Postado originalmente por
Steve Do Borel
Demorei à beça pra entender esse post, e mesmo assim não sei se entendi. Processos cognitivos deveriam estar muito além da computação quântica, não? Não sei; a palavra computação me remete a algo muito limitado, mas eu sou um leigo nisso.
E dentro da minha mente leiga, me parece óbvio que os processos cognitivos não sejam lineares binários. Eu realmente acho eles muito complexos.
Mas para a ciência, algo só é óbvio se provado. A Terra ser achatada era óbvio, já que as pessoas não poderiam ficar "de cabeça para baixo" se ela fosse redonda. É um pensamento que até tem lógica quando você desconhece fatores como a gravidade e o referencial.
O fato é que, até onde nós sabemos, somos
seres físicos, não etéreos. E se somos seres físicos, novamente "até onde se sabe", temos uma estrutura que pode ser representada por modelos matemáticos. Se isso é difícil seria outra história.
Quanto a cognição é sabido, por exemplo, que os neurônios produzem estímulos uns aos outros em um padrão matemático (e portanto podendo ser representado em qualquer base numérica, em especial, a binária). E esses padrões podem ser mapeados sem a necessidade de se conhecer o funcionamento interno de um neurônio. Então o caminho da Inteligência Artificial hoje é fazer um encapsulamento dessas células e trabalhar somente nesses estímulos físico-químicos.
Ou seja, há a possibilidade até que se prove o contrário.

Postado originalmente por
Steve Do Borel
Isso fez muito sentido.
Mas não acho que tenha que envolver necessariamente algo sobrenatural para ser algo impossível de se reproduzir.
Eu já vi um documentário sobre Física Quântica que mostrava um estudo sobre a molécula de água. Havia várias garrafas de água e na hora de pegar a água e colocá-la dentro da garrafa, o cara mentalizava ou algo bom ou algo ruim. Quando era algo bom, a molécula assumia uma forma harmônica, bela; e quando era algo ruim, uma forma "feia".
Era alguma coisa assim cara, hahaha, eu não sei se soube explicar direito, mas acho que deu pra entender.
Eu sei que não tem credibilidade só porque era um documentário, mas tendo sido provado ou não, eu acredito nesse experimento. Acho que o pensamento tem muito mais poder e pode afetar muito mais a realidade material do que a gente pode imaginar.
E isso não tem nada de sobrenatural.
Tem um livro chamado O Tao da Física, talvez você conheça, que relaciona crenças antigas, do budismo, taoísmo e etc, com a física moderna. Eu nunca li ele todo, sempre acabo parando, é uma leitura difícil; mas ele concilia muito bem uma coisa com a outra, com uma interpretação sobre as crenças taoístas e budistas que as deixa num patamar pragmático e material, e não como algo sobrenatural, como acabamos inclinados a imaginá-los (mesmo eles não sendo exatamente uma religião).
Entenda "sobrenatural" como um evento que não foi mapeado e explicado pelo conhecimento científico. Ou seja, para um homem do século V, se um helicóptero descesse no meio da floresta e dele saísse um homem em trajes estranhos, isso seria sobrenatural.
Pode ser que, no processo de discretização do pensamento ou das sinapses humanas, descubram que há algo mais ali do que um simples interação orgânica. Algo que hoje não seria explicado por nenhum modelo conhecido.
Sobre o documentário e o livro, sempre sou bem cético quanto a pseudo-ciência. Acho que ela é hoje o que a Igreja Católica foi na idade média, com teologias furadas e chutadas apenas para prover resposta a quem procura por elas. Basta ver a quantidade de besteira científica que é falada em documentários como "O Segredo", que usa a Física Quântica de uma forma abissal e idiotificante para justificar um crença. Aliás, a própria Física Quântica ainda sofre com a pseudo-ciência
new wave, principalmente quando as pessoas descobrem conceitos como o
entrelaçamento quântico. Mas, por mais que ele parece irreal e ilógico, é facilmente representado por um modelo matemático. E isso vale para muitos outros conceitos fantásticos e cinematográficos da Física, nem todos conceitos são "lógicos", mas são aplicáveis.
No fundo é tudo Integrais, derivadas, funções e toda aquela representação matemática que quem faz ciência leva décadas para entender bem. Por isso acho meio babaquice um guru que não conhece nem fundamentos querer nos ensinar a verdade das coisas materiais. Eu respeito a fé, mas não gosto de quando ela se aproveita do preenchimento das lacunas do conhecimento científico. Isso só serve para causar atritos futuros (como é no caso da Evolução vs. Criacionismo).