irá me ajudar no futuro, ao procurar um emprego), sem contar no lazer, estou deixando de me divertir agora, para que no futuro possa fazer quase tudo que eu quiser. (não estou falando que quem etá indo pra festa hoje/amanha não terá notas boas/emprego bom, pelo contrário, tem muita gente dessa galera que vai tirar mais que eu nas provas mas isso já é outra história).
    Enfim, esse é o jeito que acho certo, já que faz algum tempo que não estudo a sério, e não quero deixar as matérias ficarem acumuladas, além de ter alguns concursos vindo por ai.
    Uma vez que você está acostumado a estudar, o fato de ficar em casa estudando a noite toda nem se torna tão massante assim, não acha?

Antigamente, no meu ensino médio, eu odiaria ter de passar um Sábado à noite nos livros e bebendo litros de café. Hoje em dia é normal e, dependendo dos ânimos, até prazeroso.

Citação Postado originalmente por Pata do Leão Ver Post
    É bom estudar em centros culturais e em grupo, pois além de vc ter um acervo didatico a sua disposição, vc pode tirar duvidas com seus colegas. Outra opção é estudar na Biblioteca, fazendo carterinha, sentado na mesa la em silencio.

Psshhhhhhhhhhhhhh, silencio! >:^(
    Aí está outra maneira de se tornar motivado: compartilhando! Tudo que é compartilhado e discutido se torna mais interessante, até porque é da natureza humana comparar o conhecimento e os gostos próprios com os outros.

Publicidade:

Última edição por Phineas Gage; 24-03-2012 às 13:18.

Tópicos Similares

1. Conheça agora o final do desenho Caverna do Dragão.
    Por Steve Vaughan no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 44
    Último Post: 22-10-2010, 11:16
  2. Treinando Skills,Turorial ate o lvl 100
    Por Nubobe no fórum Knight
    Respostas: 12
    Último Post: 25-10-2005, 16:39
  3. Serão projetos de novas magias?
    Por Tibiano Iridiano no fórum Tibia Geral
    Respostas: 15
    Último Post: 13-05-2005, 21:47
  4. Mulher é presa em entrevista de emprego nos EUA