
Postado originalmente por
Farok
Pra pessoa pescar, ela precisa antes ter uma vara e estar de barriga cheia. Acredito que ele falou de maneira bem superficial, ainda assim, admiro muito esses milionários (como o Bill Gates), que doam milhões pra ongs e creches. Não é a solução, é uma ajuda, um passo. O próprio bolsa família, que nada mais é que uma doação, ajudou a tirar milhões de famílias da MISÉRIA, volto a dizer, não é a solução, no entanto é um milímetro de melhora aos milhões de quilômetros de desigualdade social.
E a propósito, não foi justamente o capitalismo que COLOCOU e MANTÉM a África na merda que é?
Afinal, foi o imperialismo europeu que criou essa bagunça étnica/cultural, que é a que causa as guerras civís e consequentemente o que afasta multinacionais e o capital, levando os países ao buraco financeiro e social. Belo sistema.
Pois é, o capitalismo é como uma besta social que afunda muitos em detrimento de uma parcela quase nula.
Não creio que seja o sistema essencial, ou o melhor sistema. O capitalismo pode sim ser trabalhado no rumo social. Mas isso exige uma coisa chamada sacrifício, que lógicamente não teria o apoio total. Todo e qualquer sistema, se direcionado na responsabilidade social pode sim ser positivo, mas isso exige uma reinvenção das políticas públicas pelo mundo, no Brasil então nem se fala.
Sobre a colaboração dos milionários, é sempre positivo você tentar fazer a sua parte e compartilhar o pouco do que tem de supérfluo. Ajudar as pessoas é bom, eu faço serviço semanal aos sábados cedo no asilo da minha cidade, não por desencargo de consciência - já que a minha parte na sociedade eu dou pagando os meus impostos - mas porque nesses últimos dois anos eu acabei me identificando com os velhinhos de lá. Ali eu tirei muitas lições, lições sobre perdão e a caralhada toda.
O que acontece é que há no mundo uma massa de quem explora, de quem explora e é explorado e de quem somente é explorado. A ética, ou a falta dela no ser humano me fizeram cair na desilusão, na descrença em uma mudança. Eu não posso ser conformista, mas também não posso ser ingênuo. Acreditar que todo nosso esforço causará uma mudança flagrante, é como eu dar um tiro no próprio pé.
Você citou Bill Gates, que é a cara do capitalismo. Não necessáriamente se precisa de uma camisa vermelha, ou uma retratando o Che Guevara para crer numa melhora. Eu creio, só não acredito que o ser humano vai mesmo se dispor a tentar. Posso dizer que minha parte eu faço, mas a minha parte é somente minha. O que outros fazem ou não fazem vai depender somente deles.

Postado originalmente por
Farok
Vou ter que concordar com o Wotten, esse tipo de pensamento é o mais medíocre. Pode até parecer uma falácia, mas no FUNDO é o bom e velho "não to na merda então foda-se". Se o cara que ta na merda, ou se VC estivesse na merda e tivesse as mesmas oportunidades que NÓS temos de entender detalhadamente sobre a história e os sistemas econômicos, a coisa seria diferente. É lamentável as classes mais baixas não terem a oportunidade de entender, e as mais altas não terem o interesse. Nenhum país faz nada pra tentar melhorar, se nem as próprias pessoas, assim como vc, querem.. como haverá mudança?
Velho, você fez uma leitura completamente superficial do meu pensamento. Por favor Farok, essa sua de tentar ownar à Salada Caesar não pega na bem quando se trata de interpretação.
Como você acha que eu não quero melhora? Minha família é assaltada mensalmente pelo governo e seus impostos usurpadores. Eu me oriento pelo que vejo, vejo que no Brasil a melhora vai ser lenta e gradual. Num âmbito mundial eu vejo que pode existir a evolução. O imperialismo Europeu causou várias fissuras no continente africano, mas muitos conflitos são mesmo conduzidos por parasitas que querem tirar vantagem de gente que mal tem o que comer.
Acho que o sistema é o problema, causa e consequencia. Mas também acho que a mentalidade das pessoas também é um grande propulsor das merdas que vemos em sequencia assustadora. Vocês acusam o sistema dele ser o que é, mas ignoram o que as pessoas podem ser. Tem de existir uma balança entre altruísmo e egoísmo, ambos os valores se utilizados em excesso ou no afã de prejudicar o próximo / a si mesmo, só podem ser prejudiciais.

Postado originalmente por
Farok
E não venha com o "saia nas ruas e vá protestar, de nada adianta ficar na internet". Vc sabe que não é tão simples assim, se fosse, no Brasil não haveria corrupção, impostos ridículos, pessoas em cargos e salários que não merecem e assim vai. Obs: estamos falando apenas da política brasileira (que é absurda e questionada pela grande maioria da população), agora imagine reinvidicar uma mudança no SISTEMA ECONÔMICO que por sinal é o mais repugnado e "distorcido" pelo MUNDO INTEIRO - o que faz a maioria esmagadora interpretá-lo de maneira equivocada-. No entanto, ainda acho que o PRIMEIRO passo é ter o PENSAMENTO justamente CONTRÁRIO ao seu.
Como você tira a conclusão de que o meu pensamento puxa o mundo para trás?
O meu pensamento é o mesmo de muita gente, gente que trabalha e que não tem tempo para ficar se dedicando a causas utópicas. As pessoas tem que ter em mente a melhora, mas a melhora para si próprias.
Eu não te mandaria sair protestando, porque eu sei e senti na pele o quanto isso não muda nada. Mas também não muda nada ficar matutando pensamentos que se posicionam quase como impraticáveis no momento. Veja que eu não sou contra nenhuma corrente, acho que todas tenham os seus prós e seus contras. E vejo que só não sou fiel a nenhuma, exatamente pelos contras que se sobrepõem a todos os prós.
O meu pensamento, é o pensamento de metade do mundo, que tem mais coisa pra fazer além de ficar sonhando com o mundo dos Smurfs ou com a Vila Césamo. Fome, corrupção, desigualdade e miséria sempre vão existir. Tentar atentar para a erradicação de tais cânceres sociais é como atentar contra a própria existência. Temos de ser práticos, não teóricos. O mundo precisa da melhora, precisa. Mas ela tem que partir de cada um, e não da esperança de uma rebelião social.
Não sendo crítico, nem mesmo hater. Ma eu devo imaginar como se sentiram os russos na década de 1990. Onde a fome no país bateu as portas de 30% da população. Houve toda uma revolta, houve todo um estardalhaço em busca da mudança que vocês tanto enaltecem na Revolução de 1917. Daí, cerca de 60 anos depois, tudo desabou. Muitos dedicaram sua vida inteira a uma causa praticamente natimorta, que apesar de eficiente no amparo social, foi um fracasso no setor econômico.
Digo isso, pra que todos apenas acreditem no que se pode realizar. Posso concordar que o socialismo foi por muito tempo (é ainda) isolado pelas potências geradoras de capital. Mas acredita-se que a maior potência do mundo no futuro seja composta por um governo de bases socialistas e práticas capitalistas. Podemos chamá-los de hipócritas? Podemos. Mas vejo que se ficassem somente presos ao socialismo eles jamais ascenderiam a tal posição (pelo menos no mundo moderno).

Postado originalmente por
Wotten
Isso mais ou menos explica os seus posts.
Aí já é uma questão pessoal sua, da sua personalidade talvez. Eu não concordo porém é a sua opinião. Eu pelo menos nunca vou ser assim, nem meus filhos e nem meus netos. Acho ridículo e covarde e acho que qualquer um com esse tipo de pensamento não tem nada à acrescentar à sociedade, à não ser doar roupas pros pobres ou prestar serviço voluntário no sopão comunitário com o objetivo de tirar da consciência o peso por ser um peso morto no planeta que nunca vai contribuir pra uma mudança de fato. Tenho tudo contra isso, mas eu te respeito. No dia em que eu for assim e concordar com a sociedade do jeito que ela é talvez eu entre em depressão profunda e faça alguma cagada.
Ideologia não muda nada, o que muda é ação. A ação pode partir de um capitalista, como vocês mesmo enfatizaram. Ou pode partir de um governo socialista baseado no comprometimento social. Essa de acreditar que um sistema é melhor que outro é totalmente balela. Eu acredito na melhora, na mudança, faço minha parte. Só não perco tempo dando a minha vida por um ideário utópico, sendo que posso ajudar quem precisa sem ele.
Ideologia é a justificativa que as pessoas encontram para ter algo pelo que se engajar. Não digo que é perda de tempo para todos, mas para mim, em especial é. Eu não preciso me sentir inspirado por alguém para afzer uma "boa ação". Eu como disse, faço trabalhos sociais e dou o melhor de mim pelo mundo, não é muito, mas é o que tá no meu alcance.
Vejo que alguns meio que me crucificaram por ser uma pessoa realista, mas antes de acreditar na melhora do sistema eu tenho de acreditar na melhora das pessoas. E a melhora das pessoas não é vista nos jornais, é vista em cada lugar onde é necessário um braço amigo para colaborar com quem realmente tem necessidade.
Só espero que com um post desse tamanho, não tenha sido interpretado como um "foda-se não estou na merda" pela 258246585ª vez.
Semper Fidelis