Postado originalmente por
Martiny
Na verdade eu quis dizer o seguinte: se beber tipo um chá quente e logo em seguida beber um refri gelado, faz mal?
Sim, eu entendi.
Fazer mal, não faz. Pelo menos nunca vi um choque térmico no esôfago ou algo do tipo. Minha avó costumava dizer que
trincava os dentes, mas nunca relatei nada parecido nem me relataram.
O que faz mal é tomar coisa muito gelada -nem tanto- e/ou muito quente, mas não necessariamente uma seguida da outra. Têm vários estudos no Rio Grande do Sul relacionando o altíssimo índice que existe por lá de câncer no esôfago e partes altas do trato gastrointestinal com o chimarrão muito quente que eles acabam tomando todo dia. Os defensores da cultura da erva-mate se defendem dizendo que o elevado nível de cânceres se deve, também, ao fato de se consumir muito churrasco, uma vez que a carne vermelha -por si só já possivelmente carcinogênica- juntamente com a fumaça do carvão é muito perigosa.
Vai saber... pra mim, o que mais faz sentido é a teoria de bebidas quentes. Quando se toma algo muito quente, lesiona-se os tecidos. Tecido lesionado tende a se regenerar e cicatrizar, mas isso pode ocorrer de forma errada. Sendo assim, umas poucas células burras que se dividam e cicatrizem errado = tumor.