Curtir Curtir:  0
Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 3456 ÚltimoÚltimo
Resultados 41 a 50 de 54

Tópico: O computador ultrapassará a capacidade intelectual dos humanos?

Registro
    25-05-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Ozco Ver Post
    E Bob Joe, o cérebro humano, embora não use matemática, foi meio que programado de algum jeito. Vou usar o exemplo da dor, ela não existe fisicamente, é algo psicológico, mas então porque odiamos esse sentimento? Por que não queremos sentir isso de jeito nenhum?

Quer dizer, os que estão "devidamente programados" não gostam desse sentimento chamado de dor e o evitam, ja alguns gostam e fazem umas coisinhas estranhas. E também tem o fato interessante das cocegas, ouvi falar que nosso cérebro não sabe o que é isso, se manda envio de dor ou um simples toque, então da um bug nele e ele manda cócegas, que nos fazem rir e da uma sensação desagradável.

E você ja ouviu falar do horário biológico nosso né? Somos quase como uma maquina programada com ações e switchs em caso de algo acontecer, e tem o caso do gostar e não gostar de tal sentimento.
    Sim, é uma programação biológica sem dúvidas. O problema é que essa programação não é facilmente discretizável (ou seja, representada através de um modelo matemático). Então muitos cientistas da área de Inteligência Artificial desistiram de tentar entender como funciona o pensamento humano e estão voltados a tentar simular o cérebro. Afinal, se o pensamento for apenas o produto do funcionamento orgânico do cérebro, ao simulá-lo você também poderá simular uma consciência artificial.

Isso muda a forma de pensar. Primeiro porque joga a complexidade para a capacidade de processamento das máquinas, tirando um pouco do ombro da programação e da Computação em si. E segundo porque também divide a responsabilidade científica com a Neurociência, que vai ter que passar a entender como funciona as células e as interações entre elas que acontecem dentro do nosso cérebro.

Só que ainda caminhamos nisso. Não conseguimos ao menos simular uma célula humana com perfeição em computador. Imagine simular bilhões delas e suas interações!

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    19-05-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Nem li a discussão, não tô com paciência de começar a argumentar com o Bob (rs), mas tenho uma crença de que o nosso cérebro é algo tão forte e complexo que vai muito além da nossa capacidade de reprodução do mesmo.

Tá todo mundo cansado de ouvir que não usamos nem 10% dele, e isso já diz muita coisa. Quando vemos, pensamos em algo, ativamos determinadas partes dele. E com certeza há muitas combinações de partes ativadas ao mesmo tempo do cérebro que são algo raríssimo e podem desencadear fenômenos eu diria até inexplicáveis cientificamente.

Esse lance de inteligência artificial, máquinas dominarem os humanos e tal acabou se difundindo no inconsciente coletivo, mas eu vejo muito como uma alegoria. Pensa bem, ficar todo mundo sentado olhando a mesma coisa ao mesmo tempo, é uma certa peça que a tecnologia prega na gente, que acaba nos limitando e fazendo ela parecer muito superior do que é. Não quero começar a discutir sobre TV, manipulação, computador, é só a minha opinião mesmo. Aliás, o Tolkien (escritor do Senhor dos Anéis) também falava algo assim, já li em algum lugar que o um anel é uma metáfora para a tecnologia.

Não é que os robôs e computadores um belo dia irão nos atacar, tampouco se tornarem superiores, mas a tecnologia é tão sedutora que vai reduzindo o potencial do ser humano, que deveria ser infinito.

Registro
    16-06-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Feliipee Ver Post
    Você realmente acredita nessa besteira de que "nós só usamos 10% do nosso cérebro"?
    ²

Mithbusters já detonou isso.

Registro
    23-11-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

receio que sim, mas em um futuro um pouco distante
    Adam R. Young

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Ninja Dragon Ver Post
    ²

Mithbusters já detonou isso.
    Sério? Maneiro, vou procurar, deve ter no youtube né?

Bem, eu não defenderia isso - meu lado cético não me deixa acreditar realmente nessas coisas, mas é uma frase que vivem dizendo e expressa o meu pensamento de que não se pode duvidar da capacidade do cérebro humano (mesmo que não usemos literalmente apenas 10% dele).

Pode ser que usemos bem mais, ok, a porcentagem não importa. Mas um mito que ainda não conseguiram quebrar dentro da minha linha de raciocínio é que a gente não desenvolve os reais potenciais do cérebro.

Esse é o lado que me interessa da Física Quântica.

Publicidade:

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Steve Do Borel Ver Post
    Esse é o lado que me interessa da Física Quântica.
    A computação quântica vem aí para nos ajudar e entender se os processos cognitivos são lineares binários ou não.

Antigamente (Grécia Clássica), a ideia era que tudo podia ser subdividido até um ponto onde sobrariam apenas duas alternativas, o 0 ou o 1. Hoje sabemos que pode não ser bem assim que a banda toca, principalmente se falamos do pensamento humano.

Mas o caminho pode ser "simples": se nossa racionalidade for apenas produto do funcionamento orgânico do cérebro, é bem possível que consigamos simulá-lo. Agora, se existir algo mais, algo "sobrenatural"...
    Última edição por Bob Joe; 19-03-2012 às 21:04.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Bob Joe Ver Post
    A computação quântica vem aí para nos ajudar e entender se os processos cognitivos são lineares binários ou não.

Antigamente (Grécia Clássica), a ideia era que tudo podia ser subdividido até um ponto onde sobrariam apenas duas alternativas, o 0 ou o 1. Hoje sabemos que pode não ser bem assim que a banda toca, principalmente se falamos do pensamento humano.

Mas o caminho pode ser "simples": se nossa racionalidade for apenas produto do funcionamento orgânico do cérebro, é bem possível que consigamos simulá-lo. Agora, se existir algo mais, algo "sobrenatural"...
    Demorei à beça pra entender esse post, e mesmo assim não sei se entendi. Processos cognitivos deveriam estar muito além da computação quântica, não? Não sei; a palavra computação me remete a algo muito limitado, mas eu sou um leigo nisso.

E dentro da minha mente leiga, me parece óbvio que os processos cognitivos não sejam lineares binários. Eu realmente acho eles muito complexos.

Citação Postado originalmente por Bob Joe
    Isso fez muito sentido.

Mas não acho que tenha que envolver necessariamente algo sobrenatural para ser algo impossível de se reproduzir.

Eu já vi um documentário sobre Física Quântica que mostrava um estudo sobre a molécula de água. Havia várias garrafas de água e na hora de pegar a água e colocá-la dentro da garrafa, o cara mentalizava ou algo bom ou algo ruim. Quando era algo bom, a molécula assumia uma forma harmônica, bela; e quando era algo ruim, uma forma "feia".

Era alguma coisa assim cara, hahaha, eu não sei se soube explicar direito, mas acho que deu pra entender.

Eu sei que não tem credibilidade só porque era um documentário, mas tendo sido provado ou não, eu acredito nesse experimento. Acho que o pensamento tem muito mais poder e pode afetar muito mais a realidade material do que a gente pode imaginar.

E isso não tem nada de sobrenatural.

Tem um livro chamado O Tao da Física, talvez você conheça, que relaciona crenças antigas, do budismo, taoísmo e etc, com a física moderna. Eu nunca li ele todo, sempre acabo parando, é uma leitura difícil; mas ele concilia muito bem uma coisa com a outra, com uma interpretação sobre as crenças taoístas e budistas que as deixa num patamar pragmático e material, e não como algo sobrenatural, como acabamos inclinados a imaginá-los (mesmo eles não sendo exatamente uma religião).
    Última edição por Steve B; 19-03-2012 às 21:58.

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Demorei à beça pra entender esse post, e mesmo assim não sei se entendi. Processos cognitivos deveriam estar muito além da computação quântica, não? Não sei; a palavra computação me remete a algo muito limitado, mas eu sou um leigo nisso.

E dentro da minha mente leiga, me parece óbvio que os processos cognitivos não sejam lineares binários. Eu realmente acho eles muito complexos.
    Mas para a ciência, algo só é óbvio se provado. A Terra ser achatada era óbvio, já que as pessoas não poderiam ficar "de cabeça para baixo" se ela fosse redonda. É um pensamento que até tem lógica quando você desconhece fatores como a gravidade e o referencial.

O fato é que, até onde nós sabemos, somos seres físicos, não etéreos. E se somos seres físicos, novamente "até onde se sabe", temos uma estrutura que pode ser representada por modelos matemáticos. Se isso é difícil seria outra história.

Quanto a cognição é sabido, por exemplo, que os neurônios produzem estímulos uns aos outros em um padrão matemático (e portanto podendo ser representado em qualquer base numérica, em especial, a binária). E esses padrões podem ser mapeados sem a necessidade de se conhecer o funcionamento interno de um neurônio. Então o caminho da Inteligência Artificial hoje é fazer um encapsulamento dessas células e trabalhar somente nesses estímulos físico-químicos.

Ou seja, há a possibilidade até que se prove o contrário.

Isso fez muito sentido.

Mas não acho que tenha que envolver necessariamente algo sobrenatural para ser algo impossível de se reproduzir.

Eu já vi um documentário sobre Física Quântica que mostrava um estudo sobre a molécula de água. Havia várias garrafas de água e na hora de pegar a água e colocá-la dentro da garrafa, o cara mentalizava ou algo bom ou algo ruim. Quando era algo bom, a molécula assumia uma forma harmônica, bela; e quando era algo ruim, uma forma "feia".

Era alguma coisa assim cara, hahaha, eu não sei se soube explicar direito, mas acho que deu pra entender.

Eu sei que não tem credibilidade só porque era um documentário, mas tendo sido provado ou não, eu acredito nesse experimento. Acho que o pensamento tem muito mais poder e pode afetar muito mais a realidade material do que a gente pode imaginar.

E isso não tem nada de sobrenatural.

Tem um livro chamado O Tao da Física, talvez você conheça, que relaciona crenças antigas, do budismo, taoísmo e etc, com a física moderna. Eu nunca li ele todo, sempre acabo parando, é uma leitura difícil; mas ele concilia muito bem uma coisa com a outra, com uma interpretação sobre as crenças taoístas e budistas que as deixa num patamar pragmático e material, e não como algo sobrenatural, como acabamos inclinados a imaginá-los (mesmo eles não sendo exatamente uma religião).
    Entenda "sobrenatural" como um evento que não foi mapeado e explicado pelo conhecimento científico. Ou seja, para um homem do século V, se um helicóptero descesse no meio da floresta e dele saísse um homem em trajes estranhos, isso seria sobrenatural.

Pode ser que, no processo de discretização do pensamento ou das sinapses humanas, descubram que há algo mais ali do que um simples interação orgânica. Algo que hoje não seria explicado por nenhum modelo conhecido.

Sobre o documentário e o livro, sempre sou bem cético quanto a pseudo-ciência. Acho que ela é hoje o que a Igreja Católica foi na idade média, com teologias furadas e chutadas apenas para prover resposta a quem procura por elas. Basta ver a quantidade de besteira científica que é falada em documentários como "O Segredo", que usa a Física Quântica de uma forma abissal e idiotificante para justificar um crença. Aliás, a própria Física Quântica ainda sofre com a pseudo-ciência new wave, principalmente quando as pessoas descobrem conceitos como o entrelaçamento quântico. Mas, por mais que ele parece irreal e ilógico, é facilmente representado por um modelo matemático. E isso vale para muitos outros conceitos fantásticos e cinematográficos da Física, nem todos conceitos são "lógicos", mas são aplicáveis.

No fundo é tudo Integrais, derivadas, funções e toda aquela representação matemática que quem faz ciência leva décadas para entender bem. Por isso acho meio babaquice um guru que não conhece nem fundamentos querer nos ensinar a verdade das coisas materiais. Eu respeito a fé, mas não gosto de quando ela se aproveita do preenchimento das lacunas do conhecimento científico. Isso só serve para causar atritos futuros (como é no caso da Evolução vs. Criacionismo).
    Última edição por Bob Joe; 19-03-2012 às 22:32.

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Bob Joe Ver Post
    ...
    Poisé, meu pensamento não é tão científico assim e eu curto gurus.

Até ia editar e colocar no final do meu post que pra mim o que é inexplicável para a ciência não é necessariamente sobrenatural, mas entendi o que você quis dizer sobre isso.

Pra mim no fundo é tudo energia e equilíbrio cósmico e aquilo tudo que quem é doidão precisa de umas horas e algumas brejas pra conseguir explicar direito.

Enfim, nós temos crenças diferentes. Mas eu entendi a sua e curto ela.

Registro
    05-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Jamais. O computador não faz o que o homem faz.
    Se algo vai superar a capacidade humana de pensamento, não vai ser um computador, vai ser alguma outra coisa, com outro nome.

E mesmo assim eu não imagino como isso seria possível, máquinas não têm pensamento próprio, tudo que elas podem fazer são tarefas que o homem as "ensina".
    Ou seja, até onde imagino, sempre haverá um homem por trás de tudo que a máquina faz, portanto ela nunca vai superar a capacidade do seu "operador".

Publicidade:

Citação Postado originalmente por elielsantos Ver Post
    Um ateu, entrevistado sob a condição do anonimato, confessou que ele odeia cristãos com ódio intenso, mas ama os muçulmaos, que matam ateus. Segundo ele, "seu maior sonho seria sentir uma fungada em seu cangote de um jihadista". "Eu tremo todo só de pensar nessa cena", nos confessou ele emocionado.

Tópicos Similares

1. Novos itens e lendas.
    Por Tempestuoso no fórum Tibia Geral
    Respostas: 24
    Último Post: 13-12-2004, 20:39
  2. História de Tibia.
    Por Fantasy de calmera no fórum Roleplaying
    Respostas: 0
    Último Post: 22-11-2004, 08:42
  3. A historia dos irmãos tayshaunn prince e hubedi
    Por Hubedi no fórum Roleplaying
    Respostas: 3