
Postado originalmente por
Ozco
Não interessa o que você quer, mas o que milhões de pessoas demandam.
O que milhões de pessoas demandam não interessa a ninguém. Milhões de professores demandam um salário digno e recebem mixaria, milhões de pessoas demandam alimento e comem migalhas, você acha que em alguma parte da nossa existência a demanda realmente correspondeu a oferta?
Para de sonhar Ozco, sai desse seu mundo pintado de verde e azul e atravesse o portal para a realidade, seja prático. Eu já pensei que nem você, mas vi que a ponte entre o que se realiza e o que se sonha é longa e com as estruturas enferrujadas. Você vem aqui cheio de mirabolâncias, mas na hora de falar em âmbito prático você solta pérolas do tipo:

Postado originalmente por
Ozco
Um sistema onde o país seja não governado pra obter lucros, mas sim pra ajudar a demanda da população, de qualquer forma, o capitalismo que estamos vendo é mais parte do imperialismo, em tempos de paz onde a corrida imperial dos países parou um pouco ocorre crise, vide 1930, vide 1936, vide hoje, cabo pretexto pra saquear países, cade capitalismo pra ajudar?
Só por curiosidade, você acha que no socialismo seria diferente?
Você acha?
Todo sistema é composto por uma esquematização onde se visa o lucro, pois é sabido que o bem-estar social levou a crises e mais crises. O bem hoje custa um preço, que não é barato.Porém de toda maneira, em qualquer sistema, se encontra uma fissura. Seja ela social ou mesmo crônica, vide que até hoje não se encontrou um modo de todos saírem ganhando.
Você diz que se todos os ricassos dessem um pouco do que tem, o problema da fome se resolveria parcialmente. Isso só me faz pensar que você não sabe nem de perto a situação que assola os países da África por exemplo.
Isso é tão egoísta e hipócrita que chega a me dar asco. Porque aí eu te pergunto, do que adianta você ir lá e dar o peixe, sendo que é mais prático oferecer a vara para pescar? Vai um rico, doa metade da sua grana, mata a fome deles por um tempo, daí tempos depois eles voltam a ter fome sem práticamente não terem saído do lugar. O problema da fome passa por outros distúrbios sociais.
O que se deve fazer é investir em educação, transportes e distribuição de renda em países carentes. Sendo assim, com profissionalização, mercado de trabalho e perspectiva a possibilidade de fome é afastada. Você sabe o quanto isso custaria? Sabe? Acha que qualquer doação gorda resolveria o problema? Quem aqui que trabalhe com economia pode muita bem realizar esse cálculo e ver que está acima da boa ação de qualquer magnata.
Chegar lá e doar uma montanha dinheiro na esperança de acabar com os problemas é simplista demais. Você Ozco, sugere uma solução simplista para um problema complexo, eu sugeri que me mostrassem um sistema
prático com argumentos sólidos e você me veio com uma tigela de sonhos temperada com críticas ao capitalismo.

Postado originalmente por
Wotten
Ahh cara, lê o tópico aí, vai esclarecer muita coisa.
Você parece que leva em consideração que socialismo é sinônimo de ditadura opressiva, gulags e comedores de criancinhas, e esquece o que realmente é o sistema socialista e o capitalista.
Eu pelo menos nunca abri a minha boca pra dizer que o socialismo é um sistema que não possui falhas. Pelo simples fato de ser um sistema político é óbvio que há falhas, e o próprio socialismo reconhece isso, levando em consideração que um dos pontos principais do comunismo (utópico até) é a abolição do próprio governo.
Acho que a sua pergunta foi elaborada errada. Acho que você quis dizer "onde a coréia do norte é melhor que a coréia do sul?" por exemplo. E não "onde a propriedade estatal é melhor que a propriedade privada?". Sério que você não vê a diferença entre um governo responsável por atenter às demandas da população única e exclusivamente e um governo que preza mais em atender às necessidades das grandes multinacionais? E nem vê a diferença entre o fato das indústrias e fábricas serem controladas pelo governo e não pela iniciativa privada?! E também não vê o fato de que uma cagada qualquer feita por meia dúzia de pessoas em alguma bolsa de valores do mundo afora pode mandar milhares de pessoas pra rua e causar alguma crise econômica sem precedentes?
Te respondo com isso, já que sou neutro entre capitalismo e socialismo.

Postado originalmente por
El Tristeza tropeirón
Não sei de onde tiram que o socialismo prático é melhor que o capitalismo, ambos se colocados em prática são iguaizinhos. Há exemplos de sucesso e fracasso de ambos os lados, porém é da veia do militante socialista citar Cuba e do defensor do capitalismo citar os Países Escandinavos. Se vê desigualdade forte em países mal-estruturados e pouco desenvolvidos, mas essa é a dinâmica do mundo, capitalista ou não.
Eu quero coisas práticas, você parece só ter lido uma parte do post ignorando todo o resto. A parte que te doeu você respondeu e ignorou as outras coisas que eu deixei bem claras no meu post. Li o tópcio, argumento escrito nenhum me fez colocar numa tradução prática algo que funcionasse.
Eu sou neutro aqui, nenhum capitalista me convence da eficiência desse sistema, um socialista menos ainda. Eu não carrego a visão bitolada do socialismo, eu realmente coloco o meu senso crítico pra trabalhar. O bom da neutralidade é que você pode desbravar pelas inúmeras vias de argumentação que o debate proporciona, defender uma tese te faz ficar preso na sua visão sem que haja uma real visualização da situação como um todo.
Acho que na teoria, o socialismo bate o capitalismo, mas em termos práticos no mundo em que vivemos, temos aí uma equivalência. Ninguém aqui elogia o capitalismo, cheguei a conclusão dele ser o menos pior graças a minha vivência. Nenhum sistema vai proporcionar o mundo glória e graça para todos. Alguém tem que perder, eu não fico sonhando com um mundo onde todos estejam sorrindo, eu sei que isso NUNCA vai acontecer. Não vai acontecer porque se vê que não há esforço da parte de muitos países para tentar melhorar.
Vocês da esquerda, só pensam em mudança. Esquecem que a mudança passa pela melhora, e a melhora demora muito tempo para se concretizar.
Você me fala que eu estou alienado, me oferece algo PRÁTICO.
Semper Fidelis