Até onde sabemos, não há bons motivos para acreditar que outros animais tenham uma consciência tão desenvolvida como a nossa. Eu acredito que ciência ainda seja bastante vaga para determinar o grau de consciência de uma criatura (por exemplo, atribuímos uma consciência elevada para criaturas que possuem expressões faciais, o que pode passar longe de ser verdade; ou seja, a ciência ainda é bastante dogmática nesse assunto), mas até chegarmos num modo mais exato de determinar esses níveis, o ser humano se mostra o animal mais capaz de pensar e sentir de forma tão elevada. Há motivos para acreditar que os nossos potenciais de inteligência, sofrimento e alegria sejam muito maiores do que um elefante, por exemplo, e até agora não conseguimos achar um animal que poderia ter uma consciência mais refinada do que a nossa.
Quem sabe um dia acharemos vida com uma consciência mais refinada do que a nossa. Ou será que criaremos um computador com tal consciência? O que me parece entrar em jogo são questões filosóficas como "como podemos ter certeza que computadores seriam capazes de sentir", ou até mesmo "como posso ter certeza que animais não-humanos sentem?", ou, chegando ao fundo do poço, "como posso ter certeza que alguém além de mim pode sentir?"
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação