Curtir Curtir:  0
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 47

Tópico: Produtividade nos estudos;

Registro
    30-01-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Gostei bastante do tema do tópico, pois essa reflexão e necessidade de se pensar o porquê e como estudar ocorreu comigo ano passado, época de vestibular. Pesquisei bastante sobre o assunto, e compartilharei o que acredito ser mais relevante:

Não há uma técnica específica de estudo, que funcione para todos. Todos nós somos diferentes. É fundamental que cada um conheça a si mesmo e saiba se auto-avaliar e como estudar. Eu, por exemplo, estudo no máximo 2 horas seguidas. Após isso, naturalmente, o cérebro começa a apresentar sintomas de cansaço, e as dispersões aparecem. É importante, pois, saber a hora de parar para beber água, fazer um lanche, dar uma volta. Ao andar um pouco pela casa (ou pelo apartamento), você oxigena o seu cérebro, e ganha mais fôlego para voltar a ler os livros.
    Possuo amigos que não necessitam ler tanto para absover a matéria - a simples explicação do professor já é suficiente. Infelizmente, esse não é o meu caso. Preciso "perder" horas em cima de apostilas, resumos e livros.
    Agora, entra também a questão da motivação. Pergunte-se: qual é o objetivo de meu estudo? Ser aprovado no colégio/faculdade? Para muitos, simplesmente ir bem nas provas é o suficiente. Mas, em meu ponto de vista, esse conceito é errôneo. Não culpo os jovens por pensar assim. É consequência muitas vezes do método massante de simplesmente empurrar conteúdos aos alunos e da dificuldade deles de captá-los. Isso já aconteceu comigo. Ao longo do tempo, fui amadurecendo e formei a opinião que tenho hoje. Para quem está na universidade, é essencial sim se sair bem nos exames, mas com ressalvas - além de um estudante, você será um profissional que atuará na sociedade e, portanto, é seu dever ter a consciência de que todo o conhecimento que está sendo transmitido a você deverá ser utilizado em prol de todos, na relação profissional-sociedade.
    Àqueles que estão no ensino médio, principalmente residentes de estados como RJ e SP, onde os vestibulares são os mais difíceis do Brasil, a "pressão" ainda é maior. Me refiro ao fato de esses alunos terem a sabedoria de que há a necessidade de estudar continuamente, além das provas, para ir armazenando e captando os assuntos repassados a eles, para posteriormente serem transmitidos nas provas de vestibulares (essas sim irão definir suas vidas).
    Acredito que todos que estão lendo e participando dessa discussão já têm maturidade suficiente para saber que os pais não precisam obrigá-los a estudar. É preciso deixar o ócio de lado e encarar os estudos como um aliado ao seu desenvolvimento como ser humano. "Um homem com preguiça é um relógio sem corda", disse Jaime Balmes. A persistência e a determinação superam qualquer dificuldade que por ventura a pessoa tenha em Matemática, Física, Anatomia, Direito Civil, Cálculo I.
    Alguns fatores que influenciam no rendimento do estudo: ambiente, concentração, motivação. Eu particularmente só consigo estudar em um lugar que seja muito quieto, com poucos barulhos.
    Por fim, acredito que o estudo deveria ser diário, pois quanto mais você trabalha seu cérebro, mais ele adquire a habilidade de armazenar conteúdos. E caso você esteja na universidade, é preciso, ainda, utilizar a Memória Prolongada, ou seja, aquela que você vai levar consigo o resto da vida.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    31-07-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Cara, eu odeio esse papo de extremista(como essa imagem do steve). É falta de interesse da sua parte também, não é o método que está inteiramente errada.

A mentalidade da galera já ta errada porque estudar não deveria estar associada a tortura mental. Eu estudo cerca de 3~4h por dia, escuto com música e quando termino tenho aquela sensação prazerosa de aprendizado, de enriquecer-se e isso é suficientemente motivante. Além do que, é sempre legal desvendar a vida, desvendar a forma como as coisas se sucedem no mundo e que sempre poderei aproveitar.
    "Why are you wearing that stupid man suit?"

[away]

Registro
    10-02-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu comparo com coisas que eu gosto.

Para mim faz todo o sentido.

Keep farming Avatar de Martiny
    Registro
    04-01-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Adoro estudar, mas tenho alguns problemas com o método escolar e a preparação para o vestibular. Não estou a ponto de fazer um discurso revolucionário visando a destruição do sistema escolar etc e tal, mas ele não satisfaz a minha vontade de aprender. Trabalhos e lições, por exemplo, faço muito raramente, pois geralmente me parecem apenas para "cansar a mão" (com exceção das exatas).

Eu estou constantemente estudando. Apesar de ser um aluno preguiçoso no colégio (lá treino minhas socials skills), em casa grande parte do meu tempo é lendo. Estou realmente estudando psicologia pelas aulas do Open Yale Courses + livros de psicologia da minha irmã, lendo bastante, discutindo, pesquisando, perguntando, investigando. Nunca perco oportunidade nenhuma de exercitar meu cérebro, estudo qualquer coisa que eu ache interessante. Ultimamente, tenho estudando bastante xadrez, psicologia, webdesign (desenhando e passando para html), literatura, filosofia, cinema e música, além de passar horas lendo blogs, vendo palestras no TED, notícias e apreciando artes.

Não acho errado o método de "estudar para passar no vestibular" ou "estudar para ganhar dinheiro". Esse método apenas não se encaixa comigo. Estudo por prazer, e não consigo engolir nada que eu julgue desprazeroso.

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Gëik Ver Post
    Cara, eu odeio esse papo de extremista(como essa imagem do steve). É falta de interesse da sua parte também, não é o método que está inteiramente errada.

A mentalidade da galera já ta errada porque estudar não deveria estar associada a tortura mental. Eu estudo cerca de 3~4h por dia, escuto com música e quando termino tenho aquela sensação prazerosa de aprendizado, de enriquecer-se e isso é suficientemente motivante. Além do que, é sempre legal desvendar a vida, desvendar a forma como as coisas se sucedem no mundo e que sempre poderei aproveitar.
    Eu não acho que estudar seja tortura mental. Também me amarro em estudar as matérias que eu gosto, tipo História e Filosofia.

Mas enfim, saindo do lado do gosto, cara, a gente tem o mesmo sistema de ensino há uma caralhada de anos. O mundo já mudou, a mentalidade já mudou, já é inclusive sabido que o ser humano não consegue prestar atenção em mais de esqueci-quantos minutos de uma palestra, e a nossa forma de ensinar continua a mesma. Ela deveria ter mudado.

Já troquei idéia com muito professor que também acha isso, graças a deus.

Eu não tenho uma proposta aqui e agora, até porque ainda sou um estudante, mas acho que a galera do Ministério da Educação e etc devia no mínimo pensar e testar alternativas diferentes e mais atrativas e principalmente inteligentes de ensino.

Olha isso cara, o ENEM tipo prepara robôs.

E eu não vejo nada de extremista nisso, só não curto ficar em cima do muro.

Publicidade:

Registro
    31-07-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Steve Do Borel Ver Post
    Eu não acho que estudar seja tortura mental. Também me amarro em estudar as matérias que eu gosto, tipo História e Filosofia.

Mas enfim, saindo do lado do gosto, cara, a gente tem o mesmo sistema de ensino há uma caralhada de anos. O mundo já mudou, a mentalidade já mudou, já é inclusive sabido que o ser humano não consegue prestar atenção em mais de esqueci-quantos minutos de uma palestra, e a nossa forma de ensinar continua a mesma. Ela deveria ter mudado.

Já troquei idéia com muito professor que também acha isso, graças a deus.

Eu não tenho uma proposta aqui e agora, até porque ainda sou um estudante, mas acho que a galera do Ministério da Educação e etc devia no mínimo pensar e testar alternativas diferentes e mais atrativas e principalmente inteligentes de ensino.

Olha isso cara, o ENEM tipo prepara robôs.

E eu não vejo nada de extremista nisso, só não curto ficar em cima do muro.
    Sim, eu concordo que o sistema é ineficiente. É um assunto até muito bem discutido no fórum. O que eu não aceito é tornar isso pretexto pra não estudar, o aprendizado depende muito mais do aluno do que do professor( a função dele é apenas canalizar o conhecimento da melhor maneira). Então, se assisto uma aula ruim eu simplesmente busco o meu método de estudo e outras maneiras de aproveitar esse tempo. Quando a aula é ruim, eu pego um livro e fico lendo no funda da sala ou resolvendo alguns problemas.. acho que isso não é desculpa pra nego ficar justificando o fato de não ter interesse pelo estudo...

Eu vejo essa imagem como extremismo mesmo porque estamos numa geração da informação, um fluxo crescente de livros e artigos na internet disponível pra qualquer um. Então se você busca aprender você realmente vai aprender.
    "Why are you wearing that stupid man suit?"

[away]

Registro
    01-12-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu nunca paro tudo que to fazendo e pego um livro pra estudar realmente, sempre o que aprendo vem de 2 lugares: atenção à explicação do professor e tarefas. Ultimamente tenho negligenciado um pouco a segunda, e isso tem me causado problemas.

To ficando mais vagabundo que nunca esse ano, ainda mais que comecei a malhar e "perco" um bom tempo entre comer, treinar, shake, banho, janta...

Sushruta Samhita Avatar de Phineas Gage
    Registro
    12-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Feliipee Ver Post
    Dividam o dia em 3 partes de 8 horas cada, ficando assim:

8h para dormir
    8h para estudar
    8h para lazer

Não tem erro, e é só descançar 10 minutos a cada hora de estudo para não ficar maçante.
    Pff...

Só de aulas tenho mais de 8 horas.

Citação Postado originalmente por Freegells Ver Post
    Eu nunca paro tudo que to fazendo e pego um livro pra estudar realmente, sempre o que aprendo vem de 2 lugares: atenção à explicação do professor e tarefas. Ultimamente tenho negligenciado um pouco a segunda, e isso tem me causado problemas.

To ficando mais vagabundo que nunca esse ano, ainda mais que comecei a malhar e "perco" um bom tempo entre comer, treinar, shake, banho, janta...
    Esse é um dos motivos pelos quais estou parando com a academia...
    Última edição por Phineas Gage; 24-03-2012 às 21:58.

Sushruta Samhita Avatar de Phineas Gage
    Registro
    12-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Feliipee Ver Post
    Estou falando para pré-vestibulandos.
    Nesse caso -e teoricamente falando- é uma boa estratégia. Mas acho que não funciona muito bem na prática, a não ser que o cara tenha uma disciplina de Buda. Oito horas de lazer proporcionariam muitos pensamentos dispersantes dos relacionados aos estudos, o que prejudicaria os mesmos.

Bicampeão Torneio LoL 5v5
    Registro
    12-04-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bom eu to de férias ainda e minhas aulas só voltam dia 9 de abril. Então eu ainda estou na faze de estar ansioso para estudar e tirar boas notas. :|

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Conheça agora o final do desenho Caverna do Dragão.
    Por Steve Vaughan no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 44
    Último Post: 22-10-2010, 11:16
  2. Treinando Skills,Turorial ate o lvl 100
    Por Nubobe no fórum Knight
    Respostas: 12
    Último Post: 25-10-2005, 16:39
  3. Serão projetos de novas magias?
    Por Tibiano Iridiano no fórum Tibia Geral
    Respostas: 15
    Último Post: 13-05-2005, 21:47
  4. Mulher é presa em entrevista de emprego nos EUA